Voto Utilitário - Povo Ilegal

Voto utilitário – Eleitor Nulo

Tipos de Voto

Em primeiro lugar, temos que esclarecer que este post NÃO é campanha política para nenhum candidato. É um esclarecimento sobre os tipos de voto, sobre o voto utilitário e o eleitor nulo. É uma tentativa de explicar que não estamos numa democracia porque temos obrigações de votar (entre 18 e 65 anos). Portanto, uma demonstração clara de que as redes sociais expuseram o que de mais estúpido tem o eleitor brasileiro.

Em outras palavras, a imbecilidade humana, exatamente como referenciou Einstein, é infinita. É impressionante com um monte de gente velha (cronologicamente e nas ideias), despeja bobagens homéricas e se acha politizado atrás de um teclado.

Tá tudo errado !

Votos

Assim sendo, na tentativa de explicar o sentido do seu voto e outras opiniões que tenho. Tentem ler e entender; tentem conversar com as pessoas; dispam-se de preconceitos e idiotices. Não tentem esconder sua ignorância em relação às coisas da democracia, do voto e eleições pois, claramente, não ler é uma demonstração de estupidez.

Surpreendentemente, é simples, numa democracia normal, existia uma urna, onde as pessoas depositavam seus votos e o sigilo era preservado. Na democracia guiada tupiniquim, tinha que haver alguma “jabuticaba”. Criaram o voto utilitário, voto útil, voto nulo e outras sandices de quem não entende muito de democracia.

Perguntas do tipo “Voto Branco e Voto Nulo vão pra quem?” refletem a estupidez que vivemos. Desse modo, as respostas que as pessoas “escolhem” comprovam a manipulação pelos espertalhões e aprendizes de déspotas esclarecidos.

Aceitem que dói menos.

Leiam, é simples e de fácil entendimento:

Voto Válido

A princípio, candidatos previamente inscritos, de eleição de síndico a presidência da república, recebem um voto válido. É a sua escolha democraticamente respeitada (se apurado honestamente !) e você, deve respeitar a opção da maioria. As regras da eleição determinam se o voto válido é aberto ou secreto. Qualquer coisa fora desta opção é um voto inválido, desconsiderado, inútil, que torna o eleitor um inútil juramentado.

Voto Nulo

É aquele voto em que ocorre a manifestação do eleitor numa opção que não está prevista dentre os votos válidos. Portanto, nas regras da eleição brasileira, antes da urna eletrônica, até marcar um “X” fora do quadrado específico era voto nulo. Quaisquer desvios das regras é um voto nulo. Destarte, criaram uma tecla para explicitar a estupidez e incompetência de quem não sabe nem fazer um “X” no “quadrado” certo. Nesta categoria era possível incluir o chamado voto de “protesto”, aquele indicado em macacos, mães de filhos desnaturados e afins. Nulos de pleno direito e, por isso, os voto de imbecis anônimos foi resumido no voto nulo.

Voto Branco

É admissível numa democracia, conforme as regras prévias, especialmente se o voto é obrigatório, a opção de voto branco. Entendo que o voto “branco” é menos estúpido que o voto nulo. Entendo que, dadas algumas regras e funções, alguém não esteja preparado para escolher entre “A” ou “B”. Se a questão for de “múltipla escolha”, por exemplo, as opções podem ficar mais complicadas e dar um “branco” em qualquer eleitor. Por isto, a solução de “voto de legenda” é uma alternativa inteligente para pessoas inteligentes que acham que voto é nas pessoas. Voto “Branco” é uma alternativa que estava prevista desde as urnas gregas.

Voto Útil

Outra “jabuticaba”. Inventaram que deve-se votar em determinado candidato para não deixar o adversário vencer. É a mais estúpida das opções pois coloca cada eleitor refém de ideias e manipulações que ele nem consegue entender. Além disso, é notório que este inútil não consegue ter ideias próprias para construir. Limita-se a compartilhar e copiar ideias dos outros para destruir, como se fosse alguém que pensa.

Voto Justificado

Por outro lado, as regras eleitorais no Brasil são bem pensadas e até a ordem de candidatos na cédula ou máquina tem manipulação e diversionismo. Tenho relatos que assustariam qualquer um sobre um cidadão justificar seu voto e o mesário, sabendo do comportamento dele, votar por ele. Se houvesse uma auditoria das eleições sérias e independente, de organizações internacionais, não sobraria pedra sobre pedra. Muitos eleitores justificam e seu voto é “aproveitado”.

Voto em Trânsito

Prática comum e que deveria ser melhor explorada, com as tecnologias e facilidades atuais. Algumas entidades de classe usam esta opção. Mas, para eleições em que o é voto obrigatório, já está de bom tamanho que algumas pessoas exerçam seu direito ao voto estando fora do seu domicílio eleitoral.

Abstenção

Por analogia ao sentido original da palavra, é a manifestação expressa de desistência do ato de votar. A multa irrisória tem motivado muitas pessoas a não votarem e preferirem pagar a multa. Alguns, como não precisam do título para nada na vida, não votam. Nestas eleições, a biometria criou um tipo de absenteísmo eleitoral peculiar. O voto é obrigatório e teremos milhões Impedidos de votar, “… com o STF e todo mundo …” no comando.

Cidadão Nulo

Entendo que o cidadão que opta por voto nulo, voto útil, voto utilitário, ou qualquer outra opção “jabuticaba”, está se anulando como cidadão, uma vez que, não obrigatoriamente, é uma opção voluntária e consciente. Conheço um empreendedor que gaba-se de votar nulo ou justificar o voto, um inútil de cabo a rabo.

Neste ano completo quarenta anos que sufraguei meu primeiro voto. Ao contrário de muitos que tenho interpelado, lembro todos os votos que fiz, um a um, ano a ano. Não me arrependo de nenhum deles. Escolhi, como sempre faço, a maioria dos candidatos antes mesmo deles se apresentarem como tal. De acordo com o comportamento deles, fora do período eleitoral, avalio quem apoiar, votar e defender como candidato. Não costumo usar redes sociais para fazer campanha indiscriminadamente, faço-a de maneira seletiva. As pessoas estão cheias (de maneira hipócrita, é claro) de campanhas, notadamente se o candidato não é o delas.

Voto Utilitário

Procurei definições sobre o voto utilitário, não achei nenhuma que fosse consistente e, por isso, vou forjar mais uma.

O voto utilitário é, inegavelmente, aquele exercido por alguém que se julga politizado. Pessoas que reproduzem posts e comentários dos outros, sobre os candidatos de estimação dos outros e que não sabe nem definir o que ele vai fazer diante da maldita máquina de votar – vejam relatório que fiz de auditoria sobre as eleições de 2000 em “Auditoria de Sistemas Eleitorais – O Caso São Domingos“, respondam se evoluímos de lá pra cá.

Como se não bastasse, o eleitor do voto utilitário não está preocupado em quem vai ganhar. Como todo inútil, ele está preocupado que seus pretensos algozes sejam eleitos. Ele está preocupado em seguir o que a mídia, seu pastor, seu senhorio, seu patrão dita. Denúncias de fake news e patrões reunindo empregados e oprimindo para votarem é aviltante. Surpreendentemente, para muitos incautos e inocentes úteis, a impotência criminosa do TSE e a manipulação grotesca da mídia, nos 30 anos da constituição “cidadã” não passa de mania persecutória.

Eleições 2018

Tenho escrito, eventualmente, posts que cito a formação de uma geração inteira de inúteis. Pura retórica, conforme minhas observações já temos mais de uma geração de eleitores com voto utilitário no DNA, que se anulam a cada manifestação em rede social.

Enfim, sabe o que acontece com voto branco e nulo? São desprezados na primeira hora e, por isso, provocam graves distorções nas chamadas eleições proporcionais. Além de aumentar os erros das malfadadas pesquisas de opinião da intenção de voto. Elegem candidatos de partidos como casos de Tiririca. O palhaço foi elevado à condição de “voto de protesto”  junto a mais quatro comparsas. Ganharam mandatos do jeito que os “protestadores” desejavam, né mesmo?

Indigna nação, e o ministério da vida e cidadania adverte: acima de tudo, não se anule como cidadão e como pessoa. VOTE !

 

Charge: Henfil

P. S. – Reitero o pedido feito na página de “Advertências” deste espaço virtual. Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas. Coloquem aqui nos comentários ou na página do Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.