Fotografia de Esportes - Fórmula Truck BSB 2010

Fotografia de Esportes – Uma Paixão

Fotografia

Desde que criei este blog pessoal, imaginei algumas trilhas que originariam outros blogs específicos. Assim, fotografia teria posts aqui e com a criação de outro espaço teria seus posts transferidos ou reproduzidos. O tempo passou e não criei nenhum blog como pretendia. Esta introdução será meio repetida em todos os textos com esta lógica pois resolvi ir publicando aos poucos. Fotografia de Esportes era um dos temas que viria depois de Fotografia, Uma Paixão (escrito para ser publicado em 8 de fevereiro de 2016).

Chamamos (os blogueiros) o texto principal de artigo de conteúdo estrutural, ou inicial, depois vem outros relacionados. Assim sendo, publiquei dois ou três, como “Fotografia Icônica – As Dez Mais“, que não eram muita audiência. Tenho ao menos duas dúzias de textos sobre o tema Fotografia e resolvi publicizar este de Fotografia de Esportes como farei com outros em breve.

As datas são da época em que os originais começaram a ser escritos.

Uma Paixão

Fotografar é uma paixão, desde quando era criança e tomava emprestado uma câmera maravilhosa, Olympus Pen, dava para tirar o dobro de fotos, na inocência de que a revelação ficava mais barato. Entretanto, não é minha pretensão fazer destes textos aulas de fotografia, já tem muita gente fazendo isto com muito mais qualidade. Por outro lado, assim como em outras disciplinas e e ciências, pensei que estes textos poderiam trazer outros amantes da fotografia para trocar ideias, experiências e conhecimento, pelo puro prazer da fotografia como arte que se tornou a mais acessível do planeta.

Fotografia de Esportes

Logo após adquirir minha primeira câmera digital, uma MAVICA FD-73 com disquete de 3 1/2, e lentes de altíssima qualidade (limpíssimas) que comprei além do kit, comecei a fotografar esportes. Na sequência, pensei em montar, como montei, uma agência de fotografia de esportes (www.minasesportes.com.br).

Desse modo, este post é para trocar ideias sobre fotografia de esportes e polemizar um pouco a partir da opinião daqueles que amam fotografia e fotografar esportes é um prazer.

Regras do jogo

Uma das minhas teorias fotografia de esportes é sobre conhecer as regras do esporte que vai se fotografar. Já vi muito profissional que não sabe lhufas do esporte se metendo a fotografar. Coloca um super-equipamento em cima de um tripé, usa uma lente zoom superpotente e pronto. Dependendo do equipamento, fazem 10, 20 e até mais de 30 fotos de um lance e escolhem uma pra o editor. Serve para ilustrar qualquer matéria, mas se não conhece a regra do esporte, fica bem complicado para atrair atenção do praticante daquele esporte ou de quem conhece a regra.

Mil palavras

Diz o ditado que uma imagem vale mais do que mil palavras, deve ser por isso que colocam fotografia em textos ruins que não conseguem atrair a atenção das pessoas além do primeiro parágrafo. Contudo, não vemos boas imagens salvarem textos ruins e nem bons textos valorizarem uma imagem ruim.

Quando fotografo penso logo na legenda da fotografia, se não me vem uma legenda instantânea, fico preocupado se a qualidade gráfica a imagem diz tudo, por isso algumas fotografias são campeãs e outras são comuns. A expectativa de cada pessoa sobre aquilo que ilustra um esporte ou um evento é diferente. Temos, além dos leitores de textos e que visualizam a imagem, os atletas, os patrocinadores e outros personagens. Vejo concursos de escolha de “atleta do ano” fico pensando que deveria ter uma foto que justificasse a escolha. Desde um surfista numa onda até um cadeirante numa prova de atletismo de rua, deveria ser obrigatório. É impossível, pelo menos pra mim, escolher sem ter uma imagem associada, quem sabe um dia encontro alguém que pensa da mesma forma.

Fotografia de Esportes é técnica ou arte?

Como escrevi anteriormente, não pretendo gerar nenhum texto e nem ganhar dinheiro com “lives” e cursos de fotografia, muito menos ser “coach” de quem quer ser fotógrafo a partir de cursos “on-line“.

Em suma, esta trilha pretende ser disseminada a fotógrafos que se disponham a debater para melhorar a qualidade da fotografia, aqui no caso da fotografia de esportes. Está mais do que aberta para pessoas que não entendem de fotografia e queiram perguntar ou esclarecer dúvidas que parecem simples mas que muito fotógrafo profissional não saberia responder. É assustador as tecnologias embarcadas em alguns equipamentos da atualidade.

Qual é a sua experiência, quais os seus desejos?

Não é fotógrafo? Diga o que você desejaria ver numa fotografia de esportes.

Qual a sua concepção da relação entre fotografia e textos, porque o mundo está evoluindo (???) para se mostrar muitas imagens e as pessoas estão lendo pouco?

 

Foto: Evandro Oliveira (Câmera Canon XTi – Fórmula Truck – Brasília 2010)

P. S. –  Reitero também o pedido feito em muitos momentos da vida deste blog e presente na página de “Advertências“. Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas. Coloquem aqui nos comentários ou na página do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.