Explicando - Explained - Netflix

Explicando – Série Netflix

Documentário

Uma série como a Explicando (do inglês Explained), original Netflix, merece uma trilha de posts, assim como a série Black Mirror. Ambas, do mesmo modo, trazem uma realidade até nós, de maneira avassaladora. Enquanto a primeira explica tudo aqui que não sabemos direito a segunda traz algo que se parece com ficção, mas é a nossa realidade. Desse modo, a primeira é documentário no mais puro Estado da Arte e a segunda é a tradução dos tempos difíceis de redes sociais e usuários teleguiados.

Séries

A princípio, apresentei, em linhas gerais, os conceitos que aplicaria aqui, neste blog. Escrevi um post pequeno denominado “Multidisciplinar. Apresentação e #Dicas” onde dava uma pista sobre séries de séries. Naquele momento eu previra que criaria posts em série, como este “Explicando” e que estes posts poderiam virar blogs independentes.

No caso de séries de TV, tenho publicado posts sobre séries (mais de um, às vezes, da mesma série) e sobre filmes. Alguns tem me chamado atenção, como é o caso de Black Mirror, Merlí e outros. Interessante observar que existem muitos blogs falando de séries, alguns fazendo spoilers que causam indignação, e eu não me atrevo a criar mais do mesmo. Entretanto, a série Explicando, não tem muito texto, talvez pela submissão de blogueiros àquilo que dá “ibope”.

Uma pena !

Explicando

Portanto, a série Explicando é sensacional. Com efeito, a série Explicando provoca em incautos e desavisados uma verdadeira disruptura na forma de pensar. Decidi que cada um dos episódios, não obrigatoriamente na ordem de exibição original, merecerá um post. Inegavelmente, lá não tem assunto que não seja do interesse geral. E fica mais denso quando a maioria das pessoas acham que entende de determinado assunto e é surpreendido quando para ver o que as pessoas estão explicando na série.

Um amigo, que vive nos EUA, não conhecia a série. Achava sem sentido pois ele tinha todos os conceitos (e pré conceitos) absolutamente definidos. Ele é da turma do “não me venham com fatos pois tenho opinião formada”.

Pobre coitado! Se bem que ele deve pensar que eu seja um confuso pobre coitado que não conhece a realidade estadunidense.

Em suma, após indicar a série, na realidade um episódio específico, este meu amigo teve a coragem de dizer: “… o que eu tenho a ver com isto, não entendi…”.

E eu só tenho a lamentar.

Episódios

Com o propósito de tratar todos os temas, relaciono a seguir os episódios da primeira temporada. Como é um documentário, fica fácil falar, principalmente para neófitos no mundo contemporâneo.

  1. “The Racial Wealth Gap” –  A diferença de riqueza entre brancos e negros – Maio 2018
  2. “Designer DNA” – DNA Projetado – Maio 2018
  3. “Monogamy” – Monogamia – Maio 2018
  4. “K-Pop” – K-Pop – Maio 2018
  5. “Cryptocurrency” – Cirpomoedas – Junho 2018
  6. “Why Diets Fail” – Por que as dietas dão errado – Junho 2018
  7. “The Stock Market” – O Mercado de Ações – Junho 2018
  8. “eSports” – Campeonato de Games – Junho 2018
  9. “Extraterrestrial Life” – Vida Extraterrestre – Julho 2018
  10. “Exclamation Mark (!)” – Exclamação, ! – Julho 2018
  11. “Cricket” – Críquete – Julho 2018
  12. “Weed” – Maconha – Julho 2018
  13. “Tattoo” – Tatuagens – Agosto 2018
  14. “Astrology” – Astrologia – Agosto 2018
  15. “Can We Live Forever?” – Podemos Viver para Sempre? – Agosto 2018
  16. “The Female Orgasm” – O Orgasmo Feminino _ Agosto 2018
  17. “Political Correctness” – Politicamente Correto – Agosto 2018
  18. “Why Women Are Paid Less” – Porque as mulheres ganham menos – Setembro 2018
  19. “The World’s Water Crisis” – A Crise Global da Água – Setembro 2018
  20. “Music” – Música – Setembro de 2018

Explicando trás episódios como se fossem uma curta-metragem puramente opinativo e baseado em fundamentação racional e consistentes. Discorrerei sobre cada um dos episódios, mesmo aqueles que já abordei, como fiz em “Bitcoin – O hype de 2017 tem futuro?“, de maneira a contextualizar, na medida do possível, como nosso país e nossa realidade.

Enfim, sejam muito bem vindos ao mundo real muito além das maravilhosas e fantasiosas redes sociais.

 

Imagem: Reprodução Internet

P. S. – Reitero o pedido feito na página de “Advertências” deste espaço virtual. Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas. Coloquem aqui nos comentários ou na página do Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.