Frases Imortais - Mafalda

Frases Imortais: Mãe, só tem uma !

Datas e frases

Escrevi num post, dois anos atrás, sobre esta data que homenageia as mães, com o título “Para Sempre, Mãe“. Lá, Drummond poetizou e eu, eventualmente, indiquei algumas frases imortais e outras nem tanto.

Homenageio todas as mães na figura de uma só, a minha mãe e, eventualmente, até por educação e respeito, na figura da minha sogra. No caso da mãe dos meus filhos, homenageava quando eles ainda eram crianças, após se tornarem adolescentes não era mais necessário.

Pode parecer meio agressivo ou insensível mas não tem nada disso. Em outras palavras, sou radicalmente contra este tipo de “comemoração” com alto apelo mercantilista. E desafio muita gente que se diz instruída, a explicar a criação deste homenagem à mãe. Na maioria dos casos as pessoas não tem a mínima noção e ficam balbuciando e vociferando contra a minha pessoa.

Cago e ando para gente ignorante que se acha “inteligente” somente porque “exige” de outras pessoas que sejam como elas: teleguiados pela mídia e pelo marketing.

Homenagem

Anteriormente, naquele post (citado acima), falei sobre minha aversão a datas comemorativas e coloquei um poema. Minha mãe ainda morava longe e até hoje não leu a homenagem. Ainda que, agora ela more perto, resolveu fazer a comemoração do dia das mães na véspera. Minha mãe justifica a antecipação colocando a “culpa” nas noras.

Se bem que, é algo do tipo “… minhas noras têm a liberdade de ficar com a mãe delas na data, eu abro mão e comemoro com elas e meus filhos um dia antes …”.

Entretanto, nem todas as noras vão, e os netos não entendem, mas são experts em frases imortais prontas e mal feitas. Mas eu dou a maior força e fico vendo as desculpas de quem não vai, de neto que não aparece e outras situações que as novas redes sociais proporcionam. Seria engraçado se não fosse triste.

Frases Imortais

Não vou reproduzir nenhum poema, como fiz anteriormente, vou reproduzir frases, que todos que possuem uma mãe, biológica ou não, ou possuem alguém que faz o papel de mãe bem feito, já disse uma vez na vida.

Em outras palavras, quem teve mãe já ouviu frases como as que vou relacionar, e pode complementar com muitas outras.

Cartas à redação, com o propósito de complementar, nos comentários, alguma coisa que já ouviram e não conseguiram relacionar. Vamos ver se conseguem.

Frases imortais de A a Z

Preocupações Comuns

São frases que as mães proferem e que são preocupações comuns e praticamente inofensivas.

Pode engolir esse choro agora, senão vou te dar um motivo pra chorar, já…já !

Só deixo ir se fizer por merecer

Praga de mãe

Frases que você tem que tomar muito cuidado, caso não tome cuidado, e acontecer alguma coisa imprevista, a maionese desanda e o “eu avisei” vai ser catastrófico.

Com quem você vai sair ?

Não usa este objeto que você vai se machucar !

Mera retórica

Em outras palavras, são aquelas frases que dá uma tranquilidade natural, pode ter certeza de que não vai dar em nada ou o resultado é conhecido de antemão. Entretanto, mãe que é mãe tem que dizer e fazer seu drama do dia-a-dia.

Depois eu deixo !

Na volta eu compro !

Ninguém me ajuda nessa casa !

Pede para seu pai !

Quando eu morrer vocês vão me dar valor !

Padecer no Paraíso

Enfim, se ser mãe é padecer no paraíso, ser filho é padecer na Terra.

Com toda a certeza, nenhuma mãe deveria ver o filho sofrer ou enterrar um filho, sob qualquer circunstância, sob qualquer pretexto. Fico imaginando o que deve passar na cabeça de uma mãe quando pede para a polícia prendê-lo ou quando O denuncia pois não consegue mais detê-lo. Pai é outra história, nem passa perto do que uma mãe sofre e padece.

Fica aqui a minha homenagem à mãe, uma vez que não tem presentes e muito menos merchan.

Como se não bastasse, faço um desafio, leia as frases junto com sua mãe e tente lembrar a frase que ela mais falou e a que você menos obedeceu.

Pergunta à sua mãe qual foi a frase que ele mais gostava de falar e por quê.

Garanto que todos vão dar boas risadas, e isto é o que importa. Eu tenho feito exatamente assim há alguns anos, sempre que posso, e não espero dia das mães.

Em suma, sobre o título, “mãe, só tem uma” é uma das minhas frases imortais preferidas. Decerto, é a resposta de um filho, quando a mãe pede para pegar duas cervejas na geladeira e ele, ao abrir a porta, responde: Mãe, só tem uma !

P. S. Desafio-pergunta adicional: Afinal, quantos livros você deu para a sua mãe e quantos livros ela te deu e você fez cara feia?

 

Charge: Personagem Mafalda

P. S. – Reitero também o pedido feito na página de “Advertências” deste espaço virtual. Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas. Coloquem aqui nos comentários ou na página do Facebook.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.