Meritocracia - Duke

Meritocracia é uma farsa

Milhões de Méritos

Anteriormente, publiquei um texto que mostrava um pouco do que penso sobre meritocracia e estes termos “modernos” de gestão. Na ocasião, tentei ser irônico e escrevi “Milhões de Méritos” a partir da série Black Mirror (Netflix). Consegui que poucas pessoas entendessem. Utilizar de ironia e da analogia que fiz com escravidão, não foi uma forma eficiente.

Agora, aqui estou tentando explicar, mais uma vez, que meritocracia é uma farsa. Colocaram isto na sua cabeça, para que você seja competitivo e que se mate por algo que nunca vai conseguir.

Meritocracia

Vejamos, por exemplo, um anúncio de uma drogaria que tem lojas em todo o país. Pagam um salário aviltante (e a reforma ajudou muito) e  exigem alguns pré-requisitos descabidos. E, como se não bastasse, praticam preconceito racial, cultural e social.

Avaliem o recorte deste “plano” de méritos de uma drogaria. Acredito que algumas pessoas defendam pois precisam de um trabalho. Mas chamar isto de emprego, certamente, é um tipo de paralogismo que recuso-me a entender.

Tabela de Meritocracia

Tabela de Meritocracia

Este tipo de valoração de uma venda, deveria ser alvo de processo trabalhista coletivo. OPS! esqueci que estão acabando com os sindicatos e ações coletivas agora só com iniciativa de grupos de trabalhadores que se sentem prejudicados, sem garantias.

Mas não para por aí, um determinado governo estadual, anunciou que seria “novo” e solicitou que pessoas enviassem currículos para assumirem postos importantes na administração pública. Processos obscuros, resultados previsíveis, mas precisava escolher gestor que é acusado de fraude e corrupção?

Isto é ‘meritocracia, e nem vou falar de outras esferas de governo nos quatro poderes (sim, existem muito mais do que três poderes previstos na Constituição Federal no Brasil).

Coaches

Surpreendentemente, vejo os tais coaches (ou qualquer outra denominação que derem para esta atividade no Brasil) se arvorarem na palavra meritocracia e afins. Alguns destes são confundidos até com liberais do estilo mais canalha quanto possível, que apontam o dedinho sujo dos privilégios que possuem para tentar diminuir qualquer coisa alheia.

Este povo fala de meritocracia como se fosse uma coisa de gente, uma coisa honesta.

Mujica diz que “O homem moderno anda sempre apressado, porque se a economia não crescer é uma tragédia” e eu entendo que esta é uma crítica. Penso que estamos sendo guiados a pensar assim, a sermos apressados e a nos sentirmos responsáveis pelas tragédias do cotidiano.

Com certeza, não somos responsáveis pelas agruras que a economia nos impõe, e muito menos pela falta de trabalho e diminuição da renda. Economistas e liberais sim, são os verdadeiros responsáveis; são os capitães-do-mato ou apenas serviçais buscando uma réstia de sol na sua nebulosa vida.

Meritocracia é Farsa

A meritocracia é uma farsa e falácia grosseira, exemplos individuais não podem, jamais, ser levados à generalização que coaches e assemelhados estão fazendo. Tenho acompanhado muitas palestras e artigos motivacionais dando exemplos de sucesso. Entretanto, não vejo em nenhum deles, a comparação de fracasso de todos que tiveram as mesmas condições.

Enfim, muitas pessoas estão iludidas com as promessas de redes sociais. Da mesma forma que no episódio de Black Mirror indicado no início, é tudo ilusão, ilusório, enganador e ao fazermos estas críticas, ainda somos ameaçados e constrangidos.

A farsa da meritocracia está se expandido sobre as pessoas de maneira irreversível, é cada um querendo enganar o outro, virou Lei de Sobrevivência.

 

Imagem: Reprodução Twitter

P. S. –  Reitero também o pedido feito em muitos momentos da vida deste blog e presente na página de “Advertências“. Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas. Coloquem aqui nos comentários ou na página do Facebook

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.