Sexta-Feira 13

Sexta-Feira 13 e a Triscaidecafobia

Triscaidecafobia

É muito simples, inventaram um nome difícil para uma coisa que mostra crendice, religião, superstição e afins. Enfim, Tricaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13, eu diria que muitos brasileiros estão sofrendo deste mal. Como se não bastasse, temos, nesta data, outra fobia,  medo específico da sexta-feira 13. Este medo também é conhecido como parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia, conhecida por muitos, sem saber bem o por quê, como o dia do azar.

Eu, que não sofro de triscaidecafobia, estou sendo perseguido como numa caça às bruxas, por estes seguidores de pregadores de púlpito supersticiosos, em nome de Jesus.

Sexta-Feira 13

Estamos numa data especial, além de sexta-feira, é 13 e dia de lua cheia, a próxima somente daqui algumas décadas. E se juntar tudo, sexta-feira, 13, Lua Cheia e Fim do Mundo, as crendices superam mitos e nos ferramos todos. De Retrocesso em Retrocesso, estaremos de volta à Idade da pedra lascada.

Por outro lado, tem sido muito difícil para certas culturas e civilizações, assimilarem e diferenciarem a realidade da mitologia e crendices. Chega a ser assustador como confundem mitos, lendas, farsas e tragédias, mesmo depois de 5 mil anos de existência da filosofia e conhecimento oriental.

A princípio, a origem da sexta-feira 13 e seus mitos é curiosa e teve início no mundo cristão. Começou, diz a lenda, na Santa Ceia, uma quinta-feira, véspera de sexta, da crucificação, que seria 13. Estavam lá Jota Cristo e 11 apóstolos e adivinhem quem chegou? Judas Iscariotes, o 13 da Ceia Final. Só não consigo imaginar quem foi que esparramou que o problema era o 13.

As curiosidades sobre a sexta-Feira 13 são inúmeras, em diversas culturas. Entretanto, não são ponto pacífico nem nos mais ferrenhos mitólogos. Em alguns países, não é a sexta-feira e sim a terça-feira 13, em algumas culturas ou tribos, o número 13 não é usado para nada (os chineses dão o mesmo tratamento ao número 8).

O caso mais interessante que verifiquei é com a Itália, lá, o 13 passa desapercebido, mas o 17 é visto como algo perigoso, muito pior do que o 13 para os brasileiros e outros incautos e teleguiados.

Próximo Capítulo

Lembro-me, como se fosse hoje de manhã a mais recente sexta-feira 13, de lua cheia, que vivi anos atrás. Foi curioso mas nunca que imaginei que chegaríamos a um nível histérico de parascavedecatriafobia e muito menos que esta doença seria motivo para colocarem fogo o país e queimarem a cruz.

Fiquem em paz, a sexta-feira 13 está no fim, e é pouco provável que eu esteja aqui neste planeta e no Brasil quando vier a próxima efeméride (no ano de 2049) como a de hoje. Lembrete: sexta-feira 13 ocorre sempre que o primeiro dia de um determinado mês é domingo, mas a sexta 13 de lua cheia, não é comum não.

Deixei para publicizar este texto no final do dia, para não sugestionar a galera de rede social que não pode ver um texto que acha que é verdade.

 

Imagem: Reprodução Twitter

P. S. –  Reitero também o pedido feito em muitos momentos da vida deste blog e presente na página de “Advertências“. Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas. Coloquem aqui nos comentários ou na página do Facebook.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.