Halloween x Saci-Pererê - Ziraldo

Halloween, Dia das Bruxas e Dia dos Mortos

Halloween – Mais um dia inútil

Segundo estes almanaques de inutilidades e curiosidades, hoje, é o Halloween. Em outras palavras, como tenho escrito há muito tempo, mais uma data inútil e que se presta para desinformar e manipular mentes e corações. Assim sendo, pais, filhos, netos vão perpetuando a estultice e imbecilidade reinante das redes sociais vazias e pueris.

Certamente, nenhum adepto do Halloween sabe a origem, sabe a associação com as demais “comemorações” desta data. Além do tema mencionado, está relacionada a esta data do Dia das Bruxas, dia de Todos os Santos (em primeiro de novembro), dia dos mortos ou finados (em dois de novembro).

Como se não bastasse, “comemora-se” nesta data os seguintes “dias”: da cidades, do comissário de bordo, da dona de casa (acreditem!), de Drummond (o poeta), da economia, da multiplicidade (o quê é isto?), da poesia, da poupança. Além disso existem datas muito curiosas, como o dia dedicado à proclamação do evangelho que é feriado em alguns municípios. É, também, a data da reforma protestante, do repórter policial, do Saci (grande Pererê !) e da Fundação Procter & Gamble (sério?).

Estultice coletivizada

Maktub !

Como venho dizendo e escrevendo há muito tempo (a primeira referência neste Blog foi feita no Dia do Motociclista), quem precisa de data para ser lembrado é que não importa para a sociedade. Ou, em outras palavras, importa do ponto de vista de marketing e comercial.

Fala sério, dia do “repórter policial”, da fundação Procter & Gamble?

Entretanto, o mais assustador é que a maioria destas datas, pelo menos no Brasil, são resultados de projetos de lei. É provável que os “nossos” legisladores não tenham problemas mais importantes a resolver.

Enfim, o mundo acabou em 2012, eu escrevi, a patuleia não prestou atenção e ficam com manifestações de Halloween, “Blacks Fridays” e outras insanidades.

E ficam rosnando dizendo que eu sou mal humorado; realmente, não tenho a mínima paciência com gente estúpida e hipócrita.

Halloween de Verdade

Desde que passei a ler mais sobre questões fora da tecnologia e assuntos técnicos, tenho pensado no quão a maioria das pessoas não estão dispostas a ouvir e ler. Ao mesmo tempo, tenho confirmado muitas convicções como, por exemplo, de que as pessoas querem ter razão e não se importam com fatos e opiniões contrárias.

Este texto sobre Halloween é lapidar e está de acordo com minha linha de raciocínio. Todos que lerem e não concordam darão os ombros, os que pensam na mesma linha não se importam, e segue a vida rasteira proporcionada pelas redes sociais em que todos (maioria, OK?) não estão preparados para debate de qualquer assunto/tema.

Analogamente, vivemos tempos em que “bruxas” são caçadas por déspotas e seus asseclas e não tem nada de fantasia ou o que “comemorar”.

Saci-Pererê

Nesse ínterim, nem entro na discussão sobre a nossa “jabuticaba” cultural-mítica, o Saci-Pererê em substituição ás bruxas e Halloween.  da mesma forma, vejo a questão do dia dos mortos e finados no Brasil. A nossa cultura despreza e vilipendia uma tradição secular como das antigas civilizações da América Central (especialmente México).

Portanto, mesmo que o saci-Pererê esteja relacionado com Halloween, pode-se juntar tudo com Dia das Bruxas, dos mortos e similares. Conforme a ideologia dominante das redes sociais, tudo tornou-se uma fantasia para povos que desrespeitam a cultura alheia e se acham cult.

Em síntese, nem vou entra em discussão sobre “privilegiar” o Saci-Pererê em contraposição ao Halloween desta gente, prefiro só observar os “debatedores” de inutilidade e pouca cultura.

Vocês não estão preparados para este debate de ideias !

 

Imagem: Reprodução do desenho original Ziraldo

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.