MalcolmX Liberdade

Malcolm X – Um legado de honra

Malcolm X

Um personagem da história estadunidense e um dos mais ferrenhos ativista da luta por direitos humanos e contra a violência sobre negros. Malcolm X, nascido Malcolm Little, e batizado Al Hajj Malik Al-Shabazz, foi mais do que um líder do movimento negro. Nesta passagem em que completam-se 55 anos de seu assassinato, ao ver os episódios da série-documentário “Quem matou Malcolm X” (Netflix), ficamos surpresos com a atualidade do tema em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.

Este senhor esteve muito próximo de grandes negros como Martin Luther King, Muhammad Ali (ex-Cassius Clay) – de quem foi uma espécie de ´padrinho` para a mudança de religião. Travou debates e embates com dos dois, além é claro do polêmico líder muçulmano  Elijah Muhammad, mas foi vencido pela traição. Ele incomodava demais e não podia continuar ou avançar, assim fazem os déspotas e tiranos, entretanto, sua mensagem ainda vive nas letras de rap e outros movimentos da cultura Hip hop..

Democracia Guiada

A história de Malcolm X confunde-se com a luta pelos direitos civis nos EUA, inopinadamente, o desrespeito a estes direitos vem sendo reproduzidos aqui no Brasil. Nenhuma ditadura é boa, mas quando as ditaduras e outros regimes autoritários baseiam-se no preconceito, segregação, fanatismo e outras presunções que subjugam homens e gêneros, nada pode dar certo.

Malcolm X ganhou projeção e é assustador como as autoridades brancas forjaram uma história e fizeram vistas grossas a um assassinato. Os depoimentos colhidos no documentário, a saga de um muçulmano em desvendar o “segredo de estado” verdadeiro assassino são reproduzidos mundo afora. A desfaçatez e passividade das pessoas, mesmo em tempos de pseudo-democracia, nos dá a certeza de que democracias guiadas fazem dos cidadãos de uma nação inteira verdadeiros teleguiados. Como se não bastasse, temos que minorias e castas começam a governar nações inteiras e milhões de pessoas que não conseguem, reunir forças para enfrentar o poder dos grandes.

Malcolm X - _Opressor x Oprimido

Malcolm X – _Opressor x Oprimido

Esta história da mídia controlando mentes e corações, de pregadores religiosos donos de meios de comunicação é assustadora. Por isso, é degradante ver ao que as pessoas estão se submetendo para sobreviver. É o retrato do Brasil, conforme indiquei no texto, publicado recentemente, intitulado “Passividade além da Conta“.

Religião x Submissão

Um caudilho brasileiro vaticinou que quando determinadas seitas neo-pentecostais tomassem o poder. estaríamos perto do fim do mundo. Já escrevi (Fim do Mundo Maia e a inversão dos pólos), e venho repetindo exaustivamente, que o fim do mundo ocorreu em 2012. Entretanto, como nosso povo deixa tudo para depois, o ano só começa depois do carnaval. Logo, estamos atrasados como o Rubinho Barrichelo, a ficha ainda não caiu para muitos brasileiros.

Os meus heróis morreram de overdose, os inimigos estão no poder e eu estou abandonando as ideologias, ficando cansado, vendo séries-documentário demais. Por outro lado, se vejo até série de comédia começo a associar com pensamentos filosóficos e com a vida real imitando a arte.

Vejo comentaristas de séries tratando-as, até documentários, como se fosse ficção. Surpreendentemente, fazem comentários como se a vida real não tivesse nenhuma relação com estas séries. Desconfio que este povo busca um consenso do non sense. Só pode ser alguma pegadinha ou tem alguém que paga estes “influenciadores” para darem uma interpretação completamente desconexa da realidade.

Farsa e Tragédia

Enfim, Malcolm X é um documento histórico. Sem dúvida alguma imperdível, e fiquei mais bem informado e conectado com a realidade que estamos vivendo. Assim sendo, se eu escrever alguma coisa que vai acontecer, não é predição, é somente uma leitura atualizada de farsas e tragédias que estão sendo copiadas. Foi um cidadão, na verdadeira acepção do conceito que deixou um legado para sempre, mesmo que não descubram que foi seu assassino e a mando de quem foi assassinado, qualquer semelhança NÃO É mera coincidência.

 

Imagem: Reprodução  www.ferraraitalia.it

P. S. –  Reitero também o pedido feito em muitos momentos da vida deste blog e presente na página de “Advertências“. Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas. Coloquem aqui nos comentários ou na página do Facebook

2 comments for “Malcolm X – Um legado de honra

  1. Maria Celeste Gonçalves
    23/02/2020 at 13:06

    Evandro, ontem comecei a ver Anne with am E. Esse então será o próximo. Caminhamos em passos largos para perda da liberdade. O mundo e o Brasil em especial estão em franco retrocesso. O mandatário da nação denegrir mais uma vez as mulheres essa semana e a sociedade nada faz. Esse desapreço se estende ao pobre, negro, índio, homossexual e etc…Enfim, a boca fala do que o coração está cheio. Dias piores virão…

    • 23/02/2020 at 15:02

      É… estamos dois passos adiante no limiar do inferno. Parece-me que, com apoio de parcela da sociedade, alguns mandatários, déspotas esclarecidos e serviçais de capitães-do-mato, estão acabando com tudo. Começou com o +Médicos e ninguém fez nada… nosso (???) parlamento nada faz e os que fazem estão dando murro em ponta de faca (pela primeira vez na vida, elegi o Dep. federal e o Estadual que apoiei e fiz campanha, estou preocupado até quando eles aguentarão…) e vemos excrementos como o tal Kataguiri ganhando palanque para falar de campanha política municipal em rede de TV nacional… Destes a palavra ódio, mas é isto que este povo tem no coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.