Futebol no Brasil - Top 5

Futebol no Brasil – Os maiores e melhores

Os Top 5

Baseado, primordialmente, numa série de perguntas  sobre o que determinado cronista (Juca Kfouri no UOL) pensava sobre futebol. Resolvi, desse modo, fazer a minha lista de perguntas e respostas sobre futebol no Brasil; no estado de Minas Gerais; no Cruzeiro e no mundo.

A princípio, não gosto deste negócio de “top 5”, sempre aparece um sexto que não tem como deixar de “fora”. Entretanto, adaptando-se às “regras”, esta é a minha visão e vejo que quanto mais jovem, o cara tende a achar esquisito. Então, para facilitar e agradar a galera, somente citarei daquilo que EU VI.

Futebol no Brasil

A abordagem feita aqui neste texto é na linha da inspiração, mas com perguntas feitas por mim, de forma ou conteúdo diferentes e respondidas por mim mesmo, seriam perguntas que eu faria a um entrevistado que vive o futebol no Brasil. Tipo aqueles bate-bola, pinga-fogo, responde-rápido, sem muita embromação. Em muitas das respostas, seria exigida uma explicação para neófitos entenderem o contexto, mas vamos ao risco de não ser compreendido.

Todas as respostas de “top 5” do futebol brasileiro, assim como de outros textos, não são em ordem de importância, cada um, a seu tempo, foram os maiores e quem compara times, jogadores e outros em épocas diferentes não sabem do que estão falando ou querem causar.

Dos Times

Quais os 5 maiores times brasileiros?

  • Cruzeiro de Tostão
  • Flamengo de Zico
  • Inter de Falcão
  • Santos de Pelé
  • Palmeiras de Ademir da Guia

Dos Atletas

Qual o jogador e o time mais superestimados do futebol no Brasil?

Nos últimos vinte anos, o número de superestimados cresceu assustadoramente, a mídia produz um destes a cada semana. O jogador mais superestimado foi o Denílson de uma jogada só e enganando milhões. E o time mais superestimado foi o Botafogo campeão de 1995.

Qual o jogador e o time mais subestimados?

Esta é uma pergunta difícil e que exige muitas lembranças, cada estado tem seu representante e ada torcedor pensa somente no jogador de seu time. Por outro lado, quem observa futebol há muito tempo e vê o que a mídia faz, pode pensar no maior. Entendo que o jogador mais subestimado no futebol brasileiro é o Dirceu Lopes, talvez pelos rivais que jogavam na mesma posição, e o time mais subestimado tenha sido o Bahia campeão brasileiro de 1988.

Que personalidade do esporte você queria tomar umas, conversar ao vivo?

Penso sempre sobre estas coisas, mas o acesso a estas personalidades é muito difícil, já tive oportunidade de conversar com alguns ídolos e personalidades, mas o tempo ou as ideias são curtas. Gostaria de resenhar tomando um vinho com o Tostão (ia ser uma resenha de várias semanas).

Qual a pergunta que você mais sonha em fazer pra algum jogador, que se encontrasse faria?

Esta é complicada, no futebol de hoje, dependendo da pergunta, é ofensa, aliás não é somente do futebol no Brasil, é em todas e qualquer editoria ou rede social. Mas gostaria de perguntar, desde que obtivesse uma resposta verdadeira, ao Ronaldo (ex-fenômeno) sobre 1998 e a Copa da França.

Os Top 5

Quais os 5 maiores goleiros que já viu?

Limitando ao futebol jogado no Brasil, os cinco maiores que vi jogar são: Dida, Fillol, Manga, Marcos e Raul.

Quais os 5 maiores atacantes?

Esta é difícil e vou separar somente atacantes-atacantes e acrescento outras posições específicas, são eles: Careca, Garrincha, Joãozinho, Romário e Tostão.

Quais os 5 maiores zagueiros?

Aqui uma curiosidade, com efeito, a quantidade de zagueiros estrangeiros que atuaram no futebol brasileiro e que considero os melhores. São eles: Figueiroa, Gamarra, Hugo de Leon, Lugano e Perfumo. E os times em que jogaram eram muito respeitados, com todo respeito aos zagueiros nacionais que não vi jogando.

Quais os 5 maiores meias do futebol brasileiro?

Esta é difícil e fácil, tenho-os de cabeça e na ponta da língua: Ademir da Guia, Alex, Dirceu Lopes, Sócrates e Zico.

Da Mídia

Tópico curioso este em que quem é da mídia não gosta de fazer e nem responder perguntas, mas que abro a polêmica.

O que mais te irrita na mídia?

Recentemente, com a explosão da Internet, todo mundo é mídia, principalmente esportiva. O que mais tem me irritado, atualmente, são os ex-árbitros e tiveram carreiras medíocres, elevados à condição de comentaristas e sapiências. Com o advento do VAR diminuíram a briga com as imagens, mas são uns espécimes daninhos ao futebol, uns inúteis.

Qual comentário do futebol/esporte que você ouve e mais te irrita?

Absolutamente todas frases-feitas das bestas quadradas que habitam mesas redondas sobre futebol.

Que momentos do esporte que você não esteve, que queria muito ter visto in loco?

Tenho feito muitos registros fotográficos de esportes (Agência Minas Esportes) e passei a ver estes momentos como únicos. Assim, falando de um momento, queria ter registrado com a minha câmera, de dentro do gramado, a decisão da Taça Brasil de 1966 no jogo do Mineirão.

Geral do Esporte

Qual o jogo de futebol que mais te irritou?

Excluindo os jogos do Cruzeiro e pensando nos jogos nacionais, o confronto que mais me irritou, pelo desfecho, foi o Brasileiro de 1995, com o erro de arbitragem de um certo árbitro tendencioso. A decisão foi questionável, ganhou o time menos qualificado, se bem que,  aquele jogo só não irritou os torcedores do vencedor.

O que já te fez chorar no esporte?

Surpreendentemente, esta pergunta tem duplo sentido, chorar de alegria ou de tristeza? Creio que não me lembro de ter chorado de tristeza no esporte, de alegria, sim, tenho várias passagens. A morte de Ayrton Senna foi a passagem que mais me entristeceu no esporte, quase às lágrimas.

Já saiu na porrada com rival por causa de time, como foi?

Com o advento das redes sociais, tudo ficou mais complicado, até o conceito de porrada. O único entrevero fico que estive envolvido foi no Serra Dourada. Meliantes vieram tomar minha camisa e eu e um amigo nos defendendo, um deles arrancou meu cordão de ouro e eu agarrei um outro pelo pescoço, aí chegou a polícia. Seis horas depois, opai do meliante, policial federal aposentado, resolveu tudo e nunca mais vi a corrente. Mas a “porrada” virtual come solta sempre, não tem como ficar impassível com tanta gente estulta e neófita.

Dos debates

Qual a discussão mais tensa que já teve por causa de futebol?

Todas as discussões pra mim são (IN)tensas, entretanto, como separo as editorias e defendo que deve-se discutir tudo (futebol, política e religião), sem misturar, o debate mais tenso é quando vejo torcedor do meu time misturando política partidária eleitoral com política no clube e futebol. Neste momento vivo isto com o colapso ocorrido no Cruzeiro (ver “Príncipe Azul – Entendendo a Crise“).

O que você debate com seu filho/sobrinho/adolescente que mais te incomoda em relação ao que ele vê e você vê?

A visão dos mais novos de que o que eles não viram não serve de parâmetro para julgamento. Estou aqui escrevendo sobre o que vi para evitar comentários do tipo “mas você não viu fulano jogar“, ou quando dizem que “quem te falou isto“, como se a fonte de informação para formação da minha opinião fosse mais importante do que a minha opinião.

Injustiças

Assim sendo, inicia-se uma boa discussão e nestas minhas respostas de melhores é bastante provocativa. A ausência de alguns nomes, certamente, será lembrada pelos torcedores de cada time que esqueci, somente porque é o time dele. Conto muito, na minha avaliação, a contribuição que cada um deles deu para seu time, para as conquistas de seu time, e não somente para o próprio, individualmente.

Pelé sequer foi citado pois o considero hors concours, outros como Falcão, Rivelino, Reinaldo, Júnior, Adílio, Piazza, Cerezo, Roberto Dinamite são ídolos incontestes nos times que mais atuaram. Ms é da dificuldade das tais listas de “Top 5”. Por isso farei sobre o futebol  mundial, mineiro e do meu time.

Enfim, não tenho a minima pretensão de amealhar seguidores, queria tão somente aproveitar o gancho do jornalista-celebridade e expor algo que venho elaborando há algum tempo.

 

Imagem: Adaptação Brazil by Locals

P. S. –  Reitero também o pedido feito em muitos momentos da vida deste blog e presente na página de “Advertências“. Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas. Coloquem aqui nos comentários ou na página do Facebook

2 comments for “Futebol no Brasil – Os maiores e melhores

  1. Gustavo-Futebol escrito
    10/03/2020 at 15:39

    Professot, queria saber sua opinião sobre o flamengo atual? Grato desde já!

    • 10/03/2020 at 16:04

      Então, daria para escrever um livro sobre a saga de Jesus em terras tupiniquins… Respeito muito o trabalho do Jesus
      e digo que, sem o saneamento financeiro feito ANTES da chegada dele, e a gastança feita pelo clube (as contratações
      foram acima de qualquer coisa), os resultados eram previsíveis. Não é nenhum Barcelona ou seria campeõa nas principais
      ligas europeias como querem alguns comentaristas do eixo RJ-RJ … Me lembrou a equipe do Palmeiras e a Parmalat dos anos
      1990. Infelizmente, a mídia e a própria torcida pode atrapalhar um pouco ao “endeusar” alguns jogadores que não passam,
      nos seus melhores dias, de uma nota 7,5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.