Idiotia - Blog Humor Politico

Idiotia – Um conceito que não assimilamos

Idiotia e Idiotas

Um pouco depois de que eu comecei a escrever este Blog, li um texto do filósofo e educador Sérgio Mário Cortella. O título do texto era “Na Grécia clássica,  idiota é quem não participa da Política. Nós conseguimos inverter isso.”, publicado pela “Revista Pazes“. Eu que estava lendo muito sobre filosofia, democracia, antes de iniciar o Blog fiquei assustado como, naquele momento, o educador dizia que “conseguimos inverter isso”. Assim sendo, entrei no texto, nos áudios e livros, até que descobri o que era  “conseguimos inverter“; conseguimos inverter, pelo menos no Brasil, a idiotia como os gregos praticavam.

Conforme Cortella e Janine Ribeiro explicitaram, nossa sociedade e as redes sociais subverteram a tudo e a todos, especialmente o que imaginavam os filósofos gregos. A idiotia virou modo de vida para muita gente; alguns não são tão idiotas, arrumam seguidores mais idiotas e acabam por arrebanhar hordas de especialistas, e as redes sociais tem sido o paraíso deles.

Oligofrenia

Oligofrenia, segundo conceito universalmente aceito, é composto pela tríade da estultice humana: Debilidade, Imbecilidade e Idiotia.

Vários pensadores, filósofos, gênios falam sobre este estado humano, sem cair na vil atitude de rotular portadores de necessidades especial com qualquer uma destas nomenclaturas.

Foi difícil escolher dentre os pensadores e milhares de frases, as “Top 10”, mas vou tentar reproduzir aqui, as que considero lapidares e que nenhum idiota consegue se enxergar nelas:

Frases

  • A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na retaguarda para ver (Bertrand Russell).
  • Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta (Albert Einstein)
  • Um imbecil pode, por si só, levantar dez vezes mais problemas que dez sábios juntos não conseguiriam resolver (Lênin).
  • É melhor manter a boca fechada e fazer as pessoas pensarem se você é estúpido do que abri-la e resolver todas as dúvidas (Mark Twain).
  • Por mais imbecil que você seja, sempre haverá um imbecil maior para achar que você não o é (Millôr Fernandes).
  • A maior desgraça da democracia é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são a maioria da humanidade (Nelson Rodrigues).
  • Não se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um idiota por qualquer dos lados (Provérbio Judeu).
  • Imbecil não tem tédio (Stanislaw Ponte Preta).
  • As redes sociais profissionalizaram a imbecilidade. Fofoqueiros e invejosos se acham doutores e a maledicência ganhou ares de debate profundo (Tati Bernardi).
  • As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis (Umberto Eco).

Certamente, deixei algumas bem interessantes fora desta lista, mostrei algumas só para ilustrar a que situação a sociedade brasileira chegou. Desse modo, como a maioria delas foi proferidas muito antes destas malditas redes sociais, podemos concluir que estamos atingindo o Estado da Arte da estultice e idiotia humana.

N.A. As frase estão em ordem alfabética do primeiro nome a quem é atribuída a frase, certamente eles podem não ter proferido da maneira como está transcrito.

Idiotia Eterna

O que motivou-me a escrever este texto foi uma crítica que recebi de uma conhecida sobre eu usar certos termos, vilipendiando-os. Um deles era idiota (imbecil, burro etc. eram outros). Dizia ela que tinha abandonado as redes sociais e debate político exatamente por idiotas não conseguirem entender o contexto do uso das palavras, ainda mais estas originadas na Grécia antiga e relativas à democracia e debate político.

A inversão que Cortella e Janine Ribeiro falaram no livro é exatamente o que conseguimos (nossa sociedade civilizada) consumar através das redes sociais. Anteriormente, escrevi um texto sobre esta “geração merthiolate-que-não-arde) – ler ” A Geração do Hedonismo Oco “, o que, em outras palavras, significa que existem pessoas que pensam no assunto.

De acordo com o livro de Cortella e Ribeiro, sem o debate político, por mais divergências que existam, é a antítese e vacina para a idiotia que reina no país. O livro “Política para não ser Idiota” foi escrito em 2010 e parece que não serviu para a maioria dos brasileiros.

Assim sendo, falar de burrice ou imaginar que falar que uma pessoa é burra, burrinho etc. ou que comete uma burrice, chega a ser elogio. Alguém portador de idiotia crônica, certamente, não vai entender assim e vai sair fazendo beicinho ou apelando; e, portanto, podemos avaliar as pessoas e seu grau cognitivo das redes sociais pelas respostas e comportamento a qualquer classificação daquilo que fazem e o que são na realidade.

A Tríade da Oligofrênica é profunda; a degradação moral e demência tomaram conta de quase todos, não há espaço para pensar polítca, debater então, esqueçam.

Em suma, é impossível dissociar política de civilização e atos humanos, quem assim o faz, está conseguindo vencer quem pensa e está tentando ser um não-idiota.

 

Imagem: Reprodução Blog Humor Político

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.