Idade Mental - Reprodução Youtube

O grande segredo da Idade Mental revelado

Quociente de Inteligência

Alguns assuntos ensejam muita discussão, sobretudo quando especialistas e leigos resolvem usar o “Google”. A Idade Mental ou QI (Quociente de Inteligência) é um destes assuntos, e muitos acreditam e até defendem que a Idade Cronológica supera tudo. Ledo engano, uma vez que levaremos muito tempo para ajustarmos as concepções sobre capacidade cognitiva e níveis de inteligência.

Ao mesmo tempo, presenciamos o avanço de tecnologias; a mudança de faixa etária das denominadas gerações e o caos provocado pelas redes sociais. Como se não bastasse, chegamos ao despropósito de um determinado adolescente-teclado, se achar no direito de debater com quem sabe ler e escrever.

Lewis Terman, com o propósito de definir grupos, classificou QI da seguinte forma (Fonte: Wikipedia) :

  • 121-130 – Superdotação
  • 110- 120 – Inteligência acima da média
  • 90-109 – Inteligência normal (ou média)
  • 80-89 – Embotamento
  • 70-79 – Limítrofe
  • 50-69 – Raciocínio Lento
  • 20-49 – Raciocínio muito abaixo da média

Desse modo, a fórmula exata adotada foi :

QI = (Idade Mental / Idade Cronológica ) X 100

 

 

Distribuição QI Normalizada - Wikipedia

Distribuição QI Normalizada – Wikipedia

 

Assim sendo, como exibido na figura de “Distribuição de QI Normalizada“, a Idade Mental não é democrática. Tem muito QI para poucos, a média é para a maioria e, felizmente, idiotas – como os descritos em ” Idiotia – Um conceito que não assimilamos” são raros.

Entretanto, esta curva está mudando, e discute-se muito sobre quais seriam os motivos/causas. Eu tenho quase certeza de que sei e identifico muitas das causas que estão a provocar estes efeitos perversos.

Idade Mental Moderna

É provável que as redes sociais e as tecnologias estejam provocando mudanças revolucionárias, inclusive na avaliação da Idade Mental. A diminuição das faixas etárias, ( diferenças de gerações ) é uma das questões importantes de se avaliar. Gerações que estavam compreendidas entre períodos de 16 a 20 anos, foram reduzidas para 12 a 15 e diminuindo o intervalo.

Quando escrevi “Sub-Raça e o seu surgimento” sobraram críticas e faltaram leituras complementares e debate. Se crianças hoje podem ser classificadas como Millennials, mesmo ainda estando no período de alfabetização, muitos pais avaliam que seus filhos são “prodígios”; somente por saberem baixar apps e serem adestrados em games.

A Idade Mental está sob sério risco de rebaixamento, uma vez que muita tecnologia  em uso desmedido está obscurecendo a capacidade de quem avalia e conduz a educação e o uso da inteligência.

QI para Todos

Como indicado na introdução, certamente todos tem QI, a questão é a necessidade de se elevar a massa mediana que lê e pensa. A carência ou total ausência de leitura tem gerado uma preguiça mental incurável. Sem leitura, os níveis de conhecimento são dizimados e a utilização da memória vai sendo relegada a um plano inferior. Não raramente, conversamos com alguns destes Millennials sem que eles tirem os olhos do visor, dizem “pode falar” e cinco minutos depois não se lembram o que foi encaminhado ou dito.

Do mesmo modo, a pressa em responder tudo e a elevada necessidade de perceber que o interlocutor “visualizou” a mensagem, tornaram-se mais relevantes do que o uso correto dos vocábulos, a aplicação de tempos verbais e o quase desaparecimento de maiúsculas, pontuação, e acentuação. Por outro lado, é um quase crime cibernético corrigir alguém por escrever errado ou por publicar pequenos textos desconexos da realidade.

Em suma, não conseguiremos resolver democraticamente a distribuição de QI através da tecnologia, redes sociais e modismos como imagens no lugar de textos que expliquem a ideia. Foi-se o tempo do ditado de que “uma imagem vale mais do que mil palavras“.

Idade Mental Necessária

A mente humana, inegavelmente, está ficando empobrecida e a curva de QI está fadada ao “achatamento” com predomínio da idiotia pura e simples. É fato que as redes sociais de maior sucesso, com mais subcelebridades de milhões de seguidores, são aquelas com menos palavras. Quando um governo tem como Ministro da Educação quem não sabe ler como deveria e o chefe do Executivo reclama de livros com muitas palavras, é sinal que o Fim do Mundo ocorreu muito tempo atrás.

Portanto, é mais do que essencial que nossos filhos, sobrinhos, netos, irmãos, amigos tenham em mente que só a fala, leitura e escrita, usadas de modo intenso, elevarão o QI de muitos, democraticamente.

Enfim, este problema não é só no Brasil; aqui torna-se muito mais grave pela condição social da maioria da população. Em muitos países do mundo, as redes sociais de imagens que nada acrescentam (a não ser dinheiro na conta bancária dos Youtubers ), a situação é igual ou pior. Entregar os pontos não é uma opção inteligente e nem apropriada para o futuro da nação.

Definitivamente, a Idade Mental média ideal é aquela onde a população domina plenamente a linguagem, escrita e falada; portanto não podemos retroceder ao obscurantismo medieval.

Antes que você tente responder qual é a sua Idade Mental, avalie como está seu nível de leitura acima de 280 caracteres e se consegue escrever 3 parágrafos sem que comecem as dores de cabeça.

Aceitem, definitivamente, o segredo é que vai faltar QI para todos. #FicaaDICA !

 

Imagem: Reprodução Youtube

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

2 comments for “O grande segredo da Idade Mental revelado

  1. Sandra Starling
    04/01/2021 at 10:36

    Confesso que este texto – apesar de errinhos de redação- me encantou e “lavou minha alma”… Só acrescentaria: estamos inafantilizando as pessoas ou melhor (porque ser criança em certos aspectos é muito certo) nos bonequizando como no Japão a moda de se vestir como se tivéssemos dez anos de idade!!! Feliz estou e parabéns Evandro! Sandra Starling

    • 04/01/2021 at 13:37

      Sandra,
      Obrigado pelas considerações. Na maioria dos textos temos cometido erros, precisamos ler mais, num é?
      Que bom que tenha gostado e sobre e infantilização, não tenho tanta certeza… acho que os adultos estão
      superestimando demais os “petits” e eles se achando mais do que são. Mas eles estão no “comando” das redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.