Sonho de Torcedor
Torcedor de futebol no Brasil sonha com muitas coisas. Alguns sonham, por exemplo, com seu time jogando a primeira divisão do campeonato estadual, outros sonham em ter mais de um título. Por outro lado, tem torcedor que sonha alto, imagina-se sendo presidente do clube e conquistando uma competição internacional. Tiago Rech, um gaúcho de Santa Cruz do Sul não devia sonhar em ser nada no clube de seu coração, difícil saber.
Torcedor de futebol é meio bipolar ( Torcedor Bipolar e as Derrotas Esportivas ), mas em determinas situações ele também pode ser determinado e convicto, por isso futebol é apaixonante.
Contudo, a história pode mudar rapidamente. Dez anos atrás, Tiago trabalhava em Porto Alegre, teve a oportunidade de ver seu time contra o Grêmio, no campo do inimigo e hoje é presidente do clube. O sonho era somente estar presente na maior façanha do “galo” gaúcho.
Tiago Rech – O Único
A decisão de ver aquele jogo mudou a vida de Tiago Rech como torcedor. Ele foi o único torcedor do Santa Cruz naquela partida. Comemorou como um torcedor-raiz quando seu time abriu o placar e viu sua imagem ser reproduzida mundo afora.
Sua comemoração repercutiu e ele escreveu numa rede social que “A minha presença solitária no Olímpico é uma crença no futebol do Interior e no Gauchão. Somos poucos, mas tenho certeza que há outros por aí”. Contudo, seu sonho era simples; às vésperas do Centenário, naquele 2012, Tiago Rech tinha dois desejos: a) Seu time nunca ser conhecido como time de somente um torcedor; e b) Seu time não cair para a Segunda Divisão nem no “Gauchão”.

Tiago Rech – Reprodução TV
Aquele 11 de fevereiro de 2012 entrou para a história e mudou a vida do torcedor único do santa Cruz, naquele “Monumental” contra 6.734 gremistas, numa derrota por 4 a 1.
Tiago Rech – Presidente
Da mesma forma que o mundo dá voltas,, o torcedor voltou para sua cidade para ser assessor de imprensa do seu time de coração. Logo de cara viu que as dificuldades de um time do interior vão muito além do que imagina qualquer torcedor. Virou presidente com a história de que “… quem não tem cão caça com gato.”. Desistiu pouco depois e retornou para tentar o impossível.
Tiago Rech acreditava que podia fazer mais pelo Santa Cruz e mesmo tendo sido rebaixado, mirou na Copa FGF, disputada entre clubes do interior no Rio Grande do Sul. Uma receita a que o clube tiveram direito pela formação do goleiro Tiago Volpi possibilitou avançar no sonho de ter uma participação mais do que honrosa.
Desse modo, o Santa Cruz conseguiu o titulo de 2020 da competição gaúcha que é disputada desde 2004 (exceto 2016) e o rival citadino havia ganho em 2018. A rivalidade local motivou o torcedor, que conseguiu mais adeptos apaixonados e possibilitou em menos de 8 anos, que o Santa Cruz conquistasse o direito de disputar a primeira fase da Copa do brasil em 2021.
Copa do Brasil 2021
Para torcedores de um grande clube, como é meu caso, que vendo o Cruzeiro como o maior campeão da competição, pode parecer pouco conquistar uma copa do interior. Com toda a certeza, é muito ser campeão numa competição que nunca havia ficado entre os quatro primeiros. E, como se não bastasse, sonhar com um dos grandes times brasileiros jogando na sua cidade.
Caso o Santa Cruz enfrente o Cruzeiro, continuarei firme para que o Cruzeiro amplie o número de títulos na Copa do Brasil. Todavia, terei o maior respeito e gostaria até conhecer o Tiago Rech se o Santa Cruz vier a Belo Horizonte. Nem nos melhores sonhos de um torcedor solitário ele imaginaria estar num Mineirão, contra o maior ganhador da Copa do Brasil ou avançando de fase na competição pouco tempo depois e como presidente do clube.
Parabéns, Tiago Rech, você é exemplo de torcedor e leva o amor ao clube, infelizmente, não existem mais torcedores e presidentes assim.
É VERDADE
Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.
Charge: Pazuello e a COVID – Nando Motta
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.