Relatos do Mundo - Universal Pictures

Relatos do Mundo

Séries e Filmes

Desde que foi criado este Blog, a proposta é falar sobre séries, filmes e coisas relacionadas às artes sem o viés de “crítico de arte” ou de fã de determinado gênero, artista etc. Desse modo, este texto vai tentar relacionar o filme Relatos do Mundo (News of The World em inglês), estrelado por Tom Hanks e Helena Zengel, num contexto apropriado para os dias de hoje.

O gênero Western é curioso por todos acharem que tiros, machismo e crimes devem ser a tônica geral, e a maioria dos espectadores não está preparada para ideias e análises das entrelinhas do roteiro, nem os “críticos” e comentaristas de redes sociais.

Entretanto, questiono se o que vivemos nos dias de hoje é diferente?

A partir de ( The American West ) escrevi um texto denominado O “The West” Tupiniquim que, obviamente, rendeu poucas visualizações e nenhum comentário. É provável que eu tenha sido muito lenitivo mesmo com a altíssima qualidade do documentário original que explicava os EUA naquele momento.

Relatos do Mundo – Crítica

O processo que utilizo para filmes e séries e fazer textos sobre eles é simples. Em primeiro lugar, vejo trailer do filme ou dos episódios e logo após dou uma olhada nas críticas e comentários. Em seguida, vejo trechos das produções e decido se vou ver tudo. Com toda a certeza, nem tudo que se escreve sobre estas produções podem ser tomadas ao pé da letra, especialmente as “opiniões” em português. Contudo, sou muito reticente quando a “críticas” que são cópias ou traduções, além de deficientes de conteúdo são mais reprodução de sinopses. Como se não bastasse, é muito comum vermos, como constatei no caso de Relatos do Mundo, cópias de trechos inteiros de sinopse oficial.

Relatos do Mundo é, inquestionavelmente, muito mais do que um Western.

Desanimador !

Relatos do Mundo – News e Fake

Surpreendentemente, Relatos do Mundo me chamou a atenção pelo título original e críticas, como do site Rotten Tomatoes que é uma espécie de “agregador” de críticas.

A partir daí vi todo o filme, revendo algumas passagens e pensando em como o enredo tem similitude com a vida real.

Outrossim, para ver um filme como Relatos do Mundo, é necessário muito mais do que pipoca, assinatura de canal de streaming e gostar do gênero de Western.

Fiquei positivamente impressionado desde as primeiras cenas e fui tentando associar cada passagem do filme com os dias atuais. O personagem central (Tom Hanks) não apenas relata as notícias do mundo, mas as interpreta. Desta forma, a prelação dele sobre os outros na leitura pode interpretar cada notícia, gerando uma espécie de verdade, meia-verdade ou fake news.

Uma vez que me propus a fazer uma leitura diferenciada. Verifiquei que citações à epidemia, descaso das autoridades para problemas comuns, preconceito racial, violência, uso de armas, segregação são constantes, até o final. As interpretações de Hanks e da jovem Helena são muito boas e dentro do contexto de família, religião, política pública e muitos outros aspectos.

Cultura Útil

Assim sendo, recomendo a série, sem fazer os tradicionais “spoilers” que muitos fazem, vale a pena ver este Western com outros olhos e vermos se evoluímos nestes últimos 300 anos.

Tirem suas conclusões !

Por outro lado, aproveito para reafirmar que a maioria dos filmes e séries podem, ou não, servirem a lazer e serem culturalmente ricos e educativos. É incompreensível que ainda persistam em coisas como BBB ( BBB 2021 – Não aprendemos nada ! ) ou vídeos com opiniões vazias e até imbecis nas redes sociais.

Enfim, infelizmente é como escreveu um amigo e tenho constatado a partir do que leio, vejo e escrevo, a patuleia ensandecida quer saber é de bobagem e do agora.

 

É VERDADE

Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.

 

Imagem: Universal Pictures / Divulgação

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.