Gruta Rei do Mato - Reprodução Internet

Rei do Mato – Passeio Bate e Volta

Bate e Volta

Inspirado em um artigo de um site cultural sobre Minas Gerais, resolvi recomendar roteiros de passeio, denominados, a princípio, Passeios Bate e Volta ( este era o 3 ). Passeios que podem ser realizados em um ou dois dias, como puro lazer, diversão e conhecimento da cultura de Minas Gerais. Desse modo, pensei em roteiros adequados para  sair cedo de casa, almoçar e voltar ao final do dia. Por outro lado, em determinados casos, pode-se fazer uma pernoite e voltar no dia seguinte. Passeios para gastar pouco, se feitos num mesmo dia, são motivadores, prazerosos e culturalmente riquíssimos, como uma visita à Gruta Rei do Mato, logo ali em Sete Lagoas.

Nessa “trilha” de textos, anteriormente, as dicas eram para localidades até 150 km distantes de Belo Horizonte. Em seguida, o interesse e as informações sobre lugares mais distantes foram surgindo. Logo após superada a meta de 50 opções de passeios, estabelecida inicialmente, lugares mais distantes estão sendo contemplados.

Estes textos terão espaço próprio com projeto de apoio ao turista de um dia ou de final de semana ( o domínio www.logoali.tur.br será o destino final ) . Os amigos(as) que estão acompanhando, aprovaram e tem ajudado de maneira significativa sobretudo com dicas e correções.

Gruta Rei do Mato – Sete Lagoas (MG)

Localizada às margens da BR-040, a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Sua entrada se dá de acordo com a circulação do trevo de acesso a cidade de Sete Lagoas rumo a Inhaúma.

O curioso nome da gruta tem origem na lenda de que um homem de identidade ignorada, possivelmente fugitivo da Revolução de 1930, teria habitado o local, atraindo a curiosidade dos habitantes da cidade. Desse modo,  o nome “Rei do Mato” foi associado à gruta.

Monumento Natural

Em 25 de agosto de 2009, pela Lei Estadual N°. 18.348 passou a se tornar Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato ( MNEGRM ), uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com o objetivo proteger o sítio histórico Gruta Rei do Mato, seus ecossistemas característicos, fauna e flora e valorizando os patrimônios espeleológicos, arqueológicos e paleontológicos.

O Monumento Natural tem 998 metros de extensão, dos quais 220 estão abertos à visitação pública. O desnível chega aos 30 metros, e possui quatro salões cujas pinturas rupestres, datam de seis mil anos e mostram predominância de figuras monocromáticas e de temática zoomórfica. Suas formações de estalagmite e estalactite, que são cilíndricas com o diâmetro de aproximadamente 12 pés (3.65 m) de altura, segundo os geólogos, são raras no mundo. Por isso tudo, nenhuma gruta brasileira tem em seu interior formações como essas.

Habitantes milenares

Outrossim, anexa à gruta principal encontramos na grutinha, que além de pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, foram encontradas soterradas, ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado. Possui, ainda, uma réplica, em resina, do Xenorhinotherium bahiensis – a macrauchenia ou macrauquênia – animal herbívoro que habitou Minas Gerais, Bahia e sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos.

Visitação – Rei do Mato

Telefones: +55 (31) 3775-2695

Endereço: Rodovia BR 040, km 472 – trevo de acesso a Sete Lagoas (MG)

Horário de funcionamento: 8h às 16h00 – todos os dias

Preço: R$ 15,00 (Inteira) – R$7,50 (meia estudante)

Meia entrada: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos; estudantes acima de 17 anos com carteira estudantil e idosos acima de 60 anos. Crianças até 6 anos de idade, mesmo acompanhadas dos pais, não entram.

Grupos escolares ou turísticos, a partir de 10 pessoas, devem fazer o agendamento/cancelamento da visita com antecedência no prazo mínimo de 48 horas de segunda à sexta-feira, através dos telefones (31) 3775-2695 ou entrar em contato pelo e-mail mnegreidomato@meioambiente.mg.gov.br/

Os horários, preços etc. devem ser confirmados uma vez que este Blog tem sua atualização limitada e devido Pandemia, visitações podem ter sido suspensas ou limitadas.

Bônus

Enfim, este passeio, especificamente, pode ter um bônus adicional no mesmo dia ou em dois dias. A cidade de Sete Lagoas tem ótima infraestrutura hoteleira e receptivo. Por exemplo, a região possui a Arena do Jacaré onde são realizados jogos de futebol de vários times. Na mesma área existem vários hotéis-fazenda de pagamento por um dia de descanso completo e a própria cidade tem um conjunto de lagoas que merece ser visitado.

Grutas – Como chegar ( Mapa )

Grutas - Mapa de Acesso

Grutas – Mapa de Acesso

 

(*) Revisado e atualizado em setembro de 2020

 

Imagem: Reprodução Internet

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

 

2 comments for “Rei do Mato – Passeio Bate e Volta

  1. 01/01/2017 at 23:17

    Aproveitei a semana entre o Natal e o Ano Novo para fazer visitas às Grutas do Maquiné, do Rei do Mato, às cidades de Sete Lagoas, Cordisburgo, Inhaúmas, Cachoeira da Prata.
    Fiquei altamente decepcionado com a Gruta do Maquiné.
    Fiquei altamente gratificado com a Gruta Rei do Mato.
    As cidades de Sete Lagoas terá atualização de seu post, as cidades de Cordisburgo, Cachoeira da Prata e Inhaúmas terão posts publicizados em breve.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.