Comunista - Duke

Comunista – Uma visão de Mundo

Comunismo

Em quase todos os textos que escrevo, procuro colocar palavras diferentes ou de significado variável dependendo do contexto. Desse modo, busco estudar a etimologia de cada palavra para tentar não ter margem de dúvida sobre o que estou escrevendo. Assim, a palavra da vez é comunista, uma substantivo/adjetivo referenciado por John Goodwin Barmby, um socialista utópico.

Por outro lado, fico assustado com as acepções e desvios que os frequentadores de redes sociais e novas gerações de hedonistas (ver A Geração do Hedonismo oco ) tem feito dos dois termos (  Comunismo e Socialismo ).

Surpreendentemente, vejo que ser comunista virou crime inafiançável para grande parcela da população brasileira, em especial para evangélicos. Estes adotaram, sabe-se lá porque, a definição de que comunista é “… um oponente do capitalismo ou apoiador do esquerdismo revolucionário …”. Se bem que percebo que eles ( evangélicos ) ainda não atingiram este patamar, estão na fase do ” comunista come criancinhas “.

Substantivos tem menor poder de provocar confusão mental na cabeça oca desta patuleia, entretanto, substantivos adjetivados e adjetivos, não tem jeito, nem etimologia resolve.

Fascismo

Este tipo de revisão de palavras nos leva a entender muito de história e do comportamento da Sociedade. A frase ou ideia de ” comunista come criancinha ” surgiu pelas mãos do fascismo de Mussolini. Em ” Porque se dizia que os comunistas comiam crianças ? ” existe uma versão bastante verossímel de como a história se desenrolou. No Brasil, seguidores do fascismo ainda estão acreditando que um comunista é como foi dito no adestramento recebido por eles.

Comunista - Pôster 1947 - Reprodução Expresso.PT

Comunista – Pôster 1947 – Reprodução Expresso.PT

Comunista Raiz

Muito antes da definição ser escrita por Barmby existiam comunistas ?

Certamente, até pela história da humanidade, e de acordo com as avaliações de sinônimos, especialmente sobre aqueles que colocam o que é comum acima do individual, sempre existiram comunistas. Aliás, deveriam ser a maioria, até a implantação do capitalismo que busca o individual sobre o coletivo.

Assim sendo, um comunista raiz é aquele que se opõe ao individualismo e sem nenhum receio de ser chamado de comunista, reconheço minha identidade e práxis.

Conforme o relatado na Bíblia, seria Jesus Cristo um comunista raiz ?

É curioso ver evangélicos apontando dedinhos sujos para quem defende o comunismo, reproduzindo ilações e definições deformadas da palavra e acusando aqueles que defendem o comunismo de criminosos.

Frases de Comunistas e Anticomunistas

  • Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes ( Karl Marx ).
  • Ele (Jesus Cristo) foi o primeiro comunista. Repartiu o pão, repartiu os peixes e transformou a água em vinho ( Fidel Castro ).
  • Comunista é pseudônimo que os conservadores, os conformistas e os saudosistas do fascismo inventaram para designar simplesmente todo o sujeito que clama e luta por justiça social ( Érico Veríssimo ).
  • Isto deve ser obra da esquerda comunista, marronzista e badernenta ( Odorico Paraguaçu )
  • Definitivamente Deus, não era comunista, pois não fez os homens iguais ( Roberto Campos )
  • Quem aos vinte anos não é comunista, não tem coração. E quem assim permanece aos quarenta anos, não tem inteligênciaWilly Brandt )

Comunista Hoje

Tem sido difícil a luta contra liberais, capitalistas, anticomunistas, pregadores e estelionatários da fé e do dinheiro alheio. Todos os comunistas, sem exceção, e em toda a sua essência, ou integrante de uma Comuna devem ser donos de si próprios. Qualquer outra situação não é comunismo, e é possível, em muitos casos, vermos pelo mundo afora escravidão travestida de liberdade.

A publicação do Manifesto Comunista, em 1848, ainda não foi assimilada pela massa ignara, seguidora de pregadores venais em sua plena acepção. Desse modo, criou-se a figura do anticomunista, rebelde, sem noção do significado mínimo das palavras e que se acha com razão ao definir que o momento no Brasil é ser contra o Comunismo.

Em suma, vocês não conseguem entender nem o significado de uma palavra, interpretam versículo bíblico ao modo como são adestrados,  ainda querem “pagar pau” para quem defende o que deve ser comum para todos?

Você é um comunista ?

Por isso vocês não aguentam nenhuma discussão sem compartilhar aquilo que seus mentores escrevem. As redes sociais viraram o paraíso para vocês tentarem reproduzir o proselitismo vil de seus gurus. Vocês enganam muita gente, especialmente aqueles que são profissionais e especialistas em algum assunto. Ora, senão vejamos, vocês são bons, por exemplo, em futebol, não significa que saibam alguma coisa sobre sociedade, política e outros temas, não existe esta propriedade de transitividade na vida em comunidade.

E olha que, neste texto, nem citei a palavra Socialismo que, curiosamente, está associada a Comunismo e comunistas no mundo das redes sociais mas tem nuances não aplicáveis a esta definição.

Tenho pra mim que a experiência sobre comunismo diz respeito, e pode ser explicitada, em cada um que ler este texto até aqui. Basta lembrar dos trabalhos escolares que você fez e participou, desde a tenra infância. Qual foi a sua orientação em relação ao comum nos resultados de  cada trabalho feito? Não precisa responder, só pense e avalie o que você aprendeu e o que ensina aos seus filhos. Tenha coragem e se auto qualifique, de 0 a 10  sobre o que é ser um comunista, na verdadeira acepção da palavra.

Desse modo, resta provado que a etimologia da palavra comunista pouco importa, se as pessoas que usam-na não sabem o que dizem ou escrevem, fica tudo na verborragia.

 

(*) – Revisado em 10fev21

 

Charge: DUKE

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.