Bodas de Mármore - Pintrest

Bodas de Mármore – Tem base?

39 anos

39 anos é uma data com significado para mim. Em primeiro lugar, foi com esta idade (39 anos) que meu pai veio a falecer (faleceu pouco dias antes de completar 40 anos)(*). Costuma-se atribuir em algumas culturas, e no Brasil a comemoração de anos completos como “Bodas”(1). A origem é, provavelmente, europeia, onde os casais da Alemanha recebiam ornamentos de prata e ouro ao comemorar 25 ou 50 anos de casamento. 39 anos de casamento. o meu caso nesta data, tem como material de representação o mármore, portanto, nesta data eu deveria comemorar a Bodas de Mármore.

Bodas de Mármore

Ao leitor mais atento, o tempo verbal descrito ali anteriormente (deveria) pode causar estranheza, mas faz todo o sentido.

Observo que, estes tempos modernos vilipendiaram tudo. Por exemplo, as bodas nos primeiros anos tem como representação materiais moles, que não indicam resistência ou valor. Desse modo, papel, algodão, açúcar, purpurina e até chicletes têm suas equivalências.

Fala sério ! Bodas de Chicletes?

A Bodas de Mármore é muito tempo, a dureza do Mármore pode servir para representar o quão é duro ficar 39 anos “garrado” em alguma coisa.

Promessa e Votos

Outra modernidade é a denominação de “Votos” que os casais fazem durante o casamento e a tradição de renovação a cada “Bodas” importante, como 25 ou 50 anos.

Eu tenho dificuldades em associar a data de casamento pois casei-me no civil do dia 28 de dezembro e no religioso somente uma semana depois, em 5 de janeiro. Desse modo, eu fico em dúvida se vou comemorar a Bodas duas vezes ou se lamento pela dupla “comemoração”.

Bodas de Mármore não é pouca coisa, e vejo que a maioria dos casais e quem vive destas “comemorações” ignora até algumas questões de religião. Por isso, adotei a data do casamento no Cartório de Registro Civil como a que deve me referenciar. Entretanto, para comemorar estas Bodas de Mármore, tem que ter a outra parte e a disposição de pensar que as partes, e tudo que veio depois, entendem que deve ser comemorado.

Os “votos” ou a renovação de promessa é feita a cada 24 horas, durante os 39 anos, ou não. O papo de felizes para sempre, de na saúde e na alegria, ou qualquer outra promessa feita, deve ser pensada e praticada a cada dia e não a cada ano.

Ilusão

Em suma, comemoração de Bodas, renovação de votos e qualquer coisa relacionada ao tempo de união entre duas pessoas é algo que soa meio hipócrita. Nossa sociedade nunca esteve preparada para entender algumas coisas mundanas e dogmáticas. Alguns povos, de algumas sociedades têm uma compreensão totalmente diferente e não significa que discordo ou concordo. Estas compreensões não significam que são melhores ou piores, com toda a certeza, IMNSHO, algumas são muito piores e outras muito melhores.

Resta admitir que o mármore é muito duro e que nenhuma “Bodas” representa o que as relações entre as pessoas deveriam representar. Ou, em outras palavras, um texto muito curto para muito tempo e muita história e versões para contar.

 

(1) “Origem e Lista de Bodas

(*) Publico textos de cunho pessoal, na maioria dos casos, com data de janeiro de 2016.

 

Imagem: Reprodução Pinterest

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
  • Caso queira fazer comentários no texto, clique aqui e envie mensagem para pyxis at gmail.com e, certamente, faremos a autorização.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

 

Deixe um comentário