Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Após ler “A Arte da Guerra“, de Sun Tzu, é possível escrever um livro, certamente, textos sobre frases são mais fáceis.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Sun Tzu
A profusão de ideias e possibilidades, a partir da leitura daqueles livros que avalio como “de cabeceira” são infinitas. Entretanto, um deles (A Arte da Guerra) é muito especial pois fala de estratégias e de raciocínio. O livro, se tiver tratamento nos tempos atuais, permite raciocínios interessantes. Neste texto trataremos, analogamente, a questão das guerras, em especial, a situação da Guerra Rússia-Ucrânia.
Sun Tzu foi um general militar chinês, estrategista, filósofo e escritor que viveu durante o período Zhou Oriental de 771 a 256 a.C. Sun Tzu é tradicionalmente creditado como o autor de A Arte da Guerra. A Obra, sobre estratégia militar, afetou a filosofia e o pensamento militar do Ocidente e do Leste Asiático. Sun Tzu é reverenciado na cultura chinesa e do leste asiático como uma figura histórica e militar lendária. Seu nome de nascimento era Sun Wu, e ele era conhecido fora de sua família por seu nome de cortesia Changqing. O nome Sun Tzu – pelo qual é mais popularmente conhecido – é um título honorífico que significa “Mestre Sun“.
Fonte: Wikipedia (Inglês)
“A Arte da Guerra”
Indiscutivelmente, “A Arte da Guerra” deveria estar em qualquer manual de guerreiros, desde o tempo dos samurais(1). As frases de Sun Tzu em sua obra revelam que muita coisa não mudou. Por outro lado, podemos afirmar que, em nossa vida ou assuntos profissionais, as estratégias são altamente relevantes. É necessário, contudo, que cada pessoa tenha a capacidade de ler, entender e pensar como um estrategista. Sobretudo nestes tempos em que travamos batalhas diárias e pessoais, pensar “fora da caixinha” é necessário.
Guerra Rússia x Ucrânia
A princípio, sempre mantive a ideia da equidistância com assuntos de outros povos, nações ou países. Por exemplo, se um país está em plena guerra civil, entendo que outras nações e povos devem se calar. Se outra nação pode desempenhar um papel de mediador ou facilitador, faz sentido tentar ajudar.
Desse modo, se uma nação vai à guerra contra outras, como no caso Rússia-Ucrânia, devemos ser contra a guerra. Isso, certamente, é diferente de ser omisso, é se posicionar pela paz. Assim sendo, uma das frases de Sun Tzu deve permear a tentativa de paz, neste momento.
Separatismo
Com toda a certeza, não existe uma vitória após todo este tempo entre as invasões russas e a posição da Ucrânia. Desde que a Ucrânia mostrou sua Intenção de Integrar a OTAN, movimento de seus “nativos” mostraram oposição. É provável que a “implosão” da antiga URSS não tenha previsto que algumas regiões e povos poderiam ter problemas.
Os problemas entre as duas nações se acumularam e não houve a opção pacífica e racional. Por outro lado, é impossível que culturas diferentes, sobrevivam pacificamente, mesmo numa única nação. O Brasil, por exemplo, teria problemas se avançasse a xenofobia que segmentos da região sul demonstram pelos nordestinos.
Esta situação está presente em muitas regiões do planeta e parece que a guerra é a pior das soluções, pois até civis vão morrer.
¡Hasta la victoria siempre!
Com o propósito de vencer o inimigo, a guerra, quando chega,, é porque não tem acordo, muito menos “acordos mínimos”. Quando dois presidentes como Putin e Zelensky travam batalhas midiáticas e deixam seus conterrâneos morrerem, a vitória para eles é “detalhe”.
Afirmo que estas estratégias e pensamentos de Sun Tzu servem para nossas vidas. Analogamente a uma greve de trabalhadores, o prolongamento do movimento não deixa vencedores. Desse modo, quando se entra numa guerra ou numa greve, é preciso pensar no fim de cada movimento. Portanto, a ilusão de termos vencedores dos dois lados ou apoiarmos os vencedores e sermos vitoriosos, é real.
Sun Tzu revela o que é uma guerra, e serve para projetos profissionais, greves e movimentos por R$0,20: “Toda guerra é um engano“.
Quanto mais tempo segue a guerra, e quanto mais confusão mercenários, OTAN e outras nações alimentam o combate, mais difícil é encerrá-lo.
Em suma, guerras, especialmente se demoram a acabar, não produzem nações vitoriosas, somente mortes e atraso e rancor nas mentes e corações.
(1) “As 7 virtudes do Bushido”
P. S.
Quem pensa que uma nação tem que ser partidário de A ou B numa guerra, é mais estúpido do que os que guerreiam. Só ganham com guerras aqueles que vendem armas para ambos países que se enfrentam. A omissão sobre a recente posição do “Grupo Wagner“, é proposital, aquilo foi o engano dos enganos, diversionismo.
Imagem: Entre sem bater – Sun Tzu – A Guerra
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.