Entre sem Bater - Peter Kropotkin - Malthus

Entre sem bater – Peter Kropotkin – Malthus

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Peter Kropotkin sempre esteve certo sobre “Malthus” e o mal que, certamente, o economista inglês trouxe para a humanidade.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Peter “Pyotr” Kropotkin

É provável que o anarquista Pyotr não imaginasse que Malthus provocaria um estrago para a humanidade como provoca em tempos atuais. Sua frase foi mais do que profética, pois ainda hoje, a teoria malthusiana é o argumento dos ricos contra os pobres. Como se não bastasse, nem as revoluções ou movimentos de independência de muitas nações livrou-nos desta praga.

Peter “Pyotr” Alexeyevich Kropotkin (1842 –1921) foi um anarquista e geógrafo russo conhecido como proponente do comunismo anarquista. Nascido em uma família aristocrática de proprietários de terras, Kropotkin frequentou uma escola militar e mais tarde serviu como oficial na Sibéria. Foi preso por seu ativismo em 1874 e conseguiu escapar dois anos depois. Passou 41 anos no exílio na Suíça, França e Inglaterra. Enquanto estava no exílio, ele deu palestras e publicou amplamente sobre anarquismo e geografia. Kropotkin retornou à Rússia após a Revolução Russa em 1917, mas ficou desapontado com o estado bolchevique. Kropotkin era um proponente de uma sociedade comunista descentralizada, livre do governo central. Escreveu muitos livros, panfletos e artigos, sendo o mais proeminente “The Conquest of Bread ” and “Fields, Factories, and Workshops“. Contribuiu com o artigo sobre anarquismo para a Encyclopædia Britannica Décima Primeira Edição e deixou um trabalho inacabado sobre filosofia ética anarquista.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Malthus vive?

influência maléfica e perniciosa que Malthus exerceu em sua época esplendorosa, reproduz-se até hoje nas redes sociais. O pseudoargumento de Malthus sobrevive atualmente nos textos e pequenas menções de “top voices“, influencers e similares. O que tem de perfil de economista de rede social que nunca leu Malthus, mas repete suas teorias de modo subliminar é assustador.

Desse modo, podemos afirmar, com toda a certeza, que a quase totalidade destes reprodutores da teoria malthusiana nunca ouviram falar de Pyotr. O que o russo imaginava ser uma influência sobre três gerações consecutivas, parece durar até atualmente. Como se não bastasse a teoria de Malthus sobreviver por séculos, os ataques ao anarquismo, socialismo e comunismo prosperam.

Igualdade e Liberdade

Os conceitos de igualdade e liberdade, a princípio expressos nos ideais da Revolução Francesa e Independência dos EUA, eram falaciosos. A minoria que se apropriou das riquezas, mesmo em regimes hipoteticamente democráticos, tenta provar que esta é uma lei natural.

Desse modo, aqueles que mantêm privilégios desde que os sistemas econômicos estão no poder, dominam mentes e corações. É provável que as ideias de Pyotr tiveram muita fundamentação e argumentos sólidos para a época. Contudo, seu retorno à União Soviética deve ser a causa de sua decepção e isolamento.

A manipulação de massas(1) que presenciamos desde então é a forma mais abjeta de controlar mentes e corações. Assim sendo, uma revolução social que permitiria mudanças radicais, sem dúvida, não acontecerá. A igualdade e liberdade não terá sua plenitude nem numa hipotética criação do Partido da Revolução-Civilização(2).

Mais e mais, as redes sociais comprovam esta teoria e em países mais pobres ou fora do mundo capitalista dominante, o recrudescimento é claro. Surpreendentemente, movimentos de Direita atingiram em cheio a mente e corações dos habitantes destas sociedades. Deste modo, é possível explicar o comportamento de segmentos da sociedade que servem às oligarquias como escravos.

Perdemos, com toda a certeza, o trem da história e das oportunidades.

Anarcocapitalismo

Fico imaginando o que um filósofo-anarquista como Kropotkin, estivesse vivo atualmente, falaria sobre os “rebeldes” anarcocapitalistas. Sem dúvida, seria uma situação, no mínimo curiosa, ver um anarquista-raiz entre anarcocapitalista e socialistas com moderação.

No Brasil, o país onde o errado é que é o certo, os anarcocapitalistas defendem Malthus e Schumpeter, de maneira radical. Inquestionavelmente, todos eles, nas redes sociais, estão a serviço de alguém que lhes paga. Se bem que, muitos destes neoschumpeterianos(3) só reproduzem opiniões de segunda mão, a maioria delas sem base científica.

O vale-tudo no país tomou de assalto a mídia e os canais de comunicação digital. Plataformas que são para falar de trabalho e emprego, estão repletas de textos político-econômicos. Perfis de redes sociais, com título de “top voices” ou “influencers” cagam frases feitas e não abrem uma brecha para o debate.

Enfim, mais do que a frase-chave, o pensamento de Kropotkin é claro e transparente (e não se alinha com o anarcocapitalismo)(4):

A pobreza de muitos alimenta a riqueza de poucos e o domínio de mentes e corações se faz pela força ou impingindo a fome. E, tudo isso nada tem de seleção natural, lei natural ou desígnios divinos. A obra dos tiranos a serviço das oligarquias e dos líderes de seitas (religiosas ou não) avança a passos largos.

Malthus vive !

 

(1) “Manipulação de Massas – A Gradação

(2) “Entre sem bater – Victor Hugo – Revolução-Civilização

(3) “Economia neoschumpeteriana – Wikipedia

(4) “Anarcocapitalismo – A confusão mental

 

Imagem: Entre sem bater – Peter Kropotkin – Malthus

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Deixe um comentário