Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Stephen Hawking não foi o único gênio da humanidade, mas agora ele não está entre nós. É provável que ele esteja noutro Universo, longe de toda esta “Escória Química” da Terra.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Stephen Hawking
Desta forma, escrever sobre frases de Stephen Hawking exige um pouco mais do que pesquisas no Google ou Wikipedia. Fiz, anteriormente, uma singela homenagem póstuma a Stephen Hawking(1). Certamente, fico envergonhado quando cito que aquilo foi uma homenagem, mas foi num momento de ira. Em um texto simples, falei sobre a ideia dele e a Inteligência Artificial, muitas leituras e pouca repercussão. Outrossim, reitero que devemos refletir muito sobre frases de um gênio, com muitas láureas, que sabia sobre o futuro.
Stephen William Hawking CH CBE FRS FRSA ( 8 de janeiro de 1942 – 14 de março de 2018 ) foi um físico teórico, cosmólogo e autor inglês que, na época de sua morte, era diretor de pesquisa do Centro de Cosmologia Teórica da Universidade de Cambridge. Entre 1979 e 2009, ele foi o Lucasian Professor of Mathematics na Universidade de Cambridge, amplamente visto como um dos cargos acadêmicos de maior prestígio no mundo.
Fonte: Wikipedia (Inglês)
Escória Química
Com toda a certeza, a expressão escória química é forte demais para algumas pessoas aceitarem em silêncio. Entretanto, a ideia de Hawking e desta trilha (Entre sem bater) se unem quando é necessário fazer provocações que levem ao debate. Desse modo, numa tentativa de ligar neurônios numa transformação físico-química improvável, abrimos o debate.
Em primeiro lugar, o pensamento de Hawking não pode estar numa frase solta, impactante, como a que apresentamos. Em outras palavras, escória química é a representação de como somos insignificantes e muitos se acham superiores a outros.
O pensamento de Hawking
“A raça humana é apenas uma escória química num planeta de tamanho moderado, orbitando em torno de uma estrela muito comum no subúrbio exterior de uma entre cem mil milhões de galáxias. Somos tão insignificantes que não consigo acreditar que o universo inteiro exista para nosso benefício. Isso seria como dizer que você desapareceria se eu fechasse os olhos.”
in Entrevista com Ken Campbell sobre Reality on the Rocks: Beyond Our Ken (1995)
Raça Humana
A afirmação de Stephen Hawking, uma das maiores mentes da história, pode parecer pessimista e desanimadora. Entretanto, pode também ser um convite à reflexão e à humildade, atitudes em desuso nas redes sociais. Certamente, a raça humana, cujo ativismo nas redes sociais demonstra ser a maioria, não passa do que de pior temos desta escória química.
Sem dúvida, Hawking defende que a humanidade é apenas uma pequena parte de um vasto e complexo universo. Em outras palavras, o universo existe há bilhões de anos e continuará a existir muito depois de nós. Em suma, qualquer opinião ou pensamento que negue esta afirmação, não passa de fanatismo religioso ou sandice congênita.
Nesse sentido, com toda a certeza, somos insignificantes e efêmeros, e devemos ter consciência da nossa fragilidade e limitação.
Vida Mundana
Como somos insignificantes, é incompreensível que alguns pensem ser melhores que os outros, como acontece nas redes sociais. A vida mundana, estéril e superficial que tomou conta da nossa vida digital é, surpreendentemente, irracional. Desse modo, o chamamento à racionalidade, como expressou Hawking, exige compreensão exata das palavras.
Assim sendo, ele não quer dizer que devemos nos resignar e aceitar o nosso destino como uma escória química, sem valor e sem propósitos. Pelo contrário, significa que devemos valorizar e preservar o que temos, tanto o nosso planeta como as outras pessoas.
Por isso, devemos buscar o conhecimento e o progresso que nos permitam compreender melhor o universo e a nós mesmos.
Hawking, por exemplo, pois mesmo sofrendo de uma doença degenerativa estudou e fez pesquisas até a sua morte. Mesmo que tivesse uma paralisia crônica e sem voz, ele contribuiu para a ciência e para a sociedade. Por outro lado, vemos nas redes sociais alguns personagens que cuidam de se vangloriar das suas estultices. E, como se não bastasse, outros que exploram seres humanos e ficam silenciosos nos crimes que cometem.
Por isso, em nossa sociedade, o comportamento de escória química ganhou destaque nas redes sociais através de seres pouco humanos.
Seres Humanos
Infelizmente, nem todos os seres humanos seguem o exemplo de Hawking, vão na contramão, firmes e fortes.
A maioria, nas redes sociais e na vida real, agem de forma egoísta, irresponsável e destrutiva. Certamente, não se importam com as consequências dos seus atos para o planeta, em relação a outras pessoas, e com o meio ambiente(2).
Por isso, o que denominamos o “futuro do planeta” (nossas crianças), anteriormente, agora está no comando e destruindo tudo.
Enfim, esses comportamentos destrutivos, em vários aspectos da vida humana, estão presentes bem próximos a nós.
Podemos afirmar que, cada leitor tem, algum comportamento verificável na sua vida (real ou digital), como as descrições a seguir:
Relação com o Planeta
Muitos seres humanos exploram os recursos naturais de forma insustentável. Certamente, poluem o ar, a água e o solo, causam o aquecimento global, relegam a extinção de espécies e o desmatamento. Por isso, entre outros problemas ambientais que ameaçam a vida na Terra, contribuem com suas atitudes egocêntricas.
Relações Humanas
Sem dúvida, em relação às outras pessoas, muitos seres humanos praticam crimes e violam os direitos humanos e a dignidade humana. A violência, a discriminação, a opressão, a injustiça, a corrupção, a desigualdade estão aí, na nossa timeline. E, constantemente, ignoramos a pobreza, a fome, a guerra, o terrorismo, o genocídio que bate à nossa porta. Basta abrir um portal de notícias que estes temas aparecem em destaque. A escória química é tão grande que todos estes temas sofrem uma banalização incompreensível. Como se não bastasse, entra a mídia e os malditos influenciadores atrás de seus clickbait(3) e da fama.
Inacreditavelmente, utiliza-se das relações humanas para manipular mentes fracas com o ódio, a mentira e a desinformação. Práticas de cyberbullying, invasão de privacidade e roubo de dados são diárias e afetam milhões de pessoas. Destarte, as várias formas de abuso aos seres humanos, prejudicam as conexões, a convivência e a confiança entre as pessoas.
Meio Ambiente
A relação do meio ambiente nas redes sociais e com as redes sociais transformou-se numa patologia grave e incurável. Quanto mais as pessoas usam redes sociais, mais consomem energia, degradando o meio ambiente. Desta forma, quanto maior a ocorrência de debates estéreis, maior a degradação do meio ambiente. Não raramente, a maioria dos seres humanos usam as plataformas digitais para disseminar mentiras, desinformação. Desse modo, quando se fala em queimadas, enchentes e outros problemas, a contrainformação prevalece sobre a defesa do meio ambiente.
Tecnologias
Em relação às tecnologias, como a inteligência artificial(4) (IA), muitos seres humanos usam essas ferramentas para fins ilícitos, antiéticos ou perigosos. Temos, por exemplo, a espionagem, a vigilância (inclusive de Estado), a censura, a fraude, a sabotagem, a dominação, entre outros riscos. Desta forma, a segurança, a liberdade, a autonomia e a identidade dos seres humanos sofre sérias ameaças e estamos vulneráveis.
Os seres humanos, na quase totalidade dos que consomem tecnologia, são consumidores inconsequentes e irresponsáveis. O vale-tudo da ganância e necessidade de se mostrar “melhor” do que o outro superou todas as expectativas.
E vai piorar muito mais
Comportamento animal
Sendo assim, diante desses comportamentos, podemos nos perguntar:
- Será que a humanidade merece continuar existindo?
- A humanidade, no geral, tem evoluído nos valores, conhecimento e sabedoria?
- Qual será o futuro da humanidade considerando as guerras, intolerância e hedonismo vigente?
A resposta a essas perguntas não é simples e nem definitiva, pois depende de vários fatores e de diferentes perspectivas. O comportamento de um animal racional não pode ter equiparação às manifestações dos verdadeiros animais irracionais.
No entanto, podemos afirmar que a humanidade tem potencial para ser melhor do que é, e que tem responsabilidade para fazer melhor do que faz. A humanidade tem, na teoria e na prática, capacidade para criar e para inovar, para cooperar e para se solidarizar. Entretanto, quando se trata de aprender, aperfeiçoar e respeitar o próximo, perde-se em justificativas e irracionalidades.
Desafios e Oportunidade
Desse modo, a humanidade tem oportunidade, com as modernas tecnologias, de promover mudanças e evoluir. Contudo, prefere entrar em “guerras santas”, defender políticas excludentes e proclamar o sucesso individual.
Portanto, a afirmação de Hawking não é uma condenação para a humanidade (na realidade, é!), mas um desafio instigante.
Um desafio que deveria estimular a todos para reconhecer a nossa insignificância individual como a escória química universal que somos. É provável que, um dia, encontremos alguma significação sobre estes momentos que vivemos, ou não.
O desafio deveria nos impulsionar para valorizar o nosso planeta, respeitar as outras pessoas e cuidar do meio ambiente. Adicionalmente, também deveríamos usar as tecnologias com um mínimo de sabedoria e numa contribuição para o bem comum.
Um desafio enorme que nos levaria a descobrir os mistérios do universo, a admirar a sua beleza e a celebrar a sua diversidade. Seria gratificante ver algum traço de inteligência(5) na maioria dos habitantes das redes sociais.
Estamos tentando mudar o mundo moderno das redes sociais, e “Amanhã tem mais …“
(1) “R.I.P. Hawking”
(2) “Entre sem bater – Povos Originários – Meio Ambiente”
(3) “Entre sem bater – Cathy O´Neil – O Clickbait”
(4) “Entre sem bater – Stephen Hawking – Inteligência Artificial”
(5) “Entre sem bater – Nikola Tesla – Traço de Inteligência”
Imagem: Entre sem Bater – Stephen Hawking – Escória Química
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.