Entre sem bater - Schopenhauer - Opinião Preconcebida

Entre sem bater – Schopenhauer – Opinião Preconcebida

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Escrever sobre os pensamentos de filósofos/pensadores, como Arthur Schopenhauer, é, inegavelmente, mais difícil e complexo. Ainda mais quando a expressão “Opinião Preconcebida” exige do leitor uma dose extra de reflexão.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Arthur Schopenhauer

Do mesmo modo que escrevi na introdução, não se pode escrever muito sobre um pensamento como o de Schopenhauer. A expressão “Opinião Preconcebida” é somente uma parte importante do seu pensamento e ideário. Assim sendo, temos que ser simples e instigar o leitor a pensar três vez mais do que em outras situações.

Gosto de Schopenhauer pois a maioria das pessoas o tem como um pessimista. Eu, por outro lado, reputo como uma grande realista, em quase todos os seus pensamentos. A fama deste grande filósofo é de que ele seria impopular, mas ele é o que fala, sem dúvida, as verdades com maior clareza.

Arthur Schopenhauer ( 22 de fevereiro de 1788 – 21 de setembro de 1860) foi um filósofo alemão. Ele é mais conhecido por seu trabalho de 1818, The World as Will and Representation (ampliado em 1844), que caracteriza o mundo fenomenal como o produto de uma vontade numenal cega. Com base no idealismo transcendental de Immanuel Kant (1724-1804), Schopenhauer desenvolveu um sistema metafísico e ético ateu que rejeitava as ideias contemporâneas do idealismo alemão. Ele foi um dos primeiros pensadores da filosofia ocidental a compartilhar e afirmar princípios significativos da filosofia indiana , como o ascetismo , a negação do eu e a noção do mundo como aparência. Seu trabalho foi descrito, sobretudo, como uma manifestação exemplar de pessimismo filosófico.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Opinião Preconcebida

Vamos falar neste “episódio”, sobretudo, da ideia de opinião preconcebida e os efeitos perversos para a nossa sociedade. Mesmo que a frase seja um pouco mais longa, que permite e exige várias reflexões, ficaremos somente neste termo. Assim sendo, a partir de um pensamento realista de mais de 150 anos, podemos torná-lo atual.

Opinião e preconceito

Alguns filósofos, atualmente, estão preocupados com a questão da opinião de todos, usando do direito de liberdade de expressão. Num texto recente, usei uma frase antiga de Mark Twain sobre a opinião de “Segunda Mão(1). Anteriormente, as ideias de Umberto Eco ( sobre o idiota da aldeia ) e outros pensadores, provocam as pessoas.

Desse modo, ao transpormos a frase de Schopenhauer para os atuais, temos que reconhecer que não é nem um pouco pessimista. O realismo e atualidade do pensamento e as reflexões que produz, nos traz conclusões pouco animadoras.

O pensamento é a comunhão de diversos outros pensamentos como de Mark Twain, Umberto Eco, Nélson Rodrigues e outras referências. A sociedade digital, como um todo, em sua maioria, não quer saber da verdade. Prefere, com toda certeza, aquilo que é fácil e assume a sua porção de “nós somos inútil” com uma certa dose de perversidade.

O preconceito que grassa pelas redes sociais é péssimo. Entretanto, a opinião preconcebida transmite a ideia de fraqueza de raciocínio.

Falsos e Fracos

É provável que aqueles que não se detiveram em cada expressão ou termo desta frase tenham que revê-la sob outra perspectiva. Surpreendentemente, a cada releitura, é possível ver como a frase é aplicável nestes tempos de redes sociais superficiais.

Certamente, as falácias e falsidades, que estão presentes na hipocrisia que campeia em tudo que se trata de mídia digital, estão no comando. Quanto mais falso e superficial, mais consegue sucesso e até mesmo dinheiro fácil. Os casos de golpes e falcatruas se sucedem no mundo das relações pessoais e longe do Governo.

Como se não bastasse, as pessoas querem levar vantagem sobre as outras e sobre o Estado. Desta forma, apontam seus dedinhos hipócritas para os políticos e tornam-se sonegadores da própria vida.

Nossa sociedade

Estes fracos de raciocínio(2) estão a um passo do abismo que eles querem para os outros e pensam que não lhe cabe.

Enfim, vemos nossa sociedade expor todo seu preconceito e não tem coragem de se olhar no espelho ou refletir sobre a sua eterna opinião preconcebida.

 

(1) “Entre sem bater – Mark Twain – Segunda Mão

(2) “Entre sem bater – Fernanda Young – Inteligência das Pessoas

 

Imagem: Entre sem Bater – Arthur Schopenhauer – Opinião Preconcebida

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, em associação a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário