O Cérebro
É básico do básico. Você pode nunca ter parado para pensar nisso, que é sério, é um problema e, certamente, carregou você até aqui. O caminho da verdade é a filosofia, e a filosofia moderna precisa, certamente, do cérebro, para te ajudar a pensar. Qualquer que seja o assunto, se exige o pensar e fazer. Tem que usar o cérebro se exige o pensar, e ao usar o cérebro você adquire o direito de filosofar.
De forma ampla, temos dois hemisférios cerebrais(1). Existe muita lenda sobre este pequeno órgão dos seres humanos. Mas existem muitas verdades que são ocultas, e idiotas costumam dizer que: “… não me preocupo com isto …”, ou costumam trollar (tá na moda o termo !) dizendo que “… isto é a coisa mais importante das menos importantes …”.
O hemisfério direito serve para coisas ditas racionais: escrever, pensar logicamente, raciocinar e uma parte de música relacionada ao ritmo. O esquerdo trata da intuição, emoção, imaginação, criatividade e a parte musical relacionada às melodias. Um dos motivos que, instintivamente, gosto de todos os tipos de música. Exercita os dois lados do cérebro.
A filosofia abarca várias destas funções. Pensadores foram descobrindo que ética, raciocínio, estética e outros atributos das pessoas, exercitam todas as partes do cérebro. E quem acha que “liga” uma função e desliga outra, não tem a mínima ideia do que acontece.
Cérebro não desliga e fuja de quem zomba da filosofia moderna ou antiga.
Filosofia
Tentar falar de filosofia é igual a escrever sobre singularidade tecnológica(2); ninguém entende ou nem prestam atenção. Anteriormente, a filosofia mudou o mundo e o ponto de partida foi a Revolução Científica. O que provocou mudanças radicais para quem vivia na era pré-socrática ou dos dogmas da igreja.
Como se não bastasse, as grandes navegações e explorações, permitiram a troca de conhecimentos heterogêneos. Desse modo, a contraposição de culturas antagônicas ultrapassou as fronteiras do colonialismo. Decerto, o Iluminismo e as revoluções da época não ensinaram nada para os que vivem a revolução digital.
Viramos “a chave” para muitas coisas menos importantes, mas continuamos patinando nos conteúdos filosóficos.
Tive contato com a filosofia somente no meu primeiro semestre do ensino superior. Algo como “Iniciação Filosófica” a partir de um ótimo livro de nome “Filosofando“. Iniciei quatro cursos superiores e, em nenhum momento, pedi dispensa de disciplinas cursadas em outras faculdades. Portanto, posso requerer uma “quase” graduação em filosofia.
Escrevi este com o propósito de servir como base e referência para outros mais detalhados ou que associam outras disciplinas e ciências à filosofia moderna. Serve como uma bengala para não ter que ser repetitivo.
Ética
Tive algumas aulas sobre ética profissional. Achei que era tudo a mesma coisa. Nem as aulas de filosofia nos diversos cursos que fiz ajudaram muito. Entretanto, a leitura de textos explicativos e para “dummies” mostraram que, dos grandes temas, a Ética é o mais pujante.
O assunto é espinhoso, tal como a expressão “bom senso“, uma pessoas nunca dirá ou reconhecerá que tem “mau” sendo, ou seja aética. São os dedinhos sujos das redes sociais. Apontam a sujeira de todos os outros e não aguentam um espelho sincero.
A associação da ética à moralidade e a definição de que cada um, per si, decide como viver e que fazer, norteia tudo. Todos os outros temas da filosofia moderna podem ter “pontos de vista” divergentes, e todos acharem que tem razão pois a “sua” ética aprova.
Lógica
Inesperadamente, a lógica é difícil de sincronizar e pode ser difícil de entender. É natural se demoramos a perceber que é uma palavra ontologicamente diferente em tudo de outra e com o mesmo significado. É confuso? Imagina para alunos de lógica de programação que nunca estudaram filosofia.
É provável que eu tenha crescido num mundo de tecnologia inatingível. Detinha, com toda a certeza, a ideia de que a “lógica” era, tão somente, o que fazia os computadores funcionar.
Ao deparar-me com expressões lógicas do tipo “Sócrates é homem… Sócrates é inteligente… logo …” foi que entendi a importância da filosofia moderna e antiga para aqueles que fazem sistemas de informação.
Avancei, profissionalmente, no mundo da eletrônica e tecnologia e, posteriormente, na gestão e administração. É prazeroso descobrir que uma teoria, uma proposição, uma técnica apresenta-se para o mundo como saindo do zero.
"As pessoas neste mundo veem as coisas equivocadamente, e pensam que o que não compreendem deve ser o nada. Mas este não é o nada verdadeiro. É apenas confusão." in "O Livro dos Cinco Anéis) Miyamoto Musashi (1584-1645)
Surpreendentemente, ao ler o trecho acima, descobri o contexto exato e a conexão da filosofia e a lógica, binária ou não. Se bem que, constatei que os autores de “… filosofia não serve para nada …”, ou pior, quando somos professores e vemos alunos dizendo “… não sei para quê esta disciplina …” não sabem e, possivelmente, nunca saberão o real sentido de muitas coisas da vida.
Política
Quando escrevo que ética é um tema principal da filosofia, fundamento-me na questão de que outros temas dependem dela. Portanto, neste ponto, é possível reforçar a definição e a importância da ética.
Com efeito, política é o estudo, o debate, o pensamento e práxis sobre os direitos políticos, posições de Governo e de Estado. Adicionalmente, assuntos como os direitos dos cidadãos entram na pauta e, eventualmente, perde-se a noção de ética e moral.
Sou catastrofista, ou como diriam alguns amigos, pessimista, entretanto sou INTJ e realista. Mas, ver os críticos da política brasileira clamando por menos governo, menos impostos, por intervenções militares é pedagógico. Aqui, um parênteses; será que eles pensam que a intervenção militar é somente para os “outros”?
Concluo que a pouca educação que o poder público oferece ao brasileiro tem muita premeditação ou é somente um ótimo negócio(3).
Quando um país atinge o baixo nível de políticos (destaco que conheço políticos honestos no Brasil) é porque o fundo do poço é logo ali. Nosso país se ferrou quando D. João VI fugiu da Europa e veio parar no Rio de Janeiro. Naquela maldita “abertura dos portos” traçaram (as oligarquias) o destino do Brasil.
NÃO PODE DAR CERTO !
Falácias
Tenho alguns amigos que, eventualmente, me rotulam e paranoico. Ao mesmo tempo, outros adoram que eu exerça a minha “paranoia” caçando gente falaciosa. Esta parte, reconheço, também adoro. Não raro, as redes sociais tornaram-se o paraíso de sociopatas, e nada mais lógico que falaciosos e paralogistas sintam-se em casa.
Adoro empurrá-los de encontro às suas desculpas esfarrapadas.
No primeiro dia de aula das minhas turmas de lógica de programação, usava um texto muito legal de nome “O Amor é uma Falácia“. No entanto, somente professores de introdução à filosofia usavam este texto. Lembro perfeitamente que outro professor de Informática fez uma crítica por eu usar aquele tipo de texto.
Sei que a abordagem do texto é sensacional para as pessoas pensarem fora da caixinha. E, como resultado, é um dos textos mais lidos e comentados sobre iniciação filosófica. Muitos alunos, até hoje, não entenderam nada. Sempre imaginei que, para fazê-los pensar fora da caixinha, fosse necessário um choque de realidade filosófico.
Enfim, fracassei miseravelmente, na maioria dos casos, mas a dificuldade não é somente minha.
Por outro lado, meu temor é ver paralogistas (quem usa a falácia sem saber nem o que está usando) dominarem o mundo. Hoje somos poucos e raros a combatê-los. Estamos perdendo a guerra e eles sempre usam a hashtag #tôzoando.
Definitivamente, não são sérios e muito menos éticos.
Filosofia Moderna
O mundo é cíclico, tudo muda e as ideias vem e não voltam mais às ideias anteriores. Mas muita gente não consegue pensar fora da caixinha e ainda se irrita com quem pensa. Aristóteles, Platão, Einstein, Da Vinci, Galileu, Voltaire, Chaplin e tantos outros, foram filósofos e sempre abertos e antenados. Cérebros privilegiados que nunca retrocedem.
Adoro pensadores e cientistas, tanto quanto adoro criptografia e reputo os melhores do mundo como excelentes filósofos.
A frase acima, a princípio de Einstein, indica que alguma ferramenta altera neurônios com o propósito de implantar novas ideias em mentes limitadas.
Reticências da Filosofia
Este Blog tem a pretensão de ser multidisciplinar. Primeiramente, pensava em escrever sobre filosofia, até que abordei o tema “Filosofia Binária“, e foi uma decepção. Ninguém comentou ou compartilhou e muitos não entenderam. Entretanto, duas dúvidas de uma mesma pessoa, deram a motivação para escrever sobre o assunto. A coisa rendeu e este texto básico dará origem, num futuro indefinido, noutros textos sobre o tema filosofia moderna ou não.
Publicaremos pequenos textos sobre esta maravilhosa ciência que ajuda a todas as outras disciplinas que exigem compreensão e lógica.
Em suma, abaixo o mimimi e vamos filosofar ?
Filosofia moderna, antiga, qualquer uma, para todos, sem distinções e discriminações, desde a creche !
(1) “Hemisférios Cerebrais – Language Brasil”
(2) “Singularidade Tecnológica – Wikipedia”
(3) “Um ótimo negócio, de pai para filho“.
Charge: Alex (adaptada)
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, etc.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que se tornam erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas, mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.