Dia do Amigo
A amizade é um dos pilares fundamentais da existência humana, enriquecendo nossas vidas com conexões significativas e apoio emocional. Em reconhecimento a essa relação especial, comemoramos, nesta data, o “Dia do Amigo” em várias partes do mundo. A data representa uma oportunidade única para celebrar e valorizar a importância dos amigos, Contudo, relembrar momentos compartilhados e fortalecer laços de amizade, numa única data, pode ser um grande equívoco.
Origem do Dia do Amigo
O “Dia do Amigo” teve origem em Buenos Aires, Argentina, na década de 1960. O médico e psicólogo Enrique Ernesto Febbraro teve a ideia de instituir uma data para homenagear a amizade. Febbraro com a missão da NASA que enviou a primeira nave tripulada à Lua, a Apollo 11, em 20 de julho de 1969. Desse modo, ele percebeu que a amizade era uma ferramenta poderosa para unir pessoas em todo o mundo. Imaginou que a superação de barreiras culturais, ideológicas e linguísticas era um laço para criar amizades.
Assim sendo, propôs que o dia 20 de julho se tornasse o “Dia do Amigo”, uma coisa que, #IMHO, foi bem non sense.
Portanto, com o passar dos anos, a data foi adotada em diferentes países em dias distintos, Em alguns lugares, o “Dia do Amigo” é comemorado em 30 de julho, enquanto em outros, como no Brasil, é celebrado em 18 de abril e 20 de julho. E não existe, surpreendentemente, laços de amizade nem para sincronizar a data comemorativa.
É provável que, independentemente da data, o espírito comemorativo seja o mesmo: honrar e cultivar as amizades em nossas vidas.
A Importância das Amizades
Em primeiro lugar, é importante frisar que amigos e amizades são relacionamentos afetivos que transcendem os laços familiares. Relações de amizade nos oferecem, sobretudo, apoio, compreensão e alegria. Num mundo ideal, até mais que numa família e casamento, amigos compartilham momentos especiais, sorrisos, lágrimas e segredos. Desse modo, tornam-se possíveis e verdadeiros pilares de sustentação emocional. É provável que ao longo da história da humanidade, a amizade sempre desempenhou um papel vital no desenvolvimento das sociedades. Ou, por outro lado, que apenas proporcionaram uma rede de suporte para enfrentar desafios e celebrar conquistas e dominar os inimigos.
Hipoteticamente, ter amigos com quem compartilhar experiências e sentimentos reduz a solidão e aumenta os níveis de satisfação com a vida. Além disso, amigos costumam incentivar mudanças positivas, oferecendo perspectivas diferentes e motivando-nos a melhorar como seres humanos. Contudo, num mundo moderno das redes sociais, a palavra amigo e amizade perderam o sentido e restaram num dia comemorativo.
Celebrando o “Dia do Amigo”
Enfim, é provável que o “Dia do Amigo” seja apenas uma data comercial ou uma simples data de troca de mensagens, dentro de um ano inteiro. Por outro lado, pode ser um tipo de lembrete para expressarmos nossa gratidão por aqueles que fazem parte de nossas vidas, todos os dias. A celebração deixou de ser com encontros pessoais, cartas e telefonemas. Impera, inquestionavelmente, as mensagens virtuais, a maioria automática, cheias de citações felizes e bonitas.
Alguém já viu, em alguma rede social, alguém praguejando alguma data comemorativa? Talvez, naqueles memes apócrifos e mal educados.
Por outro lado, o “Dia do Amigo” deveria nos convidar a fazer novas amizades, estendendo a mão para pessoas com quem compartilhamos interesses e valores. E, desse modo, podemos determinar que as amizades são somente aquelas que se alinham com nossos interesses.
C´est la vie !
Ser Amigo
Esta data é uma oportunidade de expressar nosso carinho e gratidão por esses seres queridos que tornam nossa jornada mais significativa. Outrossim, é um momento para reflexão da reciprocidade que temos com amigos, conhecidos, parentes e todos os relacionamentos.
Neste dia especial, celebremos a essência da amizade, cultivemos laços sinceros e dediquemos tempo para nutrir essas relações tão valiosas. Que o “Dia do Amigo” nos lembre sempre da importância de estar presente e apoiar aqueles que escolhemos como família do coração, fortalecendo esses vínculos que enriquecem nossas vidas e nos tornam seres humanos melhores.
Para ganhar uma data tão especial deve ter um motivo maior. Ser um amigo vai além de rir numa roda de conversa, ter noites e dias agradáveis ao lado das pessoas que amamos e intitulamos de amigos.
Surpreendentemente, muitas pessoas consideram seus animais de estimação, seus melhores amigos. Para elas não há nada mais sincero que uma lambida e a alegria de seu bichinho ao ver que seu dono chegou logo após o trabalho. Eles são considerados amigos além da medida.
Enfim, ser amigo pode ser um ato que manifesta-se à distância, ou até mesmo no afastamento real e virtual. Contudo, a correria do mundo atual está filtrando e selecionando a verdadeira simbologia e ressignificando o “dia do amigo”.
Fico imaginando que o homem na lua motivou a criação desta comemoração. É provável que nunca mais seja como antes, ou refaçam tudo quando o homem chegar a Marte. A sociedade moderna não consegue estreitar laços de amizade nem entre irmãos de sangue, e tem que avançar em utopias.
Imagem: Reprodução Internet
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.