Música Tema
Adotei, quando da criação deste Blog, alguns critérios que, se fosse num jornal, chamariam de ” Manual da Redação “. Estes critérios são subjetivos e pessoais, certamente existirão exceções, e um deles é ter trilhas que sigam o mesmo raciocínio. Desse modo, as ideias gerais são dadas e indicadas em ” BIO – Apresentação ” conjuminada com ” Advertências “. Uma das trilhas é pegar letras de música e associá-las a fatos atuais como, por exemplo, este texto e a música Bichos Escrotos.
A letra dos poetas e musicistas Nando Reis, Arnaldo Antunes e Sérgio Britto serve como uma luva, mesmo que estejamos vivendo tempos sombrios desde 2016.
Bichos Escrotos
Em primeiro lugar, é essencial explicar algumas coisas pois letra de música, poema, livro, crônica e muitos outros textos podem ter muitas interpretações. A letra da música Bichos Escrotos foi, inegavelmente, construída num contexto completamente diferente daquele que vivemos ( sofremos, na realidade ) desde 2016. Desse modo, a transposição para nossos tempos não pode ser associada como se fosse uma premonição dos autores ou algum tipo de Centúrias de Nostradamus.
É provável que, ao tomarmos uma letra de música feita tempos atrás e coloquemos nos dias atuais para ” mandar recados ” estejamos fazendo o que muita gente faz com premonições.
A Letra
A letra principal da música, sem refrão, Bichos Escrotos é simples. Entretanto, o cenário de distopia e conturbado momento político ( abertura, Diretas Já, morte de Tancredo Neves etc. ) só provoca interpretações para aqueles que vivenciaram. Surpreendentemente, um ou outro brasileiro de uma geração Y ou Millennials podem associar facilmente, mas não vai ser tão simples.
Bichos!
Saiam dos lixos
Baratas!
Me deixem ver suas patas
Ratos!
Entrem nos sapatos
Do cidadão civilizado
Pulgas!
Que habitam minhas rugas
Oncinha pintada
Zebrinha listrada
Coelhinho peludo
Vão se fuder !
Porque aqui na face da terra, só bicho escroto
É que vai ter
Bichos escrotos
Saiam dos esgotos
Bichos escrotos
Venham enfeitar
Meu lar, meu jantar
Meu nobre paladar!
BIS
Bichos!
Baratas!
Ratos!
Cidadão civilizado!
Bichos Escrotos – Terceiro Milênio
Com toda a certeza, bandas, cantores(as) e artistas em geral tem importância significativa na história e cultura do país. Por outro lado, estes artistas podem se expressar de acordo com as suas convicções que não são da maioria. Diz a lenda que a letra/música foi construída num momento político deplorável e que iludiu muitos brasileiros que queriam votar para presidente. O Congresso Nacional elegeu um presidente que não tomou posse ( Tancredo Neves ) e, conforme desejo das oligarquias, um ” coroné ” nordestino ( José Sarney ) ficou no comando.
Aqueles letristas eram ( uns ainda são, outros morreram e alguns poucos foram convertidos pelo demônio ) experts em predição, sobretudo quando compunham.
Se bem que, a letra desta música tema deste texto, como tantas outras dos Titãs, é um prato cheio para apontarmos nossos dedinhos e dizermos:
Bichos Escrotos, vão se fuder !
Nostradamus
Em suma, não é necessário ser nenhum Nostradamus ou interpretar Centúrias para ter a capacidade de transpor a letra dos Titãs e adequá-la aos dias de hoje. Como se não bastasse, os escrotos se multiplicaram como ratos. Certamente, além da política, fizeram um monte de ratos, baratas, pulgas, carrapatos, capitães-do-mato e demais parasitas saírem dos armários e esgotos.
Nesse ínterim ( um tanto longo ), saímos de um desejo de Diretas Já e passamos para ” Impeachment ” de novo e o tal do meteoro nem passou perto. Depois dizem que não tem “bandido de estimação” posando de cidadão civilizado, não são, nunca foram e jamais serão e, por isso, são somente um bicho escroto.
P. S. A trilha ” A Profecia ” terá interpretação de músicas, livros, filmes, séries e frases célebres para o momento de construção do texto.
Tirinha: Willtirando
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.