Pecados Menores - Agência Minas

Brumadinho e os vários “pecados menores”.

Pecados

Escrevi, anteriormente, aqui neste Blog, um texto sobre os pecados. Relacionei os pecados segundo versões bíblicas e relacionei aos pecados do mundo digital(1). A relação dos pecados e associação ao mundo digital, certamente, provocou muita gente. Entretanto, vejo que as pessoas não ficam incomodadas com a minha associação. A maioria das manifestações diz respeito à carapuça que cada um enfia. Desse modo, um texto do articulista Thiago Herdy (UOL), me chamou a atenção sobre os chamados “pecados menores”.

Voltando ainda um pouco no tempo, criei outra série de textos sobre o crime de Mariana – “Não foi acidente – Crime do Século“. A tragédia de Brumadinho, serviu para apagar da memória da maioria dos brasileiros o crime da Samarco / Vale / BHP. Após completar três anos do gravíssimo evento de Brumadinho, sou “agraciado” com a notícia/suposição sobre um representante do Ministério Público.

Pecados Menores

Mariana, que na minha opinião foi um crime ambiental e contra a vida, nem pecado é mais. O caso de Brumadinho tem reconhecimento como se fosse uma fatalidade, e ninguém responde a processo. As enchentes recentes exigem verbas para recompor a vida de muitas pessoas.

Tudo (Mariana, Brumadinho, enchentes etc.) está na classificação de pecados menores, bem como outras coisas sem importância.

O papel do Ministério Público, tanto no caso de Mariana como de Brumadinho, tem muito de mistério e incompreensão.

Assim sendo, quando vemos o processo de construção de uma ponte, para atender o pedido de um chefe do MPMG, fica aterrorizante.

O Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares, que tem homenagens e referências na cidade agraciada com a obra, não admite nem um pecado ou abuso.

É impressionante o relato descrito no texto do UOL. A desfaçatez de todos os envolvidos é a prova cabal de que nem se preocupam em ser hipócritas.

Com STF e tudo

Justificativas como “… muitas cidades longe de Brumadinho receberam recursos …” é de uma cara-de-pau ímpar. Podemos dizer que estes pecados menores têm o patrocínio da ALMG e do Executivo Estadual. Certamente, com o conhecimento do Judiciário, do TCE e até do “com STF e TUDO!“.

Surpreendentemente, a mídia mineira não apresenta nenhuma matéria sobre o assunto. Nesse ínterim, novas licenças, para novas barragens, são pauta no MP, na Assembleia Legislativa, no Executivo Estadual. Parece que não há limites para a certeza da impunidade sobre estes agentes públicos.

Os cidadãos da cidade que terá seu “futuro” bem sólido, podem até não prestar atenção na questão, estão mais preocupados com questões domésticas. Beneficiários da obra, enaltece governador, vereador que dá título de cidadão, o que é muito triste, #IMNSHO.

Em suma, é assim em Pindorama de Tim Maia: “não pode dar certo

Fake News

Enfim, em tempos de redes sociais rasteiras e explosão das fake news perfeitas, fica uma grande dúvida sobre o texto ao qual fiz referência.

Será que o autor cometeu algum equívoco, será fake news?

Por outro lado, é instigador apresentar uma opinião sobre o tema e ver a reação das pessoas.

Tenho feito alguns debates com pessoas relacionadas aos meus perfis nas redes sociais. Alguns entendem que não vale a pena debater sobre estas questões com os que defendem gente como este Procurador do MP. Certamente, vejo de forma completamente diferente e adoraria até entender o que passa na cabeça das pessoas sobre o tema.

Vida longa ao Jarbas Soares no MPMG, que ele consiga ajudar as vítimas de Mariana e Brumadinho. E, desta forma, ajude para que não aconteçam novos crimes.

Uma vez que você conseguiu ler até o final, uma pergunta: Você acha que pecados menores merecem ao menos esta pequena citação?

 

(1) “Pecados – as origens e o mundo digital

 

Imagem: Agência Minas

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas, mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
  • Caso queira fazer comentários no texto, clique aqui e envie mensagem para pyxis at gmail.com e, certamente, faremos a autorização.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário