Vosso Reino - El Reino _ The Kingdom - Netflix

Venha a nós, o vosso reino …

Vosso Reino

Vosso Reino, O Reino (The Kingdom) ou El Reino é uma série de TV disponível no Netflix para assinantes. Sua primeira temporada (8 episódios) está disponível desde 2021 e, recentemente (2023), liberaram a 2a temporada (6 episódios).

A proposta de textos sobre séries, filmes e documentários não é avaliar a produção “Vosso Reino” ou atuações dos atores/atrizes. Desse modo, reiteramos que o foco principal é o enredo, sua contextualização e analogias com o Brasil atual. Assim sendo, “Vosso Reino” estará neste texto com poucas citações de nomes de personagens ou atores. Tentaremos nos ater às posições e funções, para forçar a analogia com nossa vida real.

Enfim, como todos os personagens e a histórias são fictícios, não é problema associarmos com as funções e atividades de personalidades reais.

Sinopse

A sinopse que a plataforma Netflix colocou à disposição, em síntese, é muito pobre e superficial

Vosso Reino

Após o assassinato do companheiro de partido, um pastor se candidata à presidência da Argentina. Só que de santo ele não tem nada.
Estrelando: Chino Darín, Nancy Dupláa, Joaquín Furriel
Criação: Marcelo Piñeyro, Claudia Piñeiro
Fonte: Netflix

E, como se não bastasse, sites como “IMDB” ou Rotten Tomatoes” são mais espartanos e seguem a linha da plataforma de streaming.

Política e Religião

Costumo afirmar que política, futebol e religião devem ser alvo de intensos e calorosos debates e polêmicas. Entretanto, Parece que não é somente no Brasil que as pessoas misturam estas três editorias. Assim sendo, as paixões exacerbadas de um dos temas pode contaminar outro tema e nunca vi que algo de bom se apresentasse como resultado.

Na produção argentina, a história de um “bispo”, terrivelmente evangélico, que chega ao poder na política é pura ficção. Após o assassinato do candidato a presidente, seu vice decide continuar a campanha da chapa em nome de “Deus, da família e dos bons costumes”.

Surpreendentemente, o enredo nos faz lembrar que já tivemos situações parecidas ou, o que é pior, podemos ter pessoas terrivelmente religiosas no poder. Embora a Constituição Brasileira não traga expressamente a questão de sermos um Estado Laico, tem algumas previsões razoáveis.

Com efeito, o art. 19 e inciso I da CF/88 diz que:

É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público“.

Episódios

Episódios da 1ª temporada tem títulos bastantes sugestivos para a situação do Brasil. Por outro lado, alguns episódios são bem sugestivos para que sirvam de motivação na construção de textos específicos. É surreal a semelhança da ficção com a vida real, pelo menos para nós brasileiros. Contudo, caso algum evangélico neopentecostal brasileiro tenha coragem de ver a série, ele nem vai refletir. Com toda a certeza ele vai dizer: – A minha igreja e o meu pastor não têm nada a ver com esta história. Aqui, aplica-se, inquestionavelmente, Mateus 7:5, para todos.

Alguns episódios bastante interessantes nos levam a fazer uma reflexão com a história recente (ou futura, quem sabe?) do Brasil.

Temporada 1

  • Episódio 1 – Controle de danos
  • Episódio 2 – Um homem de Deus
  • Episódio 7 – A marca do demônio
  • Episódio 8 – Para o bem da república

Temporada 2

  • Episódio 1 – Entre deuses e monstros
  • Episódio 2 – Os peões do rei
  • Episódio 3 – Um plano
  • Episódio 4 – Violência divina
  • Episódio 5 – Fome de poder

Enredo e Roteiro

De acordo com as minhas elucubrações, estes títulos dariam excelentes roteiros e enredo com personagens reais brasileiros. Assim sendo, tenho escrito alguns textos a partir de frases, que se encaixam em verdadeiros episódios épicos. Por exemplo, “Entre deuses e monstros” eu associaria ao texto “Monstros” da trilha “Entre sem bater”.

Do mesmo modo, “Para o bem da república” tem forte associação com vários outros textos, inclusive “O tamanho da Presidência da República“.

As correlações são infinitas, até mesmo em episódios com títulos, aparentemente, sem relação com a nossa realidade.

A série teve renovação para mais do que os seis episódios da 2ª temporada. Contudo, alguma intercorrência reduziu o número de episódios e encerrou a série.

Embora a série (nas duas temporadas) possa parecer arrastando, “Vosso Reino” consegue prender a atenção do espectador. Se bem que, em algumas cenas, a previsibilidade de um gênero thriller é patente.

Reitero que o enredo é instigante e, se tomarmos analogamente ao Brasil recente, presta-se a uma interessante reflexão. Ao contrário de outras séries, não aconselhamos ver os episódios de forma aleatória. Neste caso, a sequência de episódios e cenas é fundamental. Normalmente, vejo estas produções em idiomas diferentes (legenda e dublagem/som original) e em modo de aceleração mais rápida.

Recomendo !

Personagens

Temos identificação com todos os personagens na vida real a partir de “Vosso Reino”. Um presidente terrivelmente evangélico para seus seguidores. Um assessor político que cuida das imagem e faz o papel de influencer. Um quinta coluna à serviço de outras nações e tratando políticos como marionetes. Representantes do Poder Judiciário atuando de forma parcial e conspiratória. A polícia que investiga e a polícia que não deixa investigar. E, aqueles atores do elenco de apoio que são a cara de nossos eleitores e seguidores de nossos políticos.

Enfim, desde o adolescente que tem poderes especiais até o mais influente manipulador, passando por toda a família do pastor, todos são reais. É impossível assistir aos episódios sem encontrar um personagem que não tenha equivalência em nossas famílias ou círculo profissional.

Vivemos, como na ficção, uma mistureba de política e religião em que ninguém debate nenhuma ideia para progredir, todos têm opinião pronta e “imexível”.

News

Após ver a segunda temporada, uma bomba relacionada ao ex-presidente brasileiro e pastores evangélicos teve anúncio restrito na mídia.

O  presidente do Sindifisco divulgou processo existente no TCU em que o ex-presidente concede benefícios de aposentadoria a pastores(1), ao arrepio do legislativo. É provável que o Ministro da Economia, com ligações fraternais a pastores e outros dirigentes religiosos seja uma influência para o benefício.

Em suma, a série “Vosso Reino” tem classificação de ficção, tem suas cenas e enredo de entendimento de qualquer brasileiro, por atos e omissões. Entretanto, como tantas outras, os personagens têm seus equivalentes reais cuja associação não é de responsabilidade dos autores, e nem minha.

Aceito desafios, inclusive de evangélicos, ao debate sobre o enredo deste filme, analogamente às coisas do Brasil nos últimos anos.

P. S.

Em todos os textos sobre séries, filmes e documentários evitamos, com toda a certeza, qualquer tipo de spoiler. Se, eventualmente, alguma situação levar a alguma revelação, pedimos desculpas, pois não é nossa intenção.

 

(1) “Bolsonaro fez a população pagar por aposentadoria de pastores, acusa presidente do Sindifisco

 

(*) Revisado e atualizado em abril de 2023

 

Imagem: Reprodução Netflix

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, em associação a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário