Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Das muitas definições e frases sobre “Sucesso” quem fez uma descrição com bastante propriedade foi Bill Gates.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Bill Gates
O preclaro Bill Gates fomentou ideias e suas frases ainda ecoam mundo afora, mesmo com a explosão das redes sociais. Desde que perdeu o “trono” de mais rico do mundo, Bill Gates utiliza muito de seu dinheiro para ações de filantropia. Antes de sua saída do comando da Microsoft, suas frases impactaram muitos profissionais de TI. Entretanto, nem sempre suas previsões se confirmam em pouco tempo, algumas demoram um pouco para alcançar o sucesso.
William Henry Gates III (nascido em 28 de outubro de 1955) é um empresário, investidor, filantropo e escritor americano mais conhecido por ser cofundador da gigante do software Microsoft, junto com seu amigo de infância Paul Allen. Durante sua carreira na Microsoft, Gates ocupou os cargos de presidente do conselho, diretor executivo (CEO), presidente e arquiteto-chefe de software, ao mesmo tempo que foi seu maior acionista individual até maio de 2014. Ele era o grande empreendedor da revolução dos microcomputadores na área de software das décadas de 1970 e 1980.
Fonte: Wikipedia (Inglês)
O Sucesso
Existe uma frase sobre o sucesso, que algumas pessoas reproduzem, como se fosse de Einstein, que é lapidar.
- O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.
A frase, serve para o inglês e também para o idioma português, o que provoca uma disseminação como se fosse inteligente atribuí-la a Einstein. Contudo, ela reproduz-se como sendo de diversos pensadores, mas as pessoas não pensam, demonstrando uma inteligência superficial(1). Certamente, mal sabem que podem significar muitas coisas, com um grau de subjetividade incomensurável.
Tenho um conhecido de longa data que ao término de qualquer tarefa, diz a palavra sucesso, como uma vitória esplendorosa. Desse modo, este conhecido e tantos vilipendiam a palavra e nem usam os sinônimos com maior propriedade.
O termo/palavra “sucesso” carrega muitos significados, que variam de acordo com o contexto e a perspectiva de quem a utiliza. Nos dicionários, encontramos definições desde a simples consequência positiva de uma ação até resultados mais abrangentes. É provável que o conceito de sucesso apresenta, atualmente, três dimensões distintas: nas redes sociais, na vida profissional e na vida pessoal.
Frases
Algumas frases sobre a ideia de sucesso merecem destaque, até para todas as contraposições se ajustarem.
“Fórmula para o sucesso: a = x + y + z , onde x é trabalho, y é lazer e z é boca fechada.” Albert Einstein
“Uma chave importante para o sucesso é a autoconfiança. Uma chave importante para a autoconfiança é a preparação.” Arthur Ashe
“A felicidade, a riqueza e o sucesso são subprodutos dos objetivos que estabelecemos. Não podem ser os próprios objetivos“ Denis Waitley
“O sucesso não ocorre por acaso” Lair Ribeiro
“Tudo que você precisa nesta vida é ignorância e confiança, e então o sucesso será garantido” Mark Twain
“O segredo do sucesso, nos negócios como no amor, é a dissimulação. É preciso dissimular o desejo que se sente, é preciso simular o desejo que não se sente. É preciso mentir” René Girard
Surpreendentemente, as redes sociais de hoje ou contrariam Einstein ou refletem que as bocas abertas mudaram o mundo, enganando e mentindo.
Redes Sociais
Nas plataformas digitais, as pessoas medem o sucesso pelo número de seguidores, likes e compartilhamentos, um grande equívoco. Desse modo, a popularidade, inclusive a falsa, confunde-se com êxito ou boas referências. Entretanto, a imagem delas nem sempre reflete a realidade ou os resultados positivos que anunciam. A busca incessante por validação online leva, quase sempre, a uma representação irreal da vida e do trabalho de cada perfil ou personagem.
Vida Profissional
No ambiente profissional, o sucesso frequentemente está vinculado a conquistas tangíveis. Por exemplo, ascensão na carreira, salários elevados e reconhecimento público são parâmetros para alguns poucos. No entanto, essa perspectiva negligencia aspectos cruciais, como a satisfação pessoal e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Além disso, o sucesso profissional tem sua construção sobre uma competição feroz e egocêntrica. Como se não bastasse, inexiste ambiente profissional em que alguém obtenha sucesso sem ajuda de outras pessoas. A hipocrisia corporativa apresenta-se de forma extrema quando muitos compram o sucesso em tempos de atividades no mundo virtual. O exibicionismo e a soberba(2) existente em algumas plataformas são, certamente, exemplos que todos já viram. Na maioria dos casos, o sucesso na vida profissional provoca tanto ambientes falsamente felizes como espaços de trabalho hostil.
Vida Pessoal
Na esfera pessoal, percebemos o sucesso como a realização de metas individuais, na maioria dos casos, individualistas. Por exemplo, a construção de relacionamentos saudáveis e a busca pela felicidade intrínseca deveriam ter mão dupla. No entanto, as pressões externas (outras pessoas) influenciam essa definição, levando a uma busca por atender padrões pré-estabelecidos. A comparação constante com os outros, crescente depois da explosão das redes sociais, prejudica a todos. Sem dúvida, cada um perde sua verdadeira essência ao buscar o sucesso pessoal, a partir de referências de uma sociedade em colapso. Muitos pensadores e analistas comportamentais têm suas teorias e frases sobre os efeitos do sucesso subjetivo nas pessoas.
Contrapontos do Sucesso
A Superficialidade nas Redes Sociais
Enquanto as redes sociais oferecem uma vitrine para o sucesso, essa representação muitas vezes não reflete a realidade. A busca incessante por likes ou seguidores pode criar uma cultura de superficialidade, onde a imagem torna-se mais valiosa do que a substância. A popularidade virtual pode ser efêmera e, muitas vezes, vazia de significado real. Assim sendo, o que vemos pode ser uma representação onde a superficialidade e falsidade se sobrepõem à autenticidade.
A Competição Desenfreada no Ambiente Profissional
A busca pelo sucesso profissional pode transformar o ambiente de trabalho em um campo de competição desenfreada. A pressão por resultados tangíveis leva à exploração e ao esquecimento de valores éticos. O sucesso, nesse contexto, surge e cresce à custa da saúde mental e do equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Como se não bastasse, ignorar seres humanos, na maioria dos casos, executando trabalhos simples, é o lado cruel do sucesso subjetivo.
O Peso das Expectativas na Vida Pessoal
Na vida pessoal, as expectativas sociais e as comparações constantes distorcem e falseiam a percepção do sucesso. A busca por padrões inatingíveis (objetivos e metas presentes nas redes sociais) gera ansiedade e insatisfação. O verdadeiro sucesso pessoal deve ser autêntico, alheio às pressões externas. Desse modo, as pessoas seriam mais autênticas na vida pessoal e profissional, ao contrário do que vemos nas redes sociais.
A hipocrisia e a falsidade
Atualmente, as muitas frases sobre sucesso, das quais reproduzimos alguns exemplos, são títulos de palestras, lives de coaches e afins. Nada mais superficial, mas que agrada a muitas pessoas perdidas num mar de informação sem nenhum conhecimento(3).
O mundo das redes sociais é um lugar onde a imagem e a interpretação são tudo. As pessoas exibem apenas o lado bom da sua vida, escondendo os problemas e as dificuldades. O contrário de sucesso como perda, desastre, azar, infortúnio e tragédia, por exemplo, passam longe das redes sociais.
Com toda a certeza, essa falsa realidade pode levar as pessoas a acreditarem que o sucesso é algo que só acontece com os outros. Ou, numa hipótese pior, as coisas boas por desígnios divinos ou por orientação dos que praticam a manipulação de massa(4). Elas sentem-se inferiores ou como se não bastasse, incrédulas ou pouco religiosas, o que provoca um impacto negativo na sua autoestima.
É importante lembrar que as redes sociais são apenas uma ferramenta, que tem sua utilização sem os cuidados necessários. Inquestionavelmente, essas ferramentas podem ter uso para compartilhamento de momentos felizes, com os devidos cuidados. Entretanto, ouso majoritário é na criação de imagens falsas da realidade.
As pessoas precisam ser críticas ao conteúdo que veem nas redes sociais pensando na hipocrisia, falsidade e maldade das pessoas. Elas devem lembrar que a realidade não é sempre o que parece e seguir ou compartilhar conteúdos de “sucesso” deve ter avaliação severa.
P. S.
A quantidade de subcelebridades e personagens que fazem sucesso nas redes sociais, atualmente, é assustadora. Contudo, o mais terrível é ver os milhões que seguem e dão dinheiro para estes enganadores e farsantes. Cada idiota que compartilha uma mentira, para se mostrar fiel a seu bandido de rede social, mostra-se pior do que eles.
(1) “Entre sem bater – Cezar Taurion – Inteligência Superficial”
(2) “Pecados Digitais – A Soberba”
(3) “Entre sem bater – John Locke – O Conhecimento”
(4) “Hegel e a Manipulação de Massas”
Imagem: Entre sem Bater – Bill Gates – O Sucesso
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.