Entre sem bater - Amit Ray - As Amígdalas

Entre sem bater – Amit Ray – As Amígdalas

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Certamente, as pessoas nem imaginam que a inteligência artificial tem relação estreita com as “Amígdalas” e o pensamento de Amit Ray.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Amit Ray

Amit Ray tem uma formação multidisciplinar, como muitos indianos que conquistam a oportunidade de estudar. É provável que a cultura hindi seja a causa para que aquele país experimente avanços em diversas ciências e áreas do conhecimento. Desse modo, o assunto que diz respeito às amígdalas (cerebelosas) e a associação com a Inteligência emocional, merecem uma profunda reflexão.

Amit Ray (nascido em 12 de agosto de 1960) é um autor indiano e “mestre espiritual“. Ele é conhecido por seus ensinamentos sobre meditação, ioga, paz e compaixão. Ele é mais conhecido por seu sistema de 114 chakras, meditação Om e técnicas integradas de ioga e meditação vipassana. Amit Ray é autor de vários livros sobre meditação e outros temas espirituais. Ele foi um dos pioneiros na proposta de inteligência artificial compassiva.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

As Amígdalas

Em primeiro lugar, é necessário fazer uma desambiguação extremamente importante. É muito incomum uma mesma palavra ter seu uso para duas coisas diferentes na mesma área do conhecimento. Assim sendo, no tema anatomia, é muito estranho que as pessoas conheçam a amígdala como uma coisa e na realidade pode ser outra.

Por isso, é necessário separar a amígdala cerebelosa(1) da amígdala faríngea, que pode ter o nome de “tonsila“. A diferença entre as duas é tão gritante que as frases e estudos sobre as mesmas me chamaram a atenção.

É comum, e todas as pessoas já ouviram que “fulano foi fazer uma cirurgia para retirar as amígdalas…“. E, surpreendentemente, o senso comum(2) indica que a retirada é fácil e não farão falta. Os casos de pessoas que morrem ao retirar o pedaço da faringe fazem parte do imaginário e lendas urbanas da medicina.

Enfim, repito, é muito estranho o mesmo nome para funções tão distintas e relevantes para o comportamento humano.

Cerebelosas

Faz-se necessário reproduzir a definição e explicação do funcionamento da amígdala cerebelosa, para não restarem dúvidas. Mais adiante entenderemos a frase-chave de Amit Ray.

As amígdalas ou amídalas cerebelosas são grupos de neurônios que, juntos, formam duas massas esferóides de substância cinzenta com cerca de três centímetros de diâmetro, localizadas no pólo temporal de cada hemisfério cerebral de grande parte dos vertebrados, incluindo o ser humano. Esta região do cérebro faz parte do sistema límbico e é um importante centro regulador do comportamento sexual, do comportamento agressivo, respostas emocionais e da reatividade a estímulos biologicamente relevantes. Este conjunto nuclear é também importante para os conteúdos emocionais das nossas memórias. A ablação bilateral das amígdalas cerebelosas origina a Síndrome de Kluver-Bucy, caracterizada pela ausência de respostas agressivas, pela cortesia exagerada, oralidade e pela hipersexualidade.

Fonte: Wikipedia (Português)

Desse modo, observamos que esta massa do cérebro pode ativar o modo sociopatas, psicopata ou adestramento total. Por isso, estudiosos do tema tentam fazer relacionamentos com o comportamento das pessoas e a ativação da massa. Por outro lado, alguns manipuladores aproveitam-se desses atributos e dominam a mente das pessoas de maneira irreversível.

Democracia Sombria

A frase de Amit Ray, é um pouco mais emblemática do que a frase que utilizamos na imagem deste texto.

A histeria de guerra e o nacionalismo obscuro desativam o córtex pré-frontal em massa (o cérebro racional) e ativam a amígdala (os centros do medo). Eles são as principais ferramentas para a democracia sombria.

Amit Ray in “Mundo Livre de Armas Nucleares” (2017)

A livre tradução da frase nos permitiu inferir a ideia e associá-la com as diversas democracias sombrias que vivenciamos atualmente. Como se não bastasse, é possível depreender que as redes sociais obnubilam as amígdalas cerebelosas para o bem. Por outro lado, sofrem grande manipulação e atuam no mal para as mentes humanas.

Desse modo, as pessoas não possuem o tal livre arbítrio que tanto se propaga e que somos, de fato, falsamente livres(3).

Vivemos a grande ilusão de que somos capazes de pensar e agir com nossos próprios sentimentos e desejos. Um manipulador de massas já disse que o homem é produto do meio e sua manipulação não tem limites.

Quais são os desafios, ameaças e oportunidades no uso da inteligência artificial (IA) que estão, inquestionavelmente, fora de controle dos pobres mortais.

IA e as Amígdalas Cerebelosas

À medida que a IA avança a passos largos, surgem questões profundas sobre o seu impacto na natureza humana. Desta forma, no que diz respeito às amígdalas cerebelosas, estruturas cruciais para a reflexão, ação e inteligência emocional, tudo é um mistério. A aceitação dessas amígdalas como fundamentais para a cognição humana é incipiente ou sob domínio de poucos especialistas. Entretanto, quando associa-se com IA, levanta uma série de desafios, ameaças e oportunidades que merecem uma análise cuidadosa.

Ameaças

É provável que, para grupos de pessoas, ameaças sejam oportunidades, pois a ideia de que o homem quer dominar outros homens é real. Assim sendo, três ameaças a indivíduos e que a maioria dos perfis de redes sociais nem percebem.

  1. Perda da Autenticidade Emocional: A reprodução das amígdalas cerebelosas pela IA pode levar à emulação das emoções humanas sem a verdadeira compreensão ou autenticidade. A capacidade de simular sentimentos pode resultar em interações superficiais, afetando as relações interpessoais e a capacidade de empatia genuína.
  2. Risco de Manipulação: Se a IA dominar as amígdalas cerebelosas, há o risco de manipulação emocional. A capacidade de entender e influenciar emoções tem vasta exploração, de maneiras negativas e até cruéis. Desse modo,  seja em publicidade, propaganda política, estratégias de guerra psicológica e manipulação de mentes fracas o risco é real.
  3. Desumanização do Processo Decisório: A tomada de decisões, intrinsecamente ligada às amígdalas cerebelosas, pode tornar-se um processo mecânico e sem nenhum senso de humanidade. A ausência de intuição e sensibilidade emocional nas escolhas pode resultar em decisões que ignoram aspectos éticos e humanos cruciais.

Oportunidades

Outrossim, como nas ideias filosóficas de Amit e outros gurus orientais, uma mesma situação apresenta a dualidade como no “Yin e Yang”(4)

  1. Aprimoramento da Inteligência Emocional: A IA que domina as amígdalas cerebelosas pode potencialmente aprimorar a inteligência emocional. Com uma compreensão mais profunda das emoções humanas, a tecnologia pode auxiliar nas emoções. O desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, pode, eventualmente, desenvolver relacionamentos mais saudáveis.
  2. Saúde Mental e Bem-Estar: A capacidade de a IA compreender e responder às emoções humanas pode ajudar na melhoria da saúde mental. Aplicações terapêuticas para suporte emocional personalizado e intervenções preventivas para ter um desenvolvimento rápido. Desta forma, questões como ansiedade, depressão e estresse, comuns nos dias atuais, podem trazer o bem-estar.
  3. Avanço na Comunicação Interespécies: Se a IA alcançar uma compreensão sofisticada das amígdalas cerebelosas, isso poderia abrir caminho para comunicações distópicas. Seria possível, através de estudos eficazes estabelecer comunicação com outras espécies. Isso teria implicações para a conservação ambiental e o entendimento das complexas interações entre seres vivos.

Desafios Éticos e Morais

A princípio, na visão dos gurus e mestres espirituais, as questões de ética e moral tem dissociação das ameaças e oportunidades. Desta forma, reforço a minha teoria que este pessoal que fica pregando a paz e o bem-estar da humanidade não raciocina corretamente. Os desafios éticos e morais são inerentes àquilo que as amígdalas de cada um recebeu, voluntariamente ou não. Estes desafios são muito maiores e mais complexos do que aqueles das descrições a seguir.

  1. Privacidade Emocional: A coleta e análise das emoções humanas pela IA levantam questões éticas relacionadas à privacidade emocional. Proteger os dados emocionais dos indivíduos torna-se crucial para evitar abusos e violações éticas.
  2. Equidade no Acesso: Garantir que o acesso à tecnologia que domina as amígdalas cerebelosas seja equitativo é um desafio intransponível. A disparidade socioeconômica resultará, sem dúvida, em benefícios desiguais. Assim sendo, as divisões existentes na sociedade refletirão o domínio da máquina sobre o homem, sob o comando de um homem.
  3. Integração Ética na Educação: O desenvolvimento emocional humano, requer a incorporação de princípios éticos desde cedo na educação. A formação de uma consciência ética na interação com tecnologias emocionais torna-se essencial. Contudo, as propostas de educação que disputam a mente das pessoas estão na direção contrária.

Fim do Mundo

Enfim, não sou muito fã de positivistas e otimistas, o mundo real está em desalinhamento constante dos que se comportam assim. Contudo, o avanço das manipulações mentais e psicológicas ultrapassou qualquer limite do razoável ou aceitável.

Em suma, o domínio da inteligência artificial(5) sobre as amígdalas cerebelosas apresenta mais do que ameaças e oportunidades. O equilíbrio entre aprimorar a experiência humana e proteger seus aspectos mais íntimos inexiste. Qualquer abordagem ética, moral ou reflexiva diante da tecnologia que fascina, é inútil.

Amit Ray, em seu livro “Inteligência Artificial Compassiva: Estruturas e Algoritmos” (2018) comete três suposições erráticas:

  • “À medida que mais e mais inteligência artificial entra no mundo, mais e mais inteligência emocional deve entrar na liderança.”
  • “A integração ética da inteligência artificial com os valores e emoções humanas constituirá a base da futura inteligência artificial.”
  • “A próxima era da Inteligência Artificial não será a era da guerra, mas sim a era da profunda compaixão, da não-violência e do amor.”

Suspeito que, analogamente à retirada das amígdalas faríngeas, algumas pessoas têm sua amígdala no cérebro sem uso ou utilidade. Por isso, vivenciamos no Brasil, recentemente, o nacionalismo obscuro e uma democracia sombria; pobres hermanos argentinos.

Em tempos que pensar fora da caixinha e ser contestador ou revolucionário é crime. Perdemos ! e “Amanhã tem mais …

 

(1) “Amidala Cerebelosa – Wikipedia

(2) “Senso comum e a manipulação de massas

(3) “Entre sem bater – Goethe – Falsamente Livres

(4)Yin-Yang – Wikipedia

(5) “Entre sem bater – Stephen Hawking – Inteligência Artificial

 

Imagem: Entre sem Bater – Amit Ray – As Amígdalas

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Deixe um comentário