Entre Sem Bater - Donald Johanson - Evolução Humana

Entre sem bater – Donald Johanson – Evolução Humana

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória”). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Donald Johanson, inquestionavelmente, pode dar um testemunho sobre a “Evolução Humana” ou seria involução?

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente. Uma adaptação textual, com redução, pode ter publicação em sites e outros blogs, como o “Recanto das Letras“.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Donald Johanson

O paleoantropólogo, com altíssima qualificação e currículo, pode escrever sobre a evolução humana com alguma propriedade. Entretanto, a evolução da tecnologia coloca sob risco uma quantidade expressiva de conceitos e ideias. É provável que Johanson ainda esteja vivo para constatar que estamos retrocedendo e que a Idade da Pedra Lascada é logo ali.

Donald Johanson, (nascido em 28 de junho de 1943, Chicago, Illinois, EUA), paleoantropólogo americano mais conhecido por sua descoberta de “Lucy”, um dos esqueletos mais completos de Australopithecus afarensis conhecido, na região de Afar, na Etiópia, em 1974. Johanson era filho único dos imigrantes suecos Carl Johanson e Sally Johnson. Johanson estudou na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e se formou em antropologia em 1966. Concluiu pós-graduação na Universidade de Chicago. um mestrado em 1970 e um doutorado. em 1974. Johanson foi curador de antropologia física no Museu de História Natural de Cleveland de 1974 a 1981. Johanson também atuou como professor na Escola de Evolução Humana e Mudança Social da universidade.

Fonte: Britannica (Inglês)

Evolução Humana

Sem dúvida, a evolução tecnológica que estamos experimentando nos últimos anos é perturbadora e nos revela algumas ameaças. Falar dos malefícios das redes sociais é um dos exercícios principais de quem pára, respira e pensa. Surpreendentemente, poucas pessoas que não são especialistas em evolução humana, arriscam-se nas críticas ou no clamor por reflexão.

Assim sendo, a trilha “Entre sem bater“, na sua temática sociedade, traz frases de especialistas, na ilusão de que podemos avançar e frear o tsunami.

Frases

Uma frase de Stephen King chama a atenção na questão da evolução tecnológica em relação à evolução humana:

Acredito que o desenvolvimento pleno da inteligência artificial(1) será o fim da raça humana“.

Não raramente, vemos as frases piegas e ufanistas com maior presença nas redes sociais. A aparente relutância(2) das pessoas na compreensão e reflexão das ideias, mostra-se uma fase do fim de uma raça. Enquanto Johanson estudava a evolução humana nos últimos um milhão de anos, bastam vinte anos para derrubar todas as teorias.

Entretanto, pensadores(as) pontuam interrogações em suas frases(*), mas com pouco efeito na consciência das pessoas, senão vejamos:

Citações
  • A bíblia é uma projeção contra a ciência e a evolução humana. (Amauri Valim)
  • Existem três tipos de pessoas: as que erram; as que erram e reconhecem os seus erros e as que erram e além de reconhecerem os seus erros, os corrigem. Essas são as que estão no degrau mais elevado da evolução humana. (Edna Frigato)
  • São as dúvidas e não as certezas que alimentam o progresso da evolução humana. Por séculos acreditou-se que a Terra era o centro do Universo. E um homem foi condenado à morte por questionar esta afirmação. (Evandro Borges)
  • O autoconhecimento faz parte da evolução humana que se processa lentamente, sem autoconhecimento não conseguiremos realizar as grandes transformações e muito menos evoluir. (Fábio Oliveira)
  • Talvez a capacidade de compreender os que pensam e agem diferente de ti, seja o primeiro passo para que um cidadão se aproxime da evolução humana. (José Evangelista Teixeira)
  • Não vejo problemas na geração atual. Vejo apenas pessoas que não acompanham a evolução, e querem achar um motivo para suas desculpas, e que de preferência não seja sua própria incapacidade de evoluir. (Márcia Batista)
  • Enquanto a bússola humana for agradar as almas alheias, não teremos evolução plena e a criatividade nos aparecerá na mesma frequência que um eclipse trevoso aparece no céu. (Pablo de Paula Bravin)

Desse modo, é possível depreender que a ideia de evolução humana, que os antropólogos e sociólogos defendem, está em vertigem.

Maldição Milenar

A humanidade sobreviveu a pragas, reais e mitológicas, e os livros religiosos desconhecem a ciência e a verdadeira evolução humana. Desse modo, a insensatez(3) campeia num mundo onde as pessoas vão na sua mesquita, igreja ou templo e depois correm para as redes sociais.

Que tipo de evolução humana existe alguém que se diz humano balança um livro religioso com “não matarás” numa mão e uma arma na outra?

Estamos, com toda a certeza, experimentando uma maldição milenar, com a evolução da tecnologia e sua utilização irracional. Como se não bastasse, pragas como o negacionismo(4), ganham espaço na mídia por questões políticas e ideológicas.

A hipocrisia, como, por exemplo, as manifestações de felicidade e mundo bom no mês de dezembro ultrapassam toda a racionalidade humana. E, aqueles que surpreendentemente, o ano inteiro, praticam a violência, o preconceito e outras atrocidades, comemoram algo mitológico.

Centúrias

As centúrias de Nostradamus tem traduções diferentes, de acordo com interesses de alguns estudiosos. Contudo, algumas previsões para 2024(5) revelam que a evolução humana deu alguns passos atrás, ou Nostradamus era um maluco de carteirinha.

É provável que nem Nostradamus, tinha alguma coisa de magia ou, por outro lado, devia ser um antropólogo muito competente. Aliás, admiro bastante os cientistas que habitavam o planeta antes da Revolução Industrial. Os que vieram depois, pensaram mais no domínio do homem pelo homem através da escravidão e do capital sobre o trabalho. E, como se não bastasse, a Revolução Informacional que vivemos impede a evolução humana pela escravização da mente.

Com toda a certeza, temos que admitir que a escravização mental que os influenciadores exercem sobre seus seguidores é mágica.

Chegamos a um poço tão raso que uma frase sobre evolução humana revela o quanto somos pequenos.

As pessoas que guardam o lixo em sua bolsa ou mochila, para não jogá-lo na rua, pertencem a um alto escalão da evolução humana.”

Vamos falar sério, se estas pessoas são do alto escalão, a raça humana está praticamente extinta, e nem foi necessário a inteligência artificial.

É provável que o “jogo” acabe mais rápido do que imaginamos, e está “7 a 1” para os não humanos. Acho que as minhas ideias estão corretas e a tecnologia provará que não temos nenhuma evolução humana.

Estamos tentando provar que existe evolução humana nas redes sociais (#SQN), e “Amanhã tem mais …

P. S.

(*) As frases estão em sites na Internet e não tiveram nenhuma confirmação de autoria ou de redação.

(1) “Entre sem bater – Stephen Hawking – Inteligência Artificial

(2) “Entre sem bater – Douglas Adams – Aparente Relutância

(3) “Entre sem bater – Lya Luft – Insensatez

(4) “Negacionismo – A maldição dos milênios

(5) “Previsões de Nostradamus para 2024

 

Imagem: Entre sem Bater – Donald Johanson – Evolução Humana 

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que se tornam erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas, mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Deixe um comentário