Sem ética
De acordo com algumas pessoas que me observam, não consigo esconder que tenho ojeriza de algumas profissões. A generalização é sempre cruel e, certamente, em todas as profissões e atividades humanas tem gente do bem e do mal. Da mesma forma, vejo juramentos de bacharéis que estão sendo eternizados, sem ética e sem pudor.
Entretanto, algumas profissões e categorias são referência da opinião pública pelo que fazem a maioria de seus profissionais. Assim sendo, tenho elevada prevenção contra categorias como advogados (bacharéis em Direito não merecem nem isto!). Outrossim, jornalistas, vendedores de automóveis, concessionários de serviços públicos e algumas outras categorias cabem nesta generalização.
Surpreendentemente, é assustadora a inclusão de algumas outras profissões no rol dos sem ética. Cada cidadão de bem tem seu caso para contar.
Lógica Simples
A lógica que uso é simples: Todas as categorias ou profissões que nunca foram necessárias para a humanidade, padecem desta desqualificação. Surpreendentemente, estes profissionais atuam para quem lhes paga mais. Em outras palavras, atendem ao desejo individual de quem tá pagando, e todos merecem pouco ou nenhum respeito.
Dessa maneira, tem sido quase impossível aturar profissionais desqualificados, arrogantes, completamente sem ética.
Muito embora seja factível que, até mesmo nestas categorias e profissões nefastas, existam profissionais sérios. Ou que tenham e saibam o que é ética profissional do outro e não de seu patrão/dono.
O mundo de TI
Numa categorização um pouco abaixo da raiva, sempre tive dificuldades com profissionais de algumas atividades laborais como atendente de qualquer Call Center. Como sou profissional de TI, sei com profundidade como foram feitos os sistemas e scripts para estes profissionais. Contudo, a maioria destes sistemas são construídos sem ética e nenhum profissionalismo. Em muitos momentos cheguei a ter dó de quem se sujeita a este tipo de servidão.
Há muitos anos abandonei o relacionamento com este povo.
O adestramento e lobotomia que eles sofrem é demais pra mim. Mas agora, voltaram no meu encalço. Voltei a trabalhar e as coisas complicaram. Cobradores e “fornecedores” de vantagens estão à solta. A ANATEL e os Procon´s não conseguem nos proteger. Como se não bastasse, de domingo a domingo algum computador, 24 horas por dia, faz ligações para algum dos meus telefones. Em muitos lugares do planeta o meu telefone está armazenado (malditas concessionárias de telefonia !!!). O computador faz a ligação, aí começa o script dos adestrados. Sem ética é pouco, são diálogos aterrorizantes, inclusive com assédio moral e ameaças veladas.
Absurdo!
Quase raiva
Minha ojeriza transforma-se em muita raiva e indignação. Ódio não, é uma palavra muito grave para qualquer situação mundana. Mas chego a ficar com muita raiva quando estes achacadores ligam e falam que representam o “escritório de advocacia XYZ“. Tento, calmamente, pedir o número de registro da OAB da pessoa ou do escritório e a ligação cai.
Meia hora depois, outra pessoa liga. Caso eu pergunte se existe algum apontamento anterior, pois eu estava conversando com alguém, dizem que eu desliguei a ligação.
E ainda ameaçam !
Em suma, os aéticos não anotam nada do que você fala, não te atendem em nada, dizem que “a conversa está sendo gravada“. E ainda dizem a frase-bravata: “continuaremos ligando…”, a impunidade segue firme.
Em suma, NINGUÉM FAZ NADA !!!
Fundo do Poço
Este tema poderia ilustrar os posts do “FIM DO MUNDO“, mas o engraçado é que se tornou “normal”. Se bem que, vejo pessoas aceitando como normal cobradores desprovidos de caráter e sem ética alguma, passando-se por advogados e/ou escritórios de advocacia. Sequer informam sobre o que estão cobrando ou oferecem “acordos” que não podem cumprir.
Por outro lado, quando vejo um anúncio de vagas como da imagem que ilustra este texto, tenho a tranquilidade de vociferar. Recrutadores e trabalhadores de alguns setores profissionais deveriam processar seus professores por não os ensinarem a ser éticos e honestos. Algumas categorias profissionais deveriam ter conselhos de ética isentos e sem corporativismo. Certamente, assuntos como quebra de decoro e falta de ética estão fora do glossário de muitas profissões e profissionais(?).
Enfim, tudo bem (?) que o mundo acabou em 2012. Entretanto, com os maus exemplos estão vindo até das mais altas cortes do país, sem ética, sem eira, nem beira, fica insustentável.
Será que estes sem ética sabem o que é honrar pai e mãe ?
Imagem: Evandro Oliveira (Reprodução Capa Jornal Balcão)
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
- Caso queira fazer comentários no texto, clique aqui e envie mensagem para pyxis at gmail.com e, certamente, faremos a autorização.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.