Calendário Maia - Feliz Ano Novo - 2023

Calendário Gregoriano – Dia 1, ano 2023

Calendários em 2023

Somos, no planeta Terra, segundo estimativas críveis(1), mais de 8 bilhões de habitantes. No Brasil, é possível afirmar que somos mais do que 216 milhões e, certamente, o IBGE vai declarar assim. Assim sendo, cumpre-nos a função de declarar que o dia 1 do ano 2023 não é bem aceito por todos os terráqueos.

O tempo é senhor da razão, de acordo com alguém com outros propósitos senão aquele que define realmente o tempo. Ainda que eu fosse apenas  estudante de Administração, publiquei meu primeiro texto na Internet sobre a temática tempo. A experiência profissional de TI com calendários provocou em mim estas curiosidades.

Os países no planeta utilizam o Calendário Gregoriano para atender uma padronização internacional que tenta sincronizar as datas. Desse modo, embora algumas civilizações (atuais e extintas) tenham seus calendários, costumam usar o calendário Gregoriano. Deste modo, utilizaremos deste calendário para desejarmos um Feliz ano novo de 2023, no calendário normalizado.

Calendário Gregoriano

Em primeiro lugar, declaro que comecei a interessar pelo estudo dos calendários somente após começar a atuar com computadores. Exerci diversas atividades e como estudante, antes de exercer alguma profissão, vivia ao sabor das datas comemorativas como Páscoa, Natal, Carnaval e Ano Novo.

Pode parecer estranho, mas, surpreendentemente, não são poucas as pessoas que sabem explicar as mudanças de datas como Carnaval, Semana Santa e Páscoa. A maioria dos habitantes do planeta simplesmente aceita uma norma que começou com um imperador e passou por um Papa. Como se não bastasse, tudo feito por cientistas que mesmo antes do que chamamos “a.C(*). indicavam as medidas de tempo.

Ao menos três calendários estão em uso intensivo, atualmente, pela população do planeta:

  • Calendário Gregoriano
  • Calendário Chinês
  • Calendário Judaico

Por outro lado, alguns calendários como o Hindu e o Budista tem um percentual de pessoas elevadíssimo no planeta. Com toda a certeza, algumas datas têm sincronismo com o Ano Novo Gregoriano de 2023. Por isso, entramos no dia 1 de mais um ano para o planeta.

Ciência

Algumas curiosidades sobre o Calendário Gregoriano são fenomenais. Por exemplo, ele foi instituído pelo Papa Gregório XIII, através da Bula “Inter gravíssimas“. A partir de pesquisas e anotações científicas, a igreja católica resolveu mudar o calendário. De acordo com historiadores, o calendário vigente até então era o Calendário Juliano, implantado pelo imperador romano em 46 “a.C”. O Calendário Gregoriano bem como o Calendário Juliano utilizaram-se de recomendações científicas para aproximação de um calendário real.

Ainda que os cientistas tenham ajudado em tudo que diga respeito aos calendários, ainda existem terráqueos que acreditam na Terra Plana. Os cientistas não apenas são responsáveis por todos os calendários como determinam até a precisão de relógios atômicos. Relógios que dão validade àquelas contagens regressivas que qualquer criança adora, não sabendo nem porquê.

Qual a mágica da ciência para provocar este tipo de comoção?

Talvez seja necessário passar alguns parâmetros mais antigos (anteriores a 2023 anos). Os profissionais de TI são capazes de trabalhar com os calendários Gregoriano e Juliano. O número 256 tem uma simbologia que não é do conhecimento da maioria destes profissionais de TI hoje em dia. A ciência, especialmente depois dos computadores, torna tudo maravilhoso.

Calendário Maia

Sou um fã confesso da Civilização Maia. Aqueles povos, desconectados dos europeus, conseguiram ter seu calendário que indicava que o mundo acabaria em 2012. Com toda a certeza, esta leitura equivocada do Calendário Maia provocou muito alvoroço na mídia. Em determinados momentos, retomo a teoria Maia(2) e queria ter conhecido os cientistas Maias para ter uma ideia de como eles montaram aquele calendário.

Antes que me chamem de louco (como já fizeram), declaro meu interesse apenas científico. Eu só queria saber, se pudesse voltar no tempo, como eles determinaram que em 2012 o Sol teria explosões nunca antes verificadas. Uma vez que os Maias não tinham (não existe registro) instrumentos para essas verificações, como fizeram aquele calendário?

Outros calendários

Desde que comecei a estudar o assunto, minha curiosidade só aumenta. Inegavelmente, é motivador entender o que está por trás de simples calendários. Por exemplo, tomemos dois calendários atuais que duas civilizações utilizam: Chinês e Judaico. São calendários diferentes, como suas datas de Ano Novo diferentes. Um deles (Judaico) tem na Páscoa uma data mais relevante do que outras para os cristãos do mundo. Por outro lado, o Chinês, aparentemente, tem no Ano Novo e a repetição de bichos representando cada ano, algo único.

Com o propósito de levantar a curiosidade de todos, seria bem interessante que as pessoas deste planeta e do Brasil, conhecessem estes calendários.

Feliz 2023

Enfim, um Feliz 2023 pra mim seria algo como menos redes sociais com gente estulta no “comando”. Com mais pessoas pensando que a mudança de uma data no Calendário Gregoriano não pode torná-la melhor e mais civilizada.

Estamos saindo, no Brasil, de uma fase difícil em que nas redes sociais, o embate ainda está presente. Derrotados não se deram conta que estão brigando por seus desejos egoístas e não da população.

Fla-Flu

No Brasil existe um grave problema de origem, já escrevi sobre este Fla-Flu que vivemos desde 1808.

Na minha cidade, no meu bairro, na minha família (e na de quase todos os cidadãos) temos:

  • Direita, Centro, Esquerda.
  • Atlético, América, Cruzeiro.
  • Evangélico, Cristão, Ateu.

Desde que comecei a escrever na Internet tenho dito que devemos debater tudo, inclusive política, futebol e religião. Entretanto, defendo a teoria de que misturar as “editorias” nunca é bom para nenhum debate. Como nada é tão ruim que não possa piorar, temos, no meio destes debates, a hipocrisia. Não é preciso dizer que a hipocrisia reina soberana no mês de dezembro, e nas redes sociais.

Este Fla-Flu contaminou a maioria dos brasileiros, e foi muito pior do que a “guerra” santa entre Colloridos e não-Colloridos do século passado. Agora passamos a andar armados (pelo menos um dos lados) e os púlpitos escolheram um lado da guerra.

Basta que alguém se manifeste nas listas, grupos, família e pronto, não temos mais paz ou civilidade. Deveríamos agradecer pela inexistência do pensamento único, ou pela inexistência da distopia de um “Admirável Mundo Novo“.

A luta continua

O problema é que na linha do posicionamento, como por exemplo, Direita-Centro-Esquerda, a hipocrisia navega livremente, sem nenhum pudor. Aliado à hipocrisia temos os falsos caridosos, altruístas em torno do próprio umbigo, de aprendizes de déspotas. Como se não bastasse, os dedinhos sujos apontam para os crimes alheios enquanto a “gatonet” alimenta as fake news.

Enfim, é uma tremenda hipocrisia desejar um feliz 2023. Explico e justifico pois não acredito neste calendário imposto para uma sociedade inteira. Alguns dirão: mas você não acredita na ciência? Claro que acredito ! Eu não acredito na humanidade, de mais de 8 bilhões ou 216 milhões (no caso do Brasil).

Feliz Ano Novo Gregoriano

Retribuo os votos de Feliz 2023 a todos que me enviaram estas felicitações (vocês de grupos de redes sociais e afins, não !). Não é hipocrisia, é um sentimento verdadeiro e na certeza de que vocês podem conseguir separar editorias. É possível, portanto, se cada um quiser debater política, futebol, e até mesmo religião, se houver tolerância com a opinião alheia. Infelizmente, não é isto que vemos atualmente com a explosão dos grupos de redes sociais.

A luta continua, até que os humanos parem e pensem, resolvam se orientar menos por dogmas e calendários comemorativos. Afinal, as guerras entre estes humanos não acabaram e outras vão surgir, por vário motivos. O que acabou foi a guerra saindo dos noticiários por algumas horas para grande parte da população. A fome de muitos humanos, mesmo com o desperdício e caridade natalina, não diminuiu, pode ter aumentado. A saúde física e mental das pessoas só recrudesceu. A pandemia provocada por um vírus (SARS-CoV-2) parece que não foi suficiente para nos dar um aprendizado e evolução.

Em suma, sou mais o Calendário Maia, estamos vivendo um mundo novo há dez anos.

Conseguiremos manter o espírito natalino e de boas festas pelos próximos doze meses?

Voltaremos ao “normal” em quanto tempo?

 

(1) “População do mundo em 2023

(2) “O fim do mundo Maia e a inversão dos polos

 

(*) As abreviaturas “a.C”. e “d.C.” têm uso para referenciar “Antes de Cristo” e “Depois de Cristo”. Esta definição, contudo, é um “acordo” que não costuma ser aceito em todas as religiões e nações, mesmo com uma norma internacional.

P. S.

Existem histórias interessantíssimas e curiosas sobre calendários, recomendo a leitura no Wikipedia:

 

Imagem: Reprodução Internet

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário