Redes Sociais
Em primeiro lugar, faça um teste/enquete, separado por faixa etária, sobre uma questão aleatória e uma segunda pergunta. Pergunte aos seus colegas de trabalho, de escola ou de lazer, o que significa “Vitória de Pirro“.
A outra pergunta, deve ser a mesma para todos, e pode ser algo como:
a) Qual time você torce?
b) Em quem você votou para prefeito na eleição anterior?
c) Qual o lugar ou cidade que você não conhece e gostaria de conhecer?
Certamente, a ordem das perguntas não importa, anote as respostas, e avalie as respostas com cuidado. Um simples “vitória de quê” é uma resposta reveladora.
Nas respostas, analogias são válidas, pois, a expressão originada por questões militares, serve para questões econômicas, políticas, culturais etc.. As respostas servirão para avaliar a quantas anda a cultura das pessoas que cercam você, profissionalmente e pessoalmente. Sem dúvida, muitas das respostas são curiosas, especialmente no âmbito profissional. Por outro lado, respostas de pessoas que frequentam as redes sociais e plataformas digitais, são assustadoramente decepcionantes.
Vitória de Pirro
A expressão vem do rei Pirro do Épiro que, após uma segunda batalha ( Batalha de Heracleia, em 280a.C) devastadora, ele venceu e recebeu elogios. É provável que, alguém próximo a ele teria feito o elogio e ele o rechaçou. Argumentou Pirro de Épiro “… uma outra vitória como esta nos arruinaria completamente“, assim como seu império. Aquele momento indicava que vitórias em batalhas são importantes, a guerra é o objetivo ( Fonte: Vitória Pírrica – Wikipedia ).
Enfim, as vitórias “devastadoras” podem significar ganhar uma batalha mas perder a guerra, notadamente em tempos de diversionismo profundo.
Empresas Pírricas
Vivemos vitórias pírricas pessoais dentro das organizações. As pessoas brigam por posições nas empresas, por reconhecimento e ao invés de mostrarem qualidades profissionais, trabalham para derrotar adversários em batalhas pírricas pessoais.
Com toda a certeza, dependendo da geração de cada um destes profissionais “guerreiros”, autômatos, nem imaginam o que venha a ser Vitória de Pirro. Como se não bastasse, não sabem o que seja analogia com adequação a cada tema. Certamente, tenho uma rejeição altíssima por neófitos que usam analogias impróprias ou frágeis em ambientes profissionais.
Assim, profissionais que atuam com objetivos pessoais nas empresas não se preocupam com a questão do alto preço que se paga por uma vitória Pírrica. Desde que não seja ela que pague este alto preço. A empresa, via de regra, é a mais e a única prejudicada. Vivenciamos situações absurdas em que projetos têm seus custos elevados e até ficam paralisados, por vitórias pírricas pessoais. Situações em que o perde-perde pessoal e organizacional é claro e inquestionável.
Na batalha original de Pirro, ele perdeu seus principais comandantes, perdeu seus principais gestores que formavam novos recrutas. Uma vitória em que perde-se a experiência e conhecimento, não pode ser salutar para qualquer empreendimento ou batalha. Enfim, o líder até pode receber mais recursos com disposição de lutar e conquistar, mas não possuem experiência em batalhas.
Pirro Comemora
Embora remonte à antiguidade, esse termo encontra um interessante paralelo nas comemorações efêmeras e falsas das redes sociais, nos dias de hoje.
Nas redes sociais, é comum ver pessoas compartilhando suas supostas vitórias e conquistas, nas postagens sobre suas vidas pessoais, carreiras ou realizações. No entanto, muitas dessas celebrações são apenas uma fachada que mascara a realidade por trás das aparências. As pessoas frequentemente exageram ou distorcem a verdade para criar uma imagem ideal e vencedora de si mesmas. Desse modo, buscam a aprovação, a validação e a aceitação nos ambientes online.
Essas “vitórias de Pirro” nas redes sociais têm consequências negativas. Primeiramente, elevam a cultura de comparação constante, onde as pessoas se sentem confortáveis ao comparar suas vidas com outras. Se bem que as versões com maquiagem, das vidas alheias, tem o cheiro da falsidade. Desse modo, estes comportamentos podem prejudicar a saúde mental e a autoestima de muitas pessoas.
Pirro diria: Gotcha !
Em outras palavras, redes sociais podem e deveriam servir para ampliar conhecimento e não para disseminar vitórias pírricas. Não servem para dar experiência na construção de ideias e, portanto, só servem para “armar” quem se dedica a vitórias pessoais pírricas.
Comemorações Insanas
As comemorações pírricas, principalmente as de cunho pessoal, sem que aquele(a) que comemora nem fez parte da batalha, somente aumenta a cizânia. Estas comemorações de falsas vitórias, como comemorar liminares e condenações parciais, prejudicam mais do que beneficiam o coletivo. É insanidade atrás de insanidade, sem nenhum pudor ou com as maiores loucuras jamais vistas.
Além disso, as comemorações efêmeras muitas vezes levam as pessoas a buscar realizações instantâneas atrás de likes e curtidas. Ao invés de se buscar comentários sinceros e conquistas significativas, esconde-se a incompetência atrás de fantasia. Certamente, isso resulta em uma falta de motivação para o crescimento pessoal genuíno.
Assim como a vitória de Pirro foi uma conquista vazia e custosa, essas manifestações de vitória nas redes sociais frequentemente não refletem a realidade. E, se transparecem uma euforia inicial, sem dúvida, podem deixar as pessoas se sentindo vazias e insatisfeitas.
Desse modo, devemos ressaltar que as verdadeiras conquistas e vitórias na vida não precisam ter validação por curtidas e comentários online.
Em vez disso, devemos valorizar o progresso pessoal, o crescimento genuíno e as relações autênticas e sem hipocrisia. Cair na armadilha das “vitórias de Pirro” nas redes sociais, que muitas vezes são apenas uma ilusão passageira, está muito “normal”.
Enquete
Enfim, sou até capaz de apostar que nenhum leitor fez o teste que sugeri no início do texto?
Se fez, qual resultado obteve?
Alguém do seu relacionamento conhece a expressão e, portanto, você pode medir o nível de conhecimento daqueles que o cercam, mesmo virtualmente?
A expressão nomeou uma operação da “Lava-Jato” ( Operação Vitória de Pirro – 28a., que pegou gente “importante” do DF e não deu em nada.
Por outro lado, #IMNSHO (tem pateta que detesta este acrônimo hashtag !), que cada operação da Lava-Jato é uma batalha de Pirro. Nomear para uma de suas batalhas o nome de Pirro, parece ser acreditar que vai consumir mais do que o necessário. Desse modo, as operações seguintes poderão colocar a “guerra” em perigo, armas estratégicas podem virar tiro no pé.
#FicaaDICA !!!
Imagem: Reprodução Internet
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.