Confusão
As redes sociais, de fato, evidenciam a mais pura, ampla e inominável confusão, mental, virtual e real. A frase de Miyamoto Musashi, embora escrita há quase 400 anos, é lapidar e atualizadíssima. O ensinamento, quando a tecnologia que dominava o mundo era a da construção de espadas, gerou uma frase, surpreendentemente, determinística.
Já que este tipo de confusão está sendo muito comum, é melhor entender o que está acontecendo. Logo que pensei neste Blog, resolvi que, questões como filosofia, comportamento em redes sociais e tecnologia, transportadas para os dias de hoje, proporcionam excelentes pautas. Comecei falando de uma Filosofia Binária e o entendimento e repercussão teve várias limitações.
Pescaria
Analogamente, uso a pescaria como exemplo para tentar mudar a cabeça das pessoas e as fazerem pensar e estudar. Falo da atividade de pescaria como lazer e relaxamento e não a pesca como atividade profissional. Embora a maioria das pessoas pensem que uma pescaria é coisa de gente preguiçosa, não é. E estes mesmo podem pensar que a confusão é algo natural ou normal. Enfim, não existe maior do que gente que acha que pensa e vai para as redes sociais expressar seus não-pensamentos.
Conhecimento, estratégia e determinação é o caminho para acabar com qualquer confusão, a leitura é essencial.
Frase
"As pessoas neste mundo veem as coisas equivocadamente, e pensam que o que não compreendem deve ser o nada. Mas este não é o nada verdadeiro. É apenas confusão." Miyamoto Musashi (1584-1645)
Miyamoto
Miyamoto Musashi foi um honorável Samurai. Conforme a literatura nasceu em 1584 em Harima e morreu em 1645 em Higo. Atende também pelos nomes de Shinmen Takezō, Miyamoto Bennosuke, Shinmen Musashi, assim como Niten Dōraku. Foi um espadachim e ronin. Criador do estilo e da escola de luta com duas espadas chamado Niten Ichi Ryu. (Fonte: Wikipedia)
Os ensinamentos do samurai, quer na sua escola ou no seu livro, são fenomenais. Surpreendentemente, é incompreensível que muitas pessoas não pensem na ligação destes e de outros ensinamentos com a vida real. Além das lutas marciais, nascidas no Oriente, somente os games de computador, especialmente de lutas, seguem a lógica do mestre Miyamoto. Por isso, admiro um esporte em que os orientais, chineses e japoneses, especialmente, são os maiores. O tênis de mesa é, #IMO, o esporte que mais utiliza os ensinamentos das duas espadas.
Em outras palavras, os ensinamentos de Musashi poderiam ter sua publicação na semana passada ou alguns dias atrás. Desse modo, atingiria recorde de divulgação nas redes sociais, se o povo pensasse. Tudo está transcrito e eternizado no “Livro dos Cinco Anéis“, desde 1640. Um verdadeiro tratado (uma obra prima!) sobre artes marciais, guerra, estratégia e sobre a vida.
Redes Sociais
Certamente, falar ou escrever sobre a confusão, nas redes sociais, é impróprio e incomoda milhões de seguidores de influencers. É provável que ao misturamos pitadas de hipocrisia, metáforas e ironias obtenhamos esta babel social. Certamente, temos no DNA e aculturamento a ignorância nata ( no sentido restrito e fundamental ), somos pelas “ondas” e “modinhas”.
É praticamente impossível que consigamos resolver esta confusão mental que só avança sem nenhum controle.
Assim sendo, avançar em questões simples, através de explicações e debates nas redes sociais é um trabalho digno de Hércules. Do mesmo modo que existem vantagens e coisas boas proporcionadas pela inclusão digital, existem coisas não tão boas. Por outro lado, os malefícios e ações de sociopatas avançam sem nenhum controle ou reflexão de internautas. A cada grupo ou app de rede social, as coisas só pioram. A superficialidade, estupidez, e a imbecilidade humana estão no comando de mentes e corações, quanto mais irracional, mas viral.
É infinito
Einstein dizia que tinha uma certeza absoluta (a frase pode não ter confirmação de autoria). E eu, humildemente, concordo com ele e acrescento que as redes sociais potencializaram esta certeza de maneira perigosa. Ele dizia que “…Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta…”
Miyamoto Musashi foi um samurai da mais alta escola e com registros impressionantes. No Livro dos Cinco Anéis, seu objeto de estudo, de entendimento e da práxis, as pessoas podem perceber a confusão que vivemos.
Nem o maior dos samurais nos salvaria desta confusão !
Em suma, seja na vida, numa partida de futebol ou numa guerra, reconhecer e eliminar a confusão é o princípio da sabedoria.
(*) Revisado e atualizado em abril de 2023
Ilustração: Josh Holland
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, em associação a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.