7-5-3 Bushido Code
Em primeiro lugar, Caminho do Guerreiro é uma definição literal do significado de Bushido. Um caminho que um guerreiro deve seguir. Além dos atributos que deve possuir, para honrar a tudo e a todos.
Bushido pode ser definido pelo 7-5-3 Code, ou seja, uma filosofia de vida.
7 ( sete ) virtudes que todo guerreiro deve buscar, os 5 ( cinco ) cuidados que deve ter com a sua saúde e os 3 estados mentais que deve almejar para atingir a condição de um verdadeiro samurai.
Este código trata da cultura marcial e da vida de um guerreiro, que defende o que acredita. Da mesma forma que pode, perfeitamente, ser transposto para os dias atuais.
Estas virtudes, cuidados com a saúde e sugestionamentos do estado da mente, são praticados por charlatões e picaretas de autoajuda e gurus religiosos. Não nos deixemos enganar pelos falsos profetas.
Certamente, estes ensinamentos do Bushido foram originados e influenciados pelo Budismo, Xintoísmo e Confucionismo. Linhas de pensamento ignoradas e desprezadas até por filósofos ocidentais que fazem abordagens idênticas, com palavras vazias.
Virtudes Bushido
Mais do que nunca, faltam códigos de conduta. A honra se perde a cada momento. Tempos modernos em que até as transliterações das virtudes do guerreiro são adaptadas.
Os guerreiros e os seus caminhos foram desvirtuados, porque, atualmente, chamam de ” guerreiro ” até jogador de futebol que ganha milhões. De ” guerreiro ” esses daí não tem nada e se fazem algum tipo de caridade, viram ídolos de barro.
INTEGRIDADE (GI)
Esta virtude também pode ser ” traduzida ” por Justiça e Moralidade. É aquilo que poderíamos esperar do Poder Judiciário. Aqueles que, assim como eu, pensam de forma cartesiana, ou até mesmo binária, entendem que, se uma coisa não é certa, é porque está errada.
Entretanto, não devemos, numa sociedade diversificada e complexa como a nossa, tratar a integridade como algo certo ou errado.
Um filósofo contemporâneo, que viveu na minha cidade, dizia que ” aqui no Brasil, o errado é que é o certo “. O ” Canhotinha de Ouro ” foi execrado pelo seu “… gosto de levar vantagem em tudo, certo? “, por mais que esteja se explicando até hoje.
Sejamos cartesianos, pontualmente e não genericamente.
RESPEITO (REI)
Neste caso, a virtude ganhou significados diferentes. Os que estão na Terceira Idade manifestam-se com a opinião de que os jovens não respeitam os mais velhos. Este conflito de gerações tem ganho personagens que deturpam o conceito da virtude original, portanto, estão certos os que pedem respeito.
Eventualmente, gente despreparada mistura polidez, cortesia, amabilidade, educação e respeito, com o verdadeiro sentido da virtude. A ideia original é de que se não houver respeito até pelo inimigo, que pode aniquilá-lo, seu estado mental estará prejudicado. Não tem nada a ver com a hipócrita educação ou polidez das redes sociais.
Por exemplo, a tal expressão ” respeitar opinião ” é o maior caso de hipocrisia de cretinos e canalhas.
CORAGEM HEROICA (YU)
Enfim, para morrermos, basta estarmos vivos, portanto, de nada adianta uma coragem heroica. O uso de antônimos, de forma imprópria, é, eventualmente, muito perigoso. Maquiavel falava no antagonismo entre amar e ser temido. Os tradutores e intérpretes logo trocaram temido por odiado; nada mais manipulador.
Assim como amar e ser temido, coragem não é o contrário de medo. Entretanto, de acordo com o Bushido, é ser herói, a cada dia, e assumir os riscos.
Por exemplo, eu me arrependo de coisas que não fiz, nunca das que fiz. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena e não existem grandes conquistas sem grandes riscos e desafios.
HONRA (MEIYO)
Este é o ponto principal do Bushido e, sem dúvida, não passa da minha visão singular de mundo e das pessoas nada maior que a honra.
O conceito básico da filosofia Budista: “ O nirvana é um estado de paz e tranquilidade alcançado através da sabedoria ”. É provável que Buda, assim como outros filósofos, tenham dito em outras palavras, que aquele que busca a honra, per si, não irá consegui-la.
Ter honra, no código Bushido, significa fazer tudo corretamente, de acordo com virtudes, estados mentais e respeito à saúde.
“ A reflexão é o caminho para a imortalidade, o nirvana;
a falta de reflexão, o caminho para a morte. ”
Siddhartha Gautama
Por outro lado, de maneira cruel, a “ desonra é como uma cicatriz em uma árvore. Que o tempo, em vez de curar, só ajuda a aumentar ”. Como se não bastasse, estas cicatrizes estão aumentando, exponencialmente, com a maldita inclusão digital.
Certamente, na parte 2, retornaremos com a virtude da Honra e as outras como Compaixão (JIN), Honestidade, Sinceridade (MAKOTO) e Dever e Lealdade (CHU).
Fim do mundo
O fim do mundo, de acordo com a profecia Maia já aconteceu. A ausência das virtudes do Bushido, em tempos de muita tecnologia e pouca capacidade pensante, só reforçam os fatos Maias.
Afinal, onde está o tal meteoro ?
P. S. Este post é mais um como dito na Apresentação do Autor. É multidisciplinar e polêmico.
Imagem: Reprodução Internet
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que se tornam erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas, mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.