Doe Sangue
Doação é mais do que uma forma de ajuda. Doação é, com toda a certeza, uma forma de amor ao próximo. Campanhas como as de “Doe Sangue” nem deveriam ser necessárias. Infelizmente o cidadão só pensa em doar quando se vê próximo à tragédia.
Este texto foi o primeiro produzido para este Blog. A princípio, a motivação ao pedir a doação de sangue era para um irmão com um tipo de leucemia. Entretanto, mesmo que eu tivesse consciência da necessidade de sermos doadores, nunca tinha passado por isso com alguém tão próximo.
No caso do meu irmão, com grande preocupação e até o acompanhei em consultas, para ver se eu não poderia ter o mesmo problema.
Doe sempre
Com toda a certeza, campanhas como a “Doe Sangue, Doe Vidas” não são suficientes para mostrar a importância de sermos doadores. Surpreendentemente, a maioria das pessoas só se dá conta da importância e necessidade nos momentos mais difíceis.
Sou doador por natureza, contudo encontro restrições até nos familiares próximos. É provável que a hipocrisia das pessoas que se imaginam não necessitarem de uma doação seja a ideologia dominante.
A compreensão do significado de uma doação, desde a mais comum doação de sangue até complexas doações de órgãos em vida, é complexa. Como se não bastasse, muito além da doação de sangue, estão as traumáticas doações de entes queridos e declarados mortos.
Dor próxima
De repente vemos pessoas próximas a nós em situações difíceis e ficamos numa posição estéril sem saber o que fazer. Sem saber se podemos ser doadores, sem entender como funciona o processo de doação em cada especialidade.
Inicio o meu blog particular com um pedido de doação para meu irmão de sangue. Ele precisará de todas as doações quanto possível e esperamos que não precise de outras doações.
Originalmente, recomendei neste texto, uma leitura do belíssimo trabalho feito pelos futuros profissionais de mídia no site Doe.Me. Entretanto, nas revisões que faço deste texto, observei o site fora do ar, e a empresa de registro colocou-o à venda por U$10 mil. Se bem que deve ter algum espírito solidário neste valor cobrado pelo domínio.
Doe vidas
Na versão que publiquei no início do Blog, eu indiquei texto feito pela minha sobrinha ( Doações de sangue para Carlos Henrique de Oliveira. Certamente, o texto também teve exclusão em toda a Internet e não foi possível reproduzi-lo ou eternizá-lo.
Enfim, não é uma tarefa simples defender alguns ideais, ainda mais quando a grande maioria dos frequentadores das redes sociais pensa somente ao seu redor.
Vivemos uma perigosa bolha ou, como naquele seriado de TV um “cone blindado”, em que ninguém ouve o que está acontecendo lá dentro. Por outro lado, quem está dentro deste “cone” não tem nenhuma empatia com os “de fora” da bolha.
Campanhas de esclarecimentos são vitais, trabalhos como do “Doe órgãos, doe vidas” são essenciais. É necessário, portanto, muito mais campanhas de esclarecimento e campanhas como “Doe Sangue” devem ser de utilidade pública.
(*) Revisado e atualizado em janeiro de 2022
Imagem: Site DoeMe.Org (desativado)
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.