Tributo a Laerte Braga
Cinco anos atrás, este texto era publicado numa homenagem rápida e simples a uma grande pessoa. Ao mesmo tempo, fui observando e lendo as publicações que faziam homenagem a este guerreiro e grande camarada chamado Laerte Braga. Em outras palavras, li extremamente emocionado alguns depoimentos, espelhavam exatamente meus sentimentos. Por exemplo, a aclamada colunista Hildegard Angel em ” O repouso de um guerreiro de nossa imprensa “(1) expressou tudo que víamos no valoroso jornalista.
Desde o advento da Internet, a maioria das amizades e novos relacionamentos que tenho feito são, num primeiro contato pela rede, e logo após conhecer pessoalmente, as relações avançam. A amizade pode se consolidar ou se esvair, não tem meio termo.
Assim sendo, passados esses cinco anos, faço uma pequena revisão no texto que publiquei e repito: Camarada Laerte, PRESENTE !
Náufrago da Utopia
Conheci Laerte Braga por motivos eleitorais, para ser bem preciso, por conta da Urna Eletrônica, que já abordei aqui em textos como ” Sistemas eleitorais obscurantistas “. A admiração foi mútua, já que Laerte Braga, mesmo não sendo da área de tecnologia, entendeu a questão e virou apoiador da nossa causa sobre as urnas.
Utopia Eleitoral
Conheci Laerte Braga assim, em debates sobre o voto eletrônico com impressão para permitir trilhas de auditoria, entretanto, mantendo a privacidade e inviolabilidade do voto.
Certamente o motivo e os debates eram espinhosos. Tanto ele, eu e outras tantas pessoas, desconfiávamos das tais máquinas de votar “100% seguras“, tipo La garantia soy yo. Depois de muita prosa em ambientes virtuais, conheci-o numa viagem de férias. A confiança mútua só aumentou.
Laerte conseguiu debater comigo, discordando ( além da convergência sobre voto eletrônico discordamos muito sobre futebol e política ). Foi dos raros que misturava estas editorias com extrema sabedoria. O Tricolor das Laranjeiras perdeu, com toda a certeza, um torcedor de extrema qualidade e sabedoria.
Náufragos e Órfãos
Um artigo no site ” Náufrago da Utopia “(1) sobre Laerte Braga e as opiniões dele sobre o ex-presidente venezuelano Chávez expressam muito do que era aquele ótimo guerreiro da mídia.
A bem da verdade, pouco importa quais os meios de comunicação em que Laerte Braga atuou, para mim foi muito importante conhecê-lo, mesmo que virtualmente e depois pessoalmente.

Alegria por Laerte Braga (2)
Epitáfio de Laerte Braga
É provável que em sua última postagem de Laerte Braga tenha expressado tudo que ele estava vendo neste conturbado momento político. Escreveu no seu perfil do Facebook ” Esse negócio de ficar chamando a turma do golpe de máfia, ainda vai dar confusão com as máfias verdadeiras. É que mafiosos têm honra e golpistas não sabem o que é isso. ”
Laerte, num texto no primeiro semestre de 2014, bem antes dos candidatos à eleição presidencial serem escolhidos, vaticinava: ” O Brasil corre o risco de cair de joelhos novamente, como foram os oito anos de FHC, sem contar a chance de golpes brancos...” em uma coluna intitulada ” Brasil para principiantes “(1).
Do mesmo modo, noutro texto, mais próximo das eleições presidenciais, ao avaliar o peso dos pequenos partidos, tece duras críticas a tudo e a todos… com extrema racionalidade e elevada propriedade, reforçando o termo ” golpe branco ” que ele iniciou.
É provável que ele estivesse certo ao dizer que ” Não existe no Brasil uma legislação partidária ou uma eleitoral. Mas decisões tomadas segundo as conveniências e interesses de grupos políticos e econômicos e partidos fundados aos borbotões para servir a tais objetivos. Aqui a justiça eleitoral legisla, censura, toma partido, não julga questões controversas para não contrariar ninguém, exceto quando contrariar significa beneficiar ministros, vai por aí afora. ”
RIP
Mesmo que eu discordasse dele em muitas coisas, sou adepto ( já escrevi isso em textos aqui ) do síndico Tim Maia ( não pode dar certo um país que cafetão apaixona, traficante é viciado, pobre vota em direita … ). A máfia no Brasil naufragou, a FIFA naufragou depois que brasileiros tomaram posse, não pode dar certo.
Laerte, descanse em paz, e espero que o golpe branco não tenha te derrubado fora do combinado. Estaremos, certamente, lutando por aqui contra estes déspotas que manipulam massas ignaras.
Enfim, como dito em vários espaços, Laerte Braga era o jornalista e político juiz-forano, um guerreiro da mídia com rudes polêmicas ante debatedores eloquentes.
(*) Revisado e atualizado em maio de 2021
(1) Verificados em maio de 2021
(2) A imagem de destaque original, retirada do perfil de Laerte no Facebook.
Imagem(2): Laerte Braga no site oficial do PCB.(1)
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.