Vigiai e Orai - Armadilha com o FGTS

Vigiai e orai … a carne é fraca

Muita esmola

Nem tudo que reluz é ouro ou quando a esmola é muita, desconfie e, em outras palavras, o vigiai e orai não está mais funcionando em tempos de redes sociais estultas e com esta gente superficial.

Qualquer tema de textos hoje, exige “um vigiai e orai”, a sociedade brasileira perdeu o controle de tudo e a maioria se acha “IN” só porque sabe operar teclados e apps de celulares.

Desse modo, quando vejo aprovada, no Senado, a medida provisória 719, de março de 2016 (*), que tem em seu principal objetivo algo desejado pelos bancos e financeiras nem oração resolve.

Em outras palavras, aprovaram algo realmente tentador, mais crédito para o trabalhador e mais possibilidade de dinheiro para o incauto dizimista. Portanto, a arapuca foi construída para beneficiar muita gente inescrupulosa, menos o trabalhador.

O desfalque no Fundo de Garantia por tempo de serviço vai ser pesado, as ações que este saldo do FGTS financiava vai sofrer um recrudescimento gravíssimo.

Esclareço que, em muitos momentos dos textos que escrevo, assumo a posição de “Advogado do Diabo” que é o expert em promover a tentação dos desavisados.

 

Vigiai e orai, para não cairdes em tentação.

O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”.

Mateus 26:41

 

Vigiai e Orai – Tentação Um

Certamente, quase todo trabalhador já tem o teto de 30% de seu salário comprometido com prestações, dívidas e afins. Empréstimos com juros altos e que inviabilizam a liquidação a qualquer tempo vão tendo seus prazos alongados e entra-se numa espiral sem saída. Sem dinheiro “novo”, a bola de neve só cresce e o vigiai e orai perde todo o sentido. Atualmente, financeiras “compram” estas dívidas mudando o perfil (alongamento, diminuição do valor mensal), entretanto o juros continuam os mesmos e instituições financeiras realizam lucros e mais lucros.

– Ah! se eu tivesse acesso ao meu FGTS, resolveria e pagaria tudo; #SQN,

Vigiai e Orai – Tentação Dois

Por exemplo, um trabalhador não tem empréstimos consignados e tem crédito para obter recursos financeiros.. Entretanto, tem receio de não poder cumprir seus compromissos., mas tem um valor razoável no saldo do FGTS, inacessível até então. Certamente já tem alguém vigiando e orando para ele cair em tentação.

– Ah! se eu tivesse acesso ao FGTS, poderia trocar de carro.

Vigiai e Orai – A Arapuca

A expansão dos consignados, especialmente sobre aposentados, pensionistas e servidores públicos atingiu seu limite. A compra das dívidas das pessoas está esgotada até pelos endividados passarem a ver os mecanismos de “refinanciamento” como armadilhas no futuro.

Restou então a “alternativa” de usar o FGTS como garantia. Se o trabalhador for demitido, amulta rescisória cobre primeiro o empréstimo. Se o consignatário deixar de pagar, 10% do FGTS fica de posse de quem tem direitos de crédito.

Maquiavélico

Num ano eleitoral, onde muitos deputados são candidatos a prefeito, é compreensível que uma MP como esta obtenha mais de 50 (cinquenta) emendas. Os nomes dos autores de emendas são conhecidos e, certamente, não se encaixam na categoria de trabalhadores e nem representantes destes.

De quebra, a Caixa, fiel depositária do FGTS, vai ter que abrir os saldos das contas de todo mundo. Todas as empresas financeiras vão ter acesso aos valores de FGTS de todos os trabalhadores. O Senado atua com urgência. O trabalhador não sabe para onde correr. As ações contra este tipo de situação serão dificultadas pela mentalidade do brasileiro mediano e temeroso pela “crise” que pensará:  “antes na minha mão do que na mão do governo“.

Uma farra para as financeiras de crédito pessoal e seus correspondentes bancários que estão vigiando seu dinheiro e orando para você cair em tentação.

Imagem: Blog Edge Magno

(*)  Convertida na Lei 13.313/2016

 

Imagem:  Blog Edge Magno (DESATIVADO)

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário