Dicas de um Professor - Trabalho Científico

Dicas de um professor – Textos – Trabalho Científico

Dicas de um Professor

Os textos em “Dicas de um Professor” tratarão, a cada pequeno texto, de um tema específico que serve para estudantes que precisam de orientação. Desse modo, a maioria destes textos tem origem nas perguntas que crescem nas redes sociais. Com a evolução das redes sociais e plataformas de inteligência artificial (IA), a maioria destes estudantes têm dificuldade até para perguntar sobre algum tema. Desta forma, tentaremos, resumidamente, apresentar alguma orientação sobre um “Trabalho Científico“.

Definimos, a princípio, como “trabalho científico” todos aqueles trabalhos feitos por estudantes e que devem seguir algumas regras. A maioria destes trabalhos, do TCC à tese de doutorado, possuem regras básicas e variações em função de alguns fatores. O nível de escolaridade, a instituição de ensino e o tema da pesquisa que vai produzir o trabalho são determinantes para o planejamento das atividades.

O planejamento e conhecimento do escopo e recursos da pesquisa são, com toda a certeza, primordiais para obter bons resultados. Nesta “dicas” trataremos da tarefa mais difícil, para a maioria das pessoas, que é colocar o que se pensa de forma escrita, clara e direta.

Adicionalmente, destacamos que é possível encontrar orientações com muitos detalhes em publicações com impressão em papel. Entretanto, com o avanço das tecnologias de pesquisa, muitas coisas ficam difusas, sem atualização e confusas. Desse modo, o autor que não sabe organizar este tipo de trabalho, pode ter dificuldades. A construção destes trabalhos está disponível em segundos, mas as ferramentas que identificam plágio estão evoluindo no mesmo ritmo.

Trabalho Científico

Concentre-se

Em primeiro lugar, não existe uma receita pronta ou resposta para a pergunta “O que devo fazer para escrever o meu trabalho científico?“. A resposta “depende” é a mais comum que deveríamos ouvir ou dizer, se esta pergunta está dentro de um contexto. Entretanto, outras duas palavras que a resposta deve conter são: Planejamento e Concentração.

A maioria dos cursos superiores possuem uma disciplina de nome “Metodologia Científica“. Esta disciplina deveria ser, sem dúvida, uma das prioridades de todos os alunos, mas passa nas menos importantes para a maioria deles. Se a condução da disciplina seguiu uma condução didática de qualidade, o aluno não tem com o que se preocupar para escrever seus trabalhos.

Enfim, um bom texto acadêmico não se avalia pela quantidade de páginas ou pela verborragia ou exibicionismo. Concentrar na elaboração do trabalho, raramente significa deixar tudo de lado para fazer somente o estudo e escrever o texto. Eventualmente, é possível, seguindo o planejamento, ter atividades aparentemente diversionistas, mas que ajudem a pensar “fora da caixinha”.

Construção

A responsabilidade integral do texto e da pesquisa é do aluno, mesmo que sob algum tipo de orientação. Desde a veracidade mais simples de um link de pesquisa ou uma citação bibliográfica, o autor do trabalho científico é o responsável. Desse modo, ele inicia qualquer trabalho muito antes de começar a escrever o título do trabalho.

É bastante eficiente, a partir da proposta que gerou a decisão do tema e do trabalho, coletar links e referências para uso futuro. Atualmente, as facilidades tecnológicas permitem registrar estas referências e organizá-las em mídias digitais. Outra atitude importante que ajuda no trabalho é estabelecer um glossário único para todos os termos com relação direta ao tema. Desse modo, este glossário facilita a escrita e diminui o texto em função de não ter que explicar situações dentro do trabalho. Da mesma forma deve-se proceder com abreviaturas e siglas, que constarão no trabalho e ajudarão na leitura.

Redação

Todo TCC, dissertação ou tese deve seguir regras da língua portuguesa, nova ortografia, e das normas para um trabalho científico. Erros ou omissões são, facilmente, detectados pelos avaliadores e bancas examinadoras, o que prejudica a qualidade do trabalho.

Por isso, mesmo que você domine o tema da pesquisa, não se afaste das normas e não demore para começar a redigir seu trabalho. Destarte, é importante escrever todos os dias, ainda que seja um pequeno trecho ou parágrafo, armazenando excertos com títulos claros. É possível que muitos destes textos não entrarão no trabalho final, mas constituem-se base de conhecimento importante.

O tempo para cursar as disciplinas do curso e redigir textos costuma ser curto e, por isso, uma disciplina comportamental é necessária. Escolha ou adapte sua melhor forma de estudo de um tema ou disciplina, com o hábito de escrever alguma coisa sobre aquele tema. A cada item escrito, frequente redes sociais ou comente com pessoas que conhecem o assunto, para ver a opinião de outras pessoas.

Regras

As regras para a redação de trabalhos acadêmicos no Brasil variam de acordo com as normas de cada instituição de ensino ou área de estudo. Contudo, algumas diretrizes gerais são comuns a diversos tipos de trabalhos acadêmicos, como TCCs, dissertações e teses. Aqui estão cinco regras que geralmente se aplicam a quase todos trabalhos científicos e escolares:

  1. Normas da ABNT
    • A maioria das instituições de ensino no Brasil exige que trabalhos acadêmicos sigam as normas estabelecidas pela ABNT. Isso inclui regras para formatação, citação, referências bibliográficas, entre outros. Certifique-se de seguir as normas específicas de acordo com a última edição disponível.
  2. Estruturação Adequada
    • Organize o trabalho de acordo com a estrutura padrão da norma. A maioria destas normas incluem elementos como introdução, revisão bibliográfica, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências. Cada seção tem uma função específica, e apresenta-se numa organização adequada que contribui para a clareza do texto. O autor do trabalho científico não precisa escrever nesta ordem e pode, por exemplo, escrever um pouco de cada seção.
  3. Citações e Referências:
    • Cite corretamente as fontes utilizadas no texto, seja por meio de citações diretas ou indiretas. As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT e conter todas as informações necessárias para a identificação da obra. A falta de citação apropriada pode resultar em plágio, uma prática estritamente evitada na academia. Referências do mundo digital são, a cada dia, mais frequentes e exigem uma verificação para evitar links que não funcionam.
  4. Linguagem Formal e Objetiva
    • Utilize uma linguagem formal e objetiva, evitando gírias, expressões coloquiais e subjetividade excessiva. A clareza na comunicação é fundamental, e o uso de termos técnicos pertinentes à área do estudo é importante. Dependendo do tema e assunto, é possível alguns textos e imagens não usuais, o uso excessivo é péssimo, sempre.
  5. Coerência e Coesão
    • Garantir a coerência e coesão ao longo do texto é uma das tarefas mais complexas. Desse modo, as ferramentas de IA estão se mostrando o paraíso da falta de coerência e coesão. Como se não bastasse, a possibilidade de copia/cola e trechos de IA regenerativa provocam repetições facilmente identificáveis. As ideias devem ter apresentação de forma lógica e com interligações que facilitem a compreensão do leitor, mesmo que ele seja leigo. Parágrafos com boa estrutura e uma sequência lógica de argumentos são essenciais, assim como a interligação entre eles. É muito comum a utilização de palavras de conexão que, sem dúvida, ajudam na coerência e coesão das partes do texto final.

É importante lembrar que essas são diretrizes gerais e que cada instituição pode ter suas próprias especificidades. Da mesma forma, estas são apenas sugestões iniciais e que podem exigir outras em função do trabalho. Alguns trabalhos, não raramente, devido a complexidade, exigem auxílio de terceiros. Desse modo, é importantíssimo cuidar para que estes auxiliares entendam as regras de um trabalho científico.

Enfim, é fundamental consultar as normas específicas da instituição em que o trabalho terá sua submissão e avaliação. Adicionalmente, seguir as diretrizes que o orientador ou professor responsável determinar são muito importantes.

Mundo Digital

O mundo digital facilitou muito o trabalho dos estudantes para construírem um trabalho científico com mais conteúdo e rapidez. Contudo, esta facilidade se perde quando o autor do trabalho utiliza-se de ferramentas sem critério ou contornando regras. Este texto é somente uma pequena orientação que exige outras complementações para um produto final de qualidade.

O maior diferencial que os autores de trabalhos científicos que seguem uma metodologia possuem é, certamente, a qualidade de seus relatórios profissionais.

Mãos à obra!

P. S.

Glossário

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica

IA – Inteligência Artificial

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Este texto teve apoio de pesquisa das seguintes ferramentas e plataformas: ChatGPT, Google, Yoast SEO, Plagiarism Detector. Do mesmo modo, este e outros textos semelhantes estarão no Blog do Professor Evandro Oliveira.

A reprodução deste texto segue as diretivas Creative Commons

Deixe um comentário