Ciência sem Fronteiras ?

Imbecilidade e Ciência sem fronteiras

Ciência sem fronteiras

Quando um dirigente da CAPES vai à TV Globo para entrevista exclusiva e tenta justificar o injustificável é preocupante. Por outro lado, quando se diz que “… o programa Ciência sem Fronteiras não acabou…” é aterrorizante. Como se não bastasse, ainda diz que o programa está mudando de foco, significa que falimos.

Em outras palavras, o foco deveria ser a pesquisa, o conhecimento e a educação. Assim sendo, os investimentos deveriam ser crescentes e prioritários.

CAPES

A instituição tem sofrido com a sua esquizofrenia e disputa de poder.

É muito dinheiro em jogo, ou era muito dinheiro em jogo?

Com toda a certeza, parte de suas atividades e finalidades sofreu graves desvirtuamentos. A criação do “Ciência sem Fronteiras” foi um dos grandes projetos que poderiam culminar na repatriação de talentos. Adicionalmente, proporciona projetos de visibilidade no âmbito Internacional.

Aquele programa que tinha falhas, poderia ser aprimorado. Os estudantes que dele fizeram uso, deveriam ter monitoramento e acompanhamento mais formal e firme. Correu solto. Agora dizem que o programa voltará com outro foco, sem pesquisas e somente voltado para o aprendizado de idiomas. Piada de mau gosto.

Na prática, a CAPES abriu mão de um projeto sério e apresentou um projeto bem meia boca e que não vai dar em nada. Deveriam ser mais honestos e afirmar que o “Ciência sem Fronteiras” não é obra deles. Se bem que, vários apaniguados destes políticos usufruíram indevidamente do programa.

IMBECILIDADE

O MEC afirma que encontrou o programa com vários estudantes sem dinheiro. Aproximadamente 4 mil estudantes tiveram que se manifestar para receber as verbas devidas e não pagas. O MEC faz como gestores imediatistas e irresponsáveis, joga o programa fora para não ter que continuar bancando os custos. Ao mesmo tempo, cria outro programa que não tem nada a ver com o propósito original do “Ciência sem fronteiras”.

Para demonstrar a canalhice reinante, o Temer e o ministro da “falta” de educação, falam dos programas de pós-graduação e pós-doutorado. Alegam que estes programas possuem bolsas em “grande” quantidade, quase na mesma quantidade que os remanescentes da última seleção do CSF. São mentirosos contumazes !

Os golpistas encastelados em Brasília, com a devida proteção dos paneleiros e parlamentares, retiraram muita verba da educação. Do mesmo modo, privatizam recursos do pré-sal, escondem dinheiro recuperado de falcatruas e reduzem assistência social. Inquestionavelmente, fazem tudo ao contrário das propagandas oficiais, diminuindo investimentos em educação e saúde.

Enfim, é isto e pode piorar muito mais. Afinal, quem fica achando que o propósito do governo golpista é arrumar o país, vai ver quem vai pagar a conta.

Certamente, terei que dizer daqui algum tempo: Eu avisei ! #Maktub !

 

Imagem: Blogger UJA

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
  • Caso queira fazer comentários no texto, clique aqui e envie mensagem para pyxis at gmail.com e, certamente, faremos a autorização.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário