Análises e Senso Comum
A princípio, algumas coisas são universais e absolutas. Por exemplo, a maioria das pessoas pensa que desvios de conduta são exclusividade do “filho da vizinha“. Não importa qual o tema, muitos seguem um pastor como uma ovelha, não pode falar mal que e errados são sempre os outros. A pessoa faz uma escolha política ou clubística no futebol, de orientação sexual ou qualquer outra, e quem não concorda vê como desvio. Particularmente, entendo que estas pessoas possuem problemas cognitivos e sociais. Praticam, inquestionavelmente, a hipocrisia, falsidade e outros “pecados“, numa demonstração de desvio de personalidade absoluta.
Escrevi, anteriormente, um texto ( Senso Comum e a Manipulação de Massas ) onde iniciei análises sobre uma área na qual não possuía nem formação autodidata. Surpreendentemente, os resultados de alguns estudos e leituras exigem mais leitura e tentativa de compreensão das pessoas. Sobretudo pelo grande aprendizado e evolução, mas que os “especialistas” no tema demonstram extrema rejeição e contrariedade.
Eu entendo, estes corporativistas querem que o senso comum deles prevaleça sobre os “não iniciados” e que a patuleia aceite os dogmas de gente manipuladora.
#AquiNAObebé ! ! !
Desvio de Personalidade
Em primeiro lugar, quando falamos de qualquer coisa que se refira a uma pessoa, temos que tomar o cuidado para respeitar a personalidade da pessoa. Eu tenho a classificação, por exemplo, como uma personalidade INTJ (ver em Wikipedia INTJ segundo Myers-Briggs).
Dessa forma, não respeito ninguém que fala ou escreve “… tem que respeitar opinião …” por escrever, de forma hipócrita.
Em outras palavras, tem que respeitar cada personalidade e ouvir a opinião, debatendo se for conveniente. Importante é os interlocutores entenderem, o resto é mimimi de rede social estulta e rasteira.
Assim sendo, desvio de personalidade é uma “disgrama” que uns “fedazunha” trazem desde o berço. Por outro lado, estes néscios usam desta carapaça/desculpa para se esconder de qualquer debate que se pretenda sério
Evolução do Desvio de Caráter
Observa-se a evolução do desvio de personalidade quando algum ser humano começa com mentirinhas e afins. Entretanto, o desvio de personalidade é um desvio sério de caráter. As pessoas com estes desvios usam de hipocrisia e escondem atrás de sinônimos menos agressivos. Em suma, eles acreditam nas suas mentiras e usam de frases feitas e artimanhas para esconder seus desvios.
Os portadores desta enfermidade praticam a falta de honra, de integridade, da honra, de retidão, da honestidade e tantos outros sinônimos.
Certamente, quando alguém usa justificativas como “não se deve avaliar o livro pela capa…” ou congêneres, esconde algum desvio. Desse modo, estas pessoas entram no modo de mau-caratismo maléfico e cruel.
Aliados a estas manifestações perceptíveis, a hipocrisia e a falsidade, estão presentes nestes comportamentos de pessoas. Entretanto, podemos incorrer no risco de achar que são comportamentos inteligentes, de astúcia e atitudes “do bem“.
Sociopatia e Psicopatia
Em suma, infelizmente nossa sociedade apodreceu ( falar que adoeceu é passar pano para a realidade ). As redes sociais que invadiram a Internet dominaram o mundo e potencializaram comportamentos de sociopatas. Comportamentos de desvio, anteriormente restritos a famílias, pequenas localidades ou isolados, ganharam o mundo. As comunicações proporcionadas pelos celulares com “inteligência” e sem nenhum filtro jogaram a pá de cal na sensatez.
Chegamos ao ponto que pais, para atender aos “desejos” dos filhos menores de 14 anos, patrocinam a incursão dos filhos no crime de falsidade ideológica. Sim, falsificar a idade para se cadastrar o filho numa rede social é crime. Colocar uma imagem que não corresponde à real imagem da pessoa é crime.
Em suma, atitudes semelhantes vão muito além de desvio de personalidade, possivelmente uma herança dos pais. Tudo onde é possível haver uma tipificação pode, atualmente, estar incurso em diversos crimes. Como se não bastasse, pode levar os filhos, de quem pratica o delito, a pensarem que aquilo é normal.
PILARES
Desse modo, é totalmente inútil tentar falar sobre sinceridade, respeito, responsabilidade, zelo, senso de justiça, cidadania etc. Qualquer um que ousar falar seriamente nas redes sociais deixará de ter seguidores e ganhará haters. É um preço muito alto e a nossa sociedade pagará caro por isso. Temos uma geração inteira de inúteis e gente que adestrou seus filhos à sua imagem e semelhança.
“Supõe-se que a evolução não ande para trás.
Mas uma manobra em marcha a ré pode representar o futuro de uma espécie, inclusive a humana”
(Michael La Plage)
Futuro
O futuro é nebuloso, atributos e comportamentos como descrevi em 7-5-3 Bushido Code estão completamente fora de moda. Não conseguimos atenção nem com parentes próximos e amigos. A preguiça mental, necessidade de fazer sucesso rapidamente e o desrespeito às ideias e pensamentos construtivos impera.
Enfim, o preço que pagaremos será alto demais e não vai ter volta, o fim do mundo não vai ter meteoro. E os desvios de personalidade vão sendo praticados como se fossem pecados “leves”. Surpreendentemente, até com religiosos, os pecados são aceitáveis. Enfim, estamos perdendo a guerra pela civilidade e atos de humanidade.
(*) Revisado e atualizado em julho de 2020
Charge: Ivan Cabral
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.