Truques Maquiavélicos - Manipulação Individual

Manipulação Individual de Massas

Manipulação de Massas

Em primeiro lugar, existem muitas maneiras de se manipular as massas, uma delas, talvez a mais fácil e principal, é a manipulação individual. A partir da manipulação de uma pessoa, faz-se uma rede de manipulados até transformar-se numa manada.

Esta série é sobre Manipulação de Massas e as perspectivas elencadas por sociólogos sérios ( picaretas, vocês não são sérios ! ). A partir de estudiosos como o contemporâneo Noam Chomsky, é possível entender o que diziam filósofos antigos e mentores de grandes embates como Sun Tzu, Maquiavel, Miyamoto Musashi e outros.

Iniciei esta trilha ( Manipulação de Massas – A Série ) no intuito de contrapor o que, anteriormente, era feito pela mídia ( Rádio, TV e jornais ). Hoje em dia, as redes sociais cumprem com maior eficácia e agilidade este vil e cruel papel, portanto faz-se necessária uma revisão nestes textos e o que era “Manipulação de Massas (8)” passa a se chamar Manipulação Individual de Massas.

Manipulação Individual

Pode parecer antagônico o termo “manipulação individual” associados a massas ( no sentido de horda, multidão etc.). Certamente, é como o Denorex, parece mas não é.

Do mesmo modo que Hegel tratou a questão da dialética do Senhor e do Escravo, a manipulação pode começar desta forma com a escravidão mental.

Desse modo, as abordagens e métodos de manipulação de massas são variados. O controle desta manipulação é interessante e pode ser feito a partir da manipulação individual de quem é mais próximo e, a partir disso, ir ganhando adeptos e seguidores. Muitas das vezes, é mais fácil manipular pequenos grupos sem que eles percebam e formam uma rede, até o rebanho todo estar contaminado.

Na maioria dos casos, algo é motivador para unir este grupo que imagina estar lutando por um objetivo, mas resultados acessórios e paralelos são o real motivo dos manipuladores do grupo. A idiossincrasia que predomina em determinados grupos sociais é arma fácil para manipulação.

Esta série é baseada em algumas teorias de manipulação e de acordo com Chomsky que disse: “… num estado totalitário, se o governo não controla as pessoas pela força, controla o que as pessoas pensam …”; concluo que grupos e indivíduos não são controlados à força, são controlados por ausência de ideias da massa que executa ações de interesse de poucos.

Técnicas de Manipulação Individual

Existem algumas técnicas, geralmente usando falácias e sofismas, que quando aplicadas a indivíduos e pequenos grupos, possibilitam a expansão para grande quantidade de pessoas, numa espécie de lavagem cerebral utilizada em algumas seitas e, atualmente, em ações do chamado marketing de rede ou pirâmide.

Ao observar o orador, projete e pense estas “dicas” de comportamento e avalie a coerência entre discurso e prática, com toda a certeza, você poderá descobrir um manipulador.

Aceno com a cabeça

Em ambientes com poucas pessoas e interlocutores falando, acenar com a cabeça positivamente, como se estivesse concordando, provoca um efeito de submissão e concordância quando for sua vez de se expressar. Individualmente funciona muito bem. Desse modo, você ganha um seguidor aqui e acolá, por isso, em tempos de ” lives “, poucos gostam de escrever textos para os outros lerem, preferem imagem. É comum vermos um palestrante ” famoso ” ficar lendo slides e ganhando o público com acenos e trejeitos.

Falso mentiroso

Uma vez que, nem sempre a mentira tem pernas curtas, é preciso estar atento a falsos profetas e pregadores. Muitas das vezes algumas pessoas, para influenciarem e manipularem outras, proferem mentiras absurdas. Os Interlocutores imaginam que não é possível que aquela pessoa tenha tal comportamento ou cometa tal desatino. Na sequência o orador pode falar uma ” mentirinha ” que ela será aceita por grande parte da audiência, criando cúmplices que tratarão daquilo como verdade.

Escuta reflexiva

Esta é comum, muitas das vezes aprendida em treinamentos de oratória ou de vendas. Você repete o que ouve de quem você quer convencer, de forma truncada e separando aqueles pedaços de informação que te interessam, quando o interlocutor encerrar, você monta seu discurso com fragmentos de frases proferidas anteriormente, está feito o trabalho de convencimento de que os pensamentos são iguais com mais um apoio.

Ficar quieto

Ouvir calado, entender argumentos, alinhar pontos comuns, certamente o silêncio incomoda ao manipulador, especialmente se você estiver diante do “olho no olho”.

Este comportamento é mais difícil de executar, mas de efeito devastador quando colocado em prática por gente experiente. Você ouve calado, não interrompe em nenhum momento. Enquanto o outro fala, você procura entender os argumentos, buscar fragilidades, formar opinião, daí você alinha os pontos comuns e deixa seu discurso preparado, omitindo pontos divergentes e buscando acordos ” mínimos ” e mostrando-se cooperativo e solícito.

Assim sendo, alguns ditados e provérbios milenares são compreensíveis, um deles é lapidar:  “A palavra vale prata, o silêncio vale ouro” e acrescento que a inteligência e controle vale um diamante, platina ou nióbio

Psicologia reversa

Este comportamento é fácil de se implementar com pessoas mais ignorantes e prepotentes, mas arrebanha adversários e inimigos figadais. Pessoas com personalidade individualista são alvos fáceis de atingir. Quando a situação estiver difícil, inverta a lógica, dê razão ao lado contrário, incentive-o a fazer do jeito dele e no momento que ele desejar.

Deve-se ter cuidado com pessoas sem argumento e que estão fragilizadas, ignorantes não são adeptos de qualquer racionalidade. Estas pessoas partirão para o ataque pessoal. Contudo, como não conseguem identificar estas técnicas, por vezes caem nas armadilhas, e estarão sempre questionando a pessoa do orador e nunca a ideia proposta.

Influenciadores no Comando

Com as redes sociais explodindo, as fake news elegendo políticos que não sabem articular um discurso de três frases, faz-se necessário a contratação de influenciadores de redes sociais. Estes influenciadores, quando dominam a tecnologia, às vezes têm dificuldades em dominar a escrita e, decerto, contratam escritores.

Desse modo, até um jogador de futebol, jornalista, político, artista tem seu “profissional” para escrever textos e fazer postagens. Algumas redes sociais não exigem muito, pois basta ” caras e bocas ” para arrebanhar legião de fãs de um analfabeto funcional que paga bem aos  profissionais das mídias digitais.

Analfabetismo Político

Enfim, os exemplos estão aí, negacionistas e outros ignorantes ganharam o mundo, especialmente através das redes sociais onde compartilham tudo que recebem. O Analfabetismo Político, antes influenciado somente pela mídia tradicional, ganhou as mídias digitais e cresceu.

Não tem retorno e o estrago perpetrado por uma fake news é impossível de se reverter, e com o Poder Judiciário sem saber o que fazer e sem controle, resta-nos esperar o meteoro. A manipulação individual é de altíssimo grau de contaminação e tem custado muito pouco para quem deseja hordas sendo manipuladas e defendendo insanamente que o senso comum racional tinha consolidado.

 

(1) Denorex era marca de um produto capilar que virou substantivo a partir de seu slogan publicitário; não virou verbete no Wikipedia, ainda bem.

(*) Revisado e atualizado em novembro de 2019

 

Imagem: www.megacurioso.com.br

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.