Comunismo
Em quase todos os textos que escrevo, procuro colocar palavras diferentes ou de significado variável dependendo do contexto. Desse modo, busco estudar a etimologia de cada palavra para tentar não ter margem de dúvida sobre o que estou escrevendo. Assim, a palavra da vez é comuna, uma substantivo/adjetivo referenciado por John Goodwin Barmby, um socialista utópico.
Por outro lado, fico assustado com as acepções e desvios que os frequentadores de redes sociais e novas gerações de hedonistas(1). Os neófitos fazem interpretações absurdas destes dois termos ( Comunismo e Socialismo ).
Surpreendentemente, vejo que ser comuna virou crime inafiançável para grande parcela da população brasileira, em especial para evangélicos. Estes adotaram, sabe-se lá porque, a definição de que comunista é “… um oponente do capitalismo ou apoiador do esquerdismo revolucionário …”. Se bem que percebo que eles ( evangélicos ) ainda não atingiram este patamar, estão na fase do ” comunista come criancinhas “.
Substantivos têm menor poder de provocar confusão mental na cabeça oca desta patuleia, entretanto, substantivos adjetivos e adjetivos, não tem jeito, nem etimologia resolve.
Fascismo
Este tipo de revisão de palavras nos leva a entender muito da história e do comportamento da Sociedade. A frase ou ideia de ” comunista come criancinha ” surgiu pelas mãos do fascismo de Mussolini. No link ” Porque se dizia que os comunistas comiam crianças ? “, existe uma versão bastante verossímil de como a história se desenrolou. No Brasil, seguidores do fascismo ainda estão acreditando que um comuna é a definição de acordo com o adestramento que receberam.

Comunista – Pôster 1947 – Reprodução Expresso.PT
Comuna Raiz
Afinal, antes da definição de Barmby tornar-se pública existiam comunistas ?
Certamente, pela história da humanidade, e notadamente, da interpretação dos que colocam o que é comum acima do individual, sempre existiram comunistas. Aliás, deveriam ser a maioria, até a implantação do capitalismo que busca o individual sobre o coletivo.
Assim sendo, um comuna raiz é aquele que se opõe ao individualismo. Como se não bastasse, ele não tem nenhum receio de receber a alcunha de comunista, e reconhecer sua práxis e identificação.
Conforme o relatado na Bíblia, seria Jesus Cristo um comunista raiz ?
É curioso ver evangélicos apontando dedinhos sujos para quem defende o comunismo. Não raramente, reproduzem ilações e definições deformadas da palavra e acusando aqueles que defendem o comunismo de criminosos.
Frases de Comunas e Anticomunistas
Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes ( Karl Marx ).
Ele (Jesus Cristo) foi o primeiro comunista. Repartiu o pão, repartiu os peixes e transformou a água em vinho ( Fidel Castro ).
Comunista é pseudônimo que os conservadores, os conformistas e os saudosistas do fascismo inventaram para designar simplesmente todo o sujeito que clama e luta por justiça social ( Érico Veríssimo ).
Isto deve ser obra da esquerda comunista, marronzista e badernenta ( Odorico Paraguaçu )
Definitivamente Deus, não era comunista, pois não fez os homens iguais ( Roberto Campos )
Quem aos vinte anos não é comunista, não tem coração. E quem assim permanece aos quarenta anos, não tem inteligência ( Willy Brandt )
Comuna Hoje
Sem dúvida, é difícil lutar contra liberais, capitalistas, anticomunistas, pregadores e estelionatários da fé e do dinheiro alheio. Todos os comunistas, sem exceção, e em toda a sua essência, ou integrante de uma Comuna devem ser donos de si próprios. Qualquer outra situação não é comunismo, e é possível, em muitos casos, vermos pelo mundo afora escravidão travestida de liberdade.
A publicação do Manifesto Comunista, em 1848, tem a rejeição da massa ignara, seguidora de pregadores venais, em sua plena acepção. Desse modo, criou-se a figura do anticomunista, rebelde, sem noção de acepções básicas das palavras. Desta forma, esses neófitos se acham com razão ao definir que o momento no Brasil é ser contra o comunismo.
Em suma, vocês não conseguem entender nem o conceito de uma palavra e querem apontar seus dedinhos imundos. Como se não bastasse, interpretam versículos bíblicos ao modo do adestramento que receberam. E, desse modo, ainda querem “pagar pau” para quem defende o que deve ser comum para todos?
Você é um comunista ?
Por isso vocês não aguentam nenhuma discussão sem compartilhar aquilo que seus mentores escrevem. As redes sociais viraram o paraíso para vocês tentarem reproduzir o proselitismo vil de seus gurus. Vocês enganam muita gente, especialmente aqueles que são profissionais e especialistas em algum assunto. Ora, senão vejamos, vocês são bons, por exemplo, no tema futebol, não significa que saibam alguma coisa sobre sociedade, política e outros temas. Por isso, não existe esta propriedade de transitividade na vida em comunidade que vocês imaginam.
E olha que, neste texto, nem citei a palavra socialismo que tem associação com o comunismo e comunas no mundo das redes sociais. Contudo, são palavras em que suas nuances podem não ser aplicáveis a diversas situações.
Tenho pra mim que a experiência sobre comunismo diz respeito, e pode ser explicitada, em cada um que ler este texto até aqui. Basta lembrar dos trabalhos escolares que você fez e participou, desde a tenra infância. Qual foi a sua orientação em relação ao comum nos resultados de cada trabalho feito? Não precisa responder, só pense e avalie o que você aprendeu e o que ensina aos seus filhos. Tenha coragem e se auto qualifique, de 0 a 10 sobre o que é ser um comunista, na verdadeira acepção da palavra.
Desse modo, a etimologia da palavra comunista ou comuna pouco importa. Certamente, se as pessoas que usam-nas não sabem o que significam, fica tudo na verborragia e estultice.
(1) “A Geração do Hedonismo Oco”
(*) – Revisado em 10fev21
Charge: DUKE
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.