Home Office antes da Pandemia
Escrevi, três anos atrás, pouco depois de consolidada a “Reforma Trabalhista – Lei 13.467/2017“, o texto “Teletrabalho ou Home Office, tanto faz …“. Cogitava-se à época que as tecnologias iriam mudar as relações de emprego e o teletrabalho ( nome oficial para Home Office ). Eu diria que, no meio do caminho tinha um vírus, e tinha uma pandemia no meio do caminho. O Home Office veio para ficar.
Tanto Faz
Como cheguei a explicar no texto supracitado, pra mim, tanto faz como fez, eu experimentei muitas vezes o home office. Era comum, depois que saía do serviço presencial, fazer uns “bicos” em casa. E, desse modo, acostumei-me a situações de filhos e esposa pedindo atenção e sendo compelido a fazer escolhas. Se bem que, naquele tempo, não havia as lives e reuniões virtuais onde as pessoas expõem muito de sua intimidade.
Em consequência disso, o aprendizado e crescimento profissional de todos que estão submetidos ao Home Office, deveria ser grande. Entretanto, a injunção do Home Office em função de questões de proteção e isolamento pela pandemia, me levam a ter enormes dúvidas se estamos crescendo e aprendendo.
Enfim, tanto faz como fez, mas que vai mudar muita coisa a partir da pandemia e das experiências de Home Office, tenho certeza absoluta que não avançamos. Creio que, em outras palavras, a mentalidade e realidade a que o povo trabalhador brasileiro está submetido, está prejudicando mentalmente, fisicamente e moralmente a todos.
Home Office para Sempre
Contudo, mesmo que a maioria não esteja tendo aprendizados construtivistas, alguns comportamentos e procedimentos vieram para ficar. Desse modo, a minha percepção é que o conceito de Home Office (ou teletrabalho) é mais do que uma “moda”. Com toda a certeza, veio para ficar e, consequentemente, expor diversas mazelas que vivenciamos no meio empresarial.
É como disse o filósofo popular: – Quem não tem garrafa vazia para vender vai ter que mentir muito para segurar seu emprego.
Contrato de Trabalho
De acordo com a “reforma” trabalhista colocou algumas questões para o Home Office que estão escancarando o desrespeito às pessoas e às leis. Podemos mencionar, por exemplo, a questão de suprir infraestrutura de comunicação e Internet aos trabalhadores em Home Office. Nota-se que existe um medo dos trabalhadores em exigir o mínimo legal e, em alguns casos, trabalhadores pagam por despesas que não seriam suas. Empresas estão “desmanchando” departamentos e até estruturas inteiras, demitindo, economizando em água, luz, serviços básicos de higiene e limpeza em prejuízo financeiro do trabalhador.
Teletrabalho
Como destaquei em textos anteriores e reforço neste aqui, a lei foi feita para beneficiar os empregadores e a pandemia recrudesceu com as relações entre patrões e empregados. O exemplo citado foi a infraestrutura, como poderiam ser outros seis ou mais em que a legislação se não está sendo desrespeitada, está sendo manipulada de forma cruel.
Se adicionarmos algumas questões como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a baixa qualificação da maioria dos teletrabalhadores nesta nova forma de relação. As infrações e pouca regulamentação (não no sentido de quantidade, mas de qualidade) de horários, flexibilidades, direitos e deveres, ainda vai provocar muitas distensões.
Em suma, estamos pisando num terreno minado e que a bomba vai estourar na cabeça de quem sempre foi o maior prejudicado com esta reforma maligna. O país perde muito com esta agressiva forma de se mudar as relações que não eram as melhores.
Por isso estou convicto de que “normal” NUNCA MAIS e que não vai melhorar tão cedo e nem vou entrar em detalhes de alguns segmentos como Terceiro Setor, Assistência Social e outros que exigem atuação presencial, majoritariamente. Noutro texto vou abordar uma questão do teletrabalho bastante delicada: A Educação.
Respondam para vocês mesmos se estão preparados para trabalhar em home office nos quesitos de infraestrutura (mobiliário, despesas gerais, limpeza, material de uso, equipamentos, ambiente físico, etc.
PENSEM … tempos difíceis com ou sem teletrabalho, que veio para ficar !
É VERDADE
Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.
![]()
Imagem: Jornal Tornado
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.
