Capital x Trabalho
Desde que o mundo é mundo, o homem tem ações para dominar seus semelhantes. É provável que na Idade da Pedra, a questão era de sobrevivência. Entretanto, desde que as civilizações antigas nos deixaram seus registros, o subjugo de alguns sobre os outros existe. Em outras palavras, bastou alguém pensar que podia ficar à vontade com o esforço de outrem, que a coisa degringolou. Nos tempos atuais, prevalece a relação capital X trabalho e por consequência a contradição entre rico e pobre.
Surpreendentemente, nossa sociedade ocidental vive num mundo de fantasia onde escravos que geram muita riqueza se acham libertos. Existe uma ginástica muito grande das pessoas para que não sejam classificadas como um pobre. Imagem é tudo, sede não é nada.
Se você trabalha, está a serviço de alguém que detêm capital e explora outros para ficar mais rico.
Você é pobre !
Existem alguns chavões, ditos populares e brincadeiras que não tenho conhecimento de como se aplicam em outros países e culturas. Desse modo, vejo que mesmo que nas sociedades capitalistas a condição de pobreza ou miserabilidade sejam explícitas, não consigo fazer comparações. Analogamente ao que vemos pelas notícias, imagens e comportamentos, o pobre no Brasil não é muito diferente do pobre de outros países.
Por outro lado, o pobre brasileiro é um personagem sui generis. Tem uma frase que circula nas redes sociais que dá a dimensão de como o brasileiro se vê em relação às classes sociais. Diz o pensamento : “Se você parar de trabalhar amanhã e não tiver recursos para manter seu padrão de vida, pagar pela sua saúde por mais de 10 anos, você é pobre“.
E olha que aqui não entram coisas como lazer, viagens, vida confortável e prazeres mundanos.
Desse modo, muitos que falam em aplicações na bolsa, investimento em criptomoedas (Bitcoin é hype !) são como aquele remediado. Esta turma come angu com couve, arrota estrogonofe e fala em ir para a Disney todo ano como se isso mostrasse superioridade.
Economia e Politica
Certamente, muitas pessoas pensam igual a mim e não acreditaram em nada do que Paulo Guedes disse na campanha eleitoral de 2018. Os resultados estão aí, as frases ditas estão aí e muitos brasileiros ainda saem em defesa de quem odeia pobre. O Brasil que estava na trilha certa para diminuir a quantidade de miseráveis, retrocedeu 200 anos.
A política econômica do governo federal atacou a todos, pobres e miseráveis, menos os ricos que ficam mais ricos ainda.
Escrevi, pouco antes das eleições de 2018, “O pobre de direita no Brasil” onde reproduzi o que vislumbrava. Não deu outra, aqueles personagens que reclamavam do preço da gasolina estão, na quase totalidade, quietos.
Analistas de economia do país, que defendiam o Paulo Guedes estão assustados. Decerto, a pandemia complicou a economia em todas as nações, mas ao mesmo tempo tem país que soube aproveitar. Fazer comparação com a China não é recomendável. Assim sendo, terminamos o ano de 2021 entre os países com pior crescimento de PIB dentre nações muito pobres e sem recursos. Os ricos e seus vassalos cuidaram de se proteger, não é por acaso que políticos e até o Ministro da Economia tem dinheiro investido fora do país(1).
O país entrega suas reservas minerais, sucata a indústria nacional, transforma-se numa granja do planeta. Em plena pandemia, com centenas de milhares de mortes, donos de empresas de saúde duplicam suas fortunas e patrimônio.
Destruição
O país está sendo destruído em todos os setores, desde o meio ambiente até a economia externa. As reservas do Tesouro estão mal explicadas e a equipe econômica ainda fala sobre o preço do barril de petróleo, para um país autossuficiente.
Em suma, independente de quem for o próximo presidente, sua equipe econômica terá que fazer um plano só para recuperar o estrago feito. Você, que não se classifica como pobre, pergunte-se e responda sobre como estará daqui quatro anos se perder o emprego ou parar de trabalhar amanhã.
Em 2022 pense um pouco na sua contribuição para enriquecimento dos donos de plano de saúde. E não se esqueça da morte de brasileiros pobres, como você, que se acha “classe média”.
(1) “Paulo Guedes tem off shore milionária em paraíso fiscal“
P. S. Com toda a certeza, nenhum rico terá a ousadia de ler este texto e nenhum pobre tem acesso a redes sociais.
Charge: Duke
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
- Caso queira fazer comentários no texto, clique aqui e envie mensagem para pyxis at gmail.com e, certamente, faremos a autorização.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.