Seu FGTS - Charge Lotti

Trabalhador, estão roubando seu FGTS

Seu FGTS

Em primeiro lugar, que fique bem esclarecido, seu FGTS não é nenhuma benesse. É um direito conquistado e que está sendo roubado de você. Alguns anos atrás, escrevi como estava iniciando o roubo do FGTS ( Direitos Ameaçados – FGTS ). Antes que a tal reforma trabalhista valesse, com toda a certeza, as manobras dos achacadores do seu FGTS estava traçada.

Golpe Final

Desde que o governo derrotou o movimento dos trabalhadores via ataque aos sindicatos, a situação só piora. Surpreendentemente, o trabalhador brasileiro tem votado em parlamentares e chefes do Poder Executivo que atacam os direitos da maioria. Foram vários textos em que coloquei a questão do seu FGTS e outros direitos trabalhistas ameaçados.

Inquestionavelmente, a pandemia deve ter obstruído a capacidade da maioria dos brasileiros de se indignar.

Desse modo, os abutres e carniceiros se aproveitam e abrem seu saco de maldades de tal maneira que recuperar destes ataques torna-se impossível.

Creche e Consignado

Em tempos de eleição, usar dinheiro do trabalhador (como é o caso dos depósitos do FGTS) para fazer “gracinha”, é fácil demais.

O trabalhador desesperado, sofrendo com ameaça de desemprego ou morrendo por conta da pandemia, aceita qualquer opressão. Assim sendo, redução de jornada com redução de salários, auxílios emergenciais e outras rubricas vão fazendo a alegrias dos déspotas.

Algum tempo atrás, liberaram saldo do seu FGTS para que o trabalhador fizesse empréstimo. Sabem o que isso significa? É, simplesmente, o trabalhador pegar o dinheiro dele, guardado no Fundo, rendendo míseros juros, e entregar como garantia para pagamento de empréstimo com juros maiores. O sistema financeiro agradece, e o trabalhador que cedeu seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para esta cilada, já está arrependido.

Se bem que nada é tão perverso que não possa piorar.

O chefe do Executivo federal, num arroubo de benevolência (#SQN) liberou o saque de valores do FGTS para pagamento de creche.

Em suma, a cada ação de cunho eleitoral ou não, feita com o seu dinheiro, não trará benefício para o trabalhador. Desta forma, o que era para garantir alguma tranquilidade em caso de desemprego, torna-se uma arapuca.

Vou roubar seu FGTS

Nesse ínterim, surge a perspectiva de que mais mudanças sérias e cruéis devem acontecer.

O governo faz estudos(1) de bastidores, elabora proposta para reduzir o percentual de contribuição mensal (de 8% para 2%). Como se não bastasse, a multa estipulada para o caso de demissão sem justa causa pode ter redução de 40% para 20%.

As medidas são tão absurdas que nem o sinistro da Economia está defendendo abertamente. É provável que o presidente da república e seus aliados do Centrão estejam comemorando estas ideias.

Se bem que, anunciam “vou roubar seu FGTS” e o trabalhador nem se dá conta de como está sendo enganado.

Estão roubando o FGTS do trabalhador, retirando direitos, gerando desemprego, desde 2016, só não vê quem não quer ou quem tem muito a ganhar.

Analogamente, como na música dos Mamonas Assassinas.

Raios!
Fui convidado pra uma tal de suruba
Não pude ir, Maria foi no meu lugar
Depois de uma semana, ela voltou pra casa
Toda arregaçada, não podia nem sentar

Me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém

Por isso, pela sua passividade, estão roubando o seu saldo do FGTS e retirando outros direitos, aproveite a suruba !

 

(1) “Governo vai reduzir FGTS” (Finance One)

 

Charge: Lutti (GZH)

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
  • Caso queira fazer comentários no texto, clique aqui e envie mensagem para pyxis at gmail.com e, certamente, faremos a autorização.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário