Dia do Nordestino - 8 de outubro

Viva o Dia do Nordestino – Pedido de desculpas

Pedido de Desculpas

Em primeiro lugar, reitero a minha opinião sobre a criação de datas comemorativas por “decretos” legislativos. A alusão de algumas datas comemorativas, como o Dia do Nordestino, é somente para se esconder atrás de crimes e preconceitos injustificáveis.

Desse modo, este texto é uma carta de desagravo, mesmo que eu não tenha cometido algum ato contra os nordestinos. Este pedido de desculpas é pelo que vêm fazendo muitos brasileiros. Alguém, é provável que um tirano tenha influência sobre isto, incita a violência, o preconceito e a irracionalidade. Nesse ínterim, pessoas que se julgam acima do bem e do mal, revelam o que são.

Assim sendo, me coloco do lado contrário da advogada mineira, branca e do sudeste, que fez publicar um vídeo asqueroso. Ressalto que a advogada vai pagar pelo que publicou, mas suas amiguinhas também são da mesma laia. Entretanto, infelizmente, elas são a representação do que se tornou este país.

E, como se não bastasse, a tal advogada é (na realidade, após o vídeo, era) integrante da comissão da mulher da OAB (seccional Uberlândia). Não é preciso dizer que a privilegiada transporta para a sua vida aquilo para o que foi educada. Os pais dela tem responsabilidade no que ela se transformou, quem a cerca é igual a ela, conivente ou pior. Certamente, ela terá uma defesa que vai tentar isentá-la dos crimes cometidos e ela vai dar uma fugida das redes sociais.

Que queime no inferno !

Dia do Nordestino

Desse modo, após estes pequenos prolegômenos, justifica-se o pedido de desculpas ao povo nordestino. Não vou ficar aqui dizendo absurdos como “até tenho amigos nordestinos“, como fazem os racistas.

O mais surpreendente, no caso da advogada, é que a mídia usa o termo xenofobia. É provável que muitos da mídia sejam vis e preconceituosos quanto a rábula mineira, os nordestinos não merecem isso. Por outro lado, talvez eles estejam imaginando que o Nordeste é outro país, ou seja este o desejo deles.

Enfim, é difícil, mas temos que pedir desculpas ao povo nordestino por estes representantes da irracionalidade e estupidez humana.

Patativa do Assaré

São inúmeros os nordestinos valorosos, que mostraram para o mundo que o brasileiro pode muito. Eu citaria, sob o risco de não homenagear a todos, alguns deles:

  • Ariano Suassuna
  • Jorge Amado
  • José de Alencar
  • Luiz Gonzaga Baião
  • Luiz Inácio Lula da Silva
  • Maria da Penha Fernandes
  • Maria Rita Pontes (Santa Dulce dos Pobres)
  • Patativa do Assaré
  • Paulo Freire
  • Ruy Barbosa

e muitos outros.

O destaque para Patativa do Assaré se deve ao fato de o Dia do Nordestino ser instituído no ano do centenário de nascimento do músico.

O Dia do Nordestino foi oficializado com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo. A região da capital paulista detém a maior concentração de nordestinos em todo o país, fora do Nordeste. A região Nordeste é composta por 9 estados, anteriormente a Bahia não era da região.

Minas Gerais

Já dizia o poeta que, “Minas Gerais são muitas…”. Talvez, por este motivo, Minas Gerais seja decisivo em eleições majoritárias para Presidente da República. Historicamente, Minas Gerais tem muita influência na política nacional, desde os tempos do Brasil Colônia¹.

Minas são muitas e isso é motivo de preconceito, uma vez que as redes sociais estão aí, despejando preconceito e ranço. Somos uma parte do Rio de Janeiro, uma parte de São Paulo e uma grande parte do Nordeste. São várias as manifestações de preconceito como de paulistas falando sobre mineiros. Na realidade, temos orgulho de sermos uma mistura e da influência destas regiões (SP, RJ e Nordeste).

Não é por acaso que o Rio São Francisco seja o “Rio da integração nacional”.

Em outras palavras, a estupidez (que tem muitos defensores e replicadores) da advogada mineira do Triângulo  não nos representa.

Neste “Dia do Nordestino” gostaria de pedir desculpas, em nome de milhões de mineiros que são um pouco nordestinos.

Infelizmente, os brancos do sul/sudeste não conhecem as suas raízes e se acham melhores, acima de tudo e de todos os outros. Estão, inquestionavelmente, errados e na contramão de uma sociedade civilizada.

Cultura Nordestina

A cultura nordestina, que proporciona talentos como os acima citados, é a mesma que tem as melhores notas das redações do ENEM. É a mesma que se revela na música, nas artes, na literatura, na educação, na política. Adicionalmente, é a mesma que coloca alunos de escolas públicas como campeões em olimpíadas do conhecimento mundo afora.

Uma determinada universidade do sudeste, de grande reconhecimento no planeta, atesta isso.

 

É inominável o que estão fazendo com os nordestinos, com toda a certeza, por puro preconceito e estupidez político-eleitoral.

Ações como da Defensoria Pública² não servem como pedido de desculpas pois é mais do mesmo e não inibem os outros criminosos. Um crime, com toda a certeza, ativo redes sociais, não some com retratações e processos judiciais inúteis.

Enfim, não é suficiente, mas, humildemente, pedimos desculpas, eles/elas não sabem o que são e o que fazem. E não adianta pedido de desculpas da OAB (Uberlândia)³, uma condenação seria suficiente.

 

¹ “Bicentenário da Independência

² “Defensoria Pública propõe ação contra advogada de Uberlândia

³ “OAB de Uberlândia exonera advogada por falas xenofóbicas contra nordestinos

 

Imagem: Reprodução LV Designer

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário