Entre sem bater - Cullen Hightower - A verdadeira medida

Entre sem bater – Cullen Hightower – A verdadeira medida

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Cullen Hightower seria, atualmente, um comediante de stand-up, o que poderia resultar na “Verdadeira Medida” de seu sucesso, ou não.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Cullen Hightower

A biografia de Hightower é singela. É até difícil acreditar que este seja o nome verdadeiro do humorista. Surpreendentemente, algumas de suas frases têm reprodução de destaque até na “Forbes”. A frase sobre uma verdadeira medida que ele proferiu, é um exemplo, pode ser séria ou somente uma piada de ocasião.

Cullen Hightower (1923 – 27 de novembro de 2008) foi um conhecido escritor de citações e piadas dos Estados Unidos . Ele é frequentemente associado ao movimento político conservador americano. Hightower serviu no exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial antes de iniciar uma carreira em vendas. Ele começou a publicar seus escritos após a aposentadoria. Uma coleção de suas citações foi publicada como Wit Kit de Cullen Hightower. Uma das citações icônica, por exemplo, é “As pessoas raramente se tornam famosas pelo que dizem até depois de se tornarem famosas pelo que fizeram”.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Uma verdadeira medida

Em primeiro lugar, a expressão verdadeira medida, tem uma interpretação diferente, dependendo do artigo que a precede. Desse modo, escrever “A” ou “UMA”, pode fazer muita diferença e fica impossível determinar o contexto que o humorista utilizou.

Por isso, algumas frases deste escritor podem carregar diversas interpretações.

É provável que, ironicamente, Hightower tornou-se famoso pelo que dizia, e não pelo que fazia como soldado, vendedor ou humorista. Certamente suas citações que estão em seu obituário e em revistas de grande circulação tiveram transcrição e tradução fora do contexto.

Sucesso

A pergunta que não quer calar, e que a frase de Hightower responde, é: Como se medir o meu sucesso?

Assim sendo, a frase de Cullen cai como uma luva em resposta para aqueles que podem ter problemas de autoestima.

Curiosamente, nos posicionamos de forma descontraída, quando algum humorista fala sério. É impossível, com toda a certeza, determinar se é alguma piada que exige raciocínio rápido ou é sério.

Se um destes pensadores-filósofos acertou ao dizer que “… brincando, pode-se dizer tudo, até a verdade…” é provável que não entendamos as piadas sérias.

A medida e o valor

Dependendo do momento e do que nos envolve, a verdadeira medida (e não uma) para medir o nosso valor, é o sucesso dos outros. Inquestionavelmente, ninguém consegue nada sem ajuda dos outros, e a ingratidão campeia em tempos de redes sociais. Contudo, à medida que as pessoas crescem, se contribuímos com alguma coisa, crescemos também.

Desta forma, para quem é professor, fica fácil entender e aplicar esta ideia como verdadeira. Contudo, vemos que as redes sociais e seus coaches, também estão na mesma “onda” e se vangloriam disso.

Enfim, parece que tudo virou um extenso marketplace onde o nosso sucesso sempre tem alguém usufruindo um pouco. Se bem que o nosso sucesso pode se elevar em função do número de usufrutuários de nossas ações.

Não é uma medida, é a medida do verdadeiro sucesso. Quanto mais benefícios e sucesso dos outros, a partir de nosso trabalho, mesmo sem reconhecimento, é como devemos medir.

Palavras como valor, honra, sucesso, benefícios estão num patamar acima da superficialidade e egocentrismo da atualidade.

 

Imagem: Entre sem bater – Cullen Hightower – A verdadeira medida

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, em associação a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário