Entre sem bater - Niccolò Machiavelli - Homens ao redor

Entre sem bater – Niccolò Machiavelli – Homens ao Redor

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. É provável que Niccolò Machiavelli não tivesse muitos “Homens ao redor“, mas tinha muitas ideias e qualificação.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Niccolò Machiavelli

Maquiavel era um pensador muito adiante da sua época e espaço geográfico. De suas ideias e concepções, surgiram os especialistas em política. Certamente, as frases do italiano estarão sempre presentes aqui nesta trilha. E não são poucas, notadamente, as que são verdadeiras lições de “Il Príncipe“.

Niccolò di Bernardo dei Machiavelli ou simplesmente Maquiavel ( 3 de maio de 1469 – 21 de junho de 1527 ), foi um diplomata, autor, filósofo e historiador italiano que viveu durante o Renascimento. Ele é mais conhecido por seu tratado político O Príncipe (Il Príncipe ), escrito por volta de 1513. A publicação de sua obra máxima ocorreu somente após a sua morte, em 1532. Machiavelli é frequentemente chamado de pai da filosofia política moderna e da ciência política. Foi por muitos anos um alto funcionário na República Florentina com responsabilidades em assuntos diplomáticos e militares. Ele escreveu comédias, canções de carnaval e poesia. Sua correspondência pessoal também é importante para historiadores e estudiosos da correspondência italiana. Trabalhou como secretário da Segunda Chancelaria da República de Florença de 1498 a 1512, quando os Médicis estavam fora do poder.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Os homens ao Redor

Certamente, esta é uma das frases de Maquiavel que tem aplicação em diversos espaços e áreas de conhecimento. Seja numa organização, num governo ou em outra entidade, os homens ao redor do comandante, determinam este comandante.

No Capítulo XXII (Dos Ministros do Príncipe), Maquiavel dedica a importância dos homens ao redor do governante para a sua reputação.

Para um governante saber das qualidades de um Ministro, deve ver como ele se comporta ante benefícios pessoais e de outrem. Se não há confiança e honra, o fim será ruim para todos e para a nação.

Pátria Amada

Transportando a ideia política de Maquiavel para o Brasil, com toda a certeza, teremos problemas históricos e seculares. Em primeiro lugar, um governante brasileiro, de qualquer esfera, divide o poder com Legislativo e Executivo. Desse modo é desaconselhável a comparação da frase de Maquiavel atualmente. Entretanto, é possível, analogamente aos conceitos da frase, ver se um governante faz escolhas para seu povo ou é refém de grupos.

Assim sendo, no Brasil inexiste a possibilidade de um governante ser um príncipe ou todo-poderoso. Esta situação, numa democracia, é razoável, mas, por outro lado, um tirano pode tentar dominar os outros poderes e atuar como um déspota.

Surpreendentemente, a população brasileira tem direção que a mídia determina, e vive ao sabor de fatos “novos” e diversionismo. Quando o saudoso Edson Arantes Pelé disse que o brasileiro não sabia votar, acertou no alvo. Posteriormente, Tim Maia disse que o país não podia dar certo, citando a existência de Pobre de Direita. Como se não bastasse estas condições ainda temos parcela de descendentes de escravos negando o regime de escravidão.

Vivemos numa ditadura (falsa democracia), num ambiente de racismo e outras diferenças e preconceitos que nenhum príncipe vai conseguir extirpar.

Em suma, nem os melhores homens ao redor de um governante no Brasil resolvem nossos problemas culturais e estruturais.

P.S.

Este texto tem a publicação, de maneira proposital, nesta data em função dos acontecimentos recentes que “revolucionam” a nação. Chamo de diversionismo e manipulação de uma nação inteira, a partir da mídia e perfis de redes sociais. Perdemos, e Pulitzer imaginou, inquestionavelmente, esta imprensa cínica e seu público vil.

 

Imagem: Entre sem bater – Niccolò Machiavelli – Homens ao redor

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, em associação a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário