Entre sem bater - Elbert Hubbard - Nunca Explique

Entre sem bater – Elbert Hubbard – Nunca Explique

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. A frase deste post é de autoria de Elbert Hubbard que, certamente, sabia das coisas ao explicar o “Nunca Explique“.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Elbert Hubbard

Hubbard tem a identificação de autor de diversas frases, como esta que publicamos agora. Alguns escritores consideram um aforismo, mas o site QI(1) elucidou as dúvidas sobre esta autoria.

Elbert Green Hubbard (19 de junho de 1856 – 7 de maio de 1915) foi um escritor, editor, artista e filósofo americano. Criado em Hudson, Illinois, ele teve sucesso precoce como caixeiro-viajante da Larkin Soap Company. Hubbard é mais conhecido como o fundador da comunidade de artesãos Roycroft em East Aurora, Nova York , um influente expoente do movimento Arts and Crafts.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Nunca Explique

É, com toda a certeza, uma frase instigante. Dizer “nunca explique” e ao mesmo tempo explicar, pode parecer contraditório, mas não é. Hubbard conseguiu expressar numa pequena frase uma grande verdade. Desse modo, corrobora outros provérbios e pensamentos populares sobre dar muitas explicações.

Expressões

Algumas expressões ou “memes” como as que estão na moda em tempos de redes sociais traduzem a ideia de Hubbard sobre o “nunca explique”.

Por exemplo, quando vemos alguém dizendo:

  • Amigo que amigo não quer nem saber, numa briga chega dando voadora…”

Outro exemplo, que vale para amigos e inimigos, são as expressões populares:

  • A emenda ficou pior que o soneto
  • Batom na cueca

Todo ser humano que ler estas expressões e frases, entenderá, sem dúvida, o que disse Hubbard anteriormente. São frases e expressões autoexplicativas e que interpretação e ponto de vista são insignificantes. Portanto, explicar muito pode significar que não tem explicação ou quem explica pode se enrolar nas versões.

Desse modo, não tem muito o que explicar e justificar, quem não entende esta simples frase, não está preparado para ter amigos e nem inimigos.

 

(1) “Quote Investigator – Never Explain

 

Imagem: Entre sem bater – Elbert Hubbard – Nunca explique

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, em associação a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário