Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Com toda a certeza, Collor de Mello colocou a “Esquerda Perplexa” e as pessoas de joelhos para as mentiras que disseminou.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Collor de Mello
Algumas frases do ex-presidente do Brasil (Collor) ficaram famosas por serem curtas e grossas. Dentre muitas, a que cita a “esquerda perplexa” e a “direita indignada” era mais um arroubo daquele que se mostrou um farsante. Contudo, a frase aplica-se com muita propriedade neste momento conturbado pelo qual passa o país.
Fernando Affonso Collor de Mello ( nasceu em 12 de agosto de 1949) é um político brasileiro que serviu como o 32º presidente do Brasil de 1990 a 1992. Renunciou em uma tentativa fracassada de impedir seu impeachment julgado pelo Senado Brasileiro. Collor foi o primeiro presidente eleito democraticamente após o fim do governo militar brasileiro. Tornou-se o presidente mais jovem da história do Brasil, assumindo o cargo aos 40 anos. Depois de renunciar à presidência, o processo de impeachment por acusações de corrupção prosseguiu. Collor foi considerado culpado pelo Senado e inabilitado para cargos eletivos por oito anos (1992-2000). Mais tarde, foi absolvido de acusações criminais comuns pelo Supremo Tribunal Federal, por falta de provas válidas. Pertencente a uma família da oligarquia política e midiática conseguiu ser eleito após sua inabilitação política.
Fonte: Wikipedia (Inglês)
Esquerda Perplexa
É provável que Collor de Mello, quando incluiu na sua frase a questão da perplexidade, não teve inspiração em nenhum filósofo. Certamente, de Musashi(1) a Khalil Gibran, muitos pensadores falam de perplexidade. Contudo, a abordagem é sobre cada pessoa e não em um conjunto, como se referiu Collor sobre a “Esquerda Perplexa“.
Perplexidade Plena
Algum tempo atrás, após voltar para seu mundo político-eleitoral, Collor declarou-se apoiador e seguidor do ex-presidente Bolsonaro.
Este tipo de declaração ainda provoca perplexidade em alguém?
Surpreendentemente, ele causou indignação em poucas pessoas e ninguém ficou perplexo, segundo a acepção da palavra.
Significado de Perplexo
adj.
1. Diz-se de quem não sabe como agir ou o que pensar; indeciso, inseguro ou vacilante; desorientado ou confuso; que está espantado ou estupefato;
2. Que tem incertezas ou possui dúvidas.
(Etimologia do latim: perplexu)
Afirmo que algumas questões muito em voga nas redes sociais não deixam ninguém perplexo, de verdade. Fico com a ideia de Musashi que tudo isso é apenas confusão mental das pessoas. Infelizmente, perdemos completamente qualquer racionalidade e as fake news comandam mentes e corações.
Desse modo, a perplexidade da esquerda ou a indignação da direita uniram-se numa confusão mental completa e viral.
Confusão mental
A confusão, que é um sinônimo aplicável à condição de perplexidade aparente em que vivemos, está chegando a níveis alarmantes.
O tema-polêmica da vez é o que e como o povo das redes sociais está se posicionando pela “lei” sobre as fake news. Chegamos ao cúmulo de ver os maiores propagadores de mentiras, com assento no Congresso, contra a lei e divulgando mentiras.
Por exemplo, um deputado do Paraná divulga que sua interpretação e versículos da Bíblia sofrerão moderação. Será que ele sabe que seus versículos e sua interpretação são mentiras? Por outro lado, políticos que se elegeram a partir de mentiras estão preocupados com as próximas eleições e seus perfis falsos.
Mixórdia das redes sociais
Como se não bastasse, a “esquerda perplexa” começa um debate defendendo quem?
A Rede Globo e demais órgãos da mídia, além das Confusão, Confusão Mental que abrigam mentirosos e sociopatas..
Leonel Brizola deve estar dando voltas e mais voltas no túmulo ao ver o posicionamento de alguns de seus eternos correligionários. Saudades mesmo é de Darcy Ribeiro que sabia separar as editorias e previra que a falta de educação e cultura era um plano de governo. Certamente, estamos perdendo a guerra e grande parte da esquerda e da direita estão confusas e mezzo-a-mezzo indignadas e perplexas.
A pizzaria não consegue nem definir os pedidos e os sabores das pizzas são indecifráveis.
Antes que me rotulem como maluco, digo que outro dia saboreei este tipo de pizza e estive, como ainda estou, no meio de muita confusão.
Prefiro parafrasear Collor de Mello, “nos meus textos deixo a esquerda perplexa e a direita mais confusa do que antes de começar a ler“.
A nossa indignação é uma mosca sem asas e não ultrapassa a janela e o roteador de nossas casas, #taoquei?
Enfim, e a patuleia continuará elegendo Collor de Mello et caterva.
(1) “Entre sem bater – Miyamoto Musashi – Perplexidade”
Imagem: Entre sem Bater – Collor de Mello – Esquerda Perplexa
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.