Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Ambrose Bierce, quando definiu um “Cristão“, certamente, mostrou a definição de todos eles, no planeta Terra.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Ambrose Bierce
É provável que o “The Devil’s Dictionary” de Bierce tenha verbetes que seriam fonte inesgotável de termos para a série “Entre sem bater“. Infelizmente, não tenho acesso, atualmente, ao original e nem a possíveis traduções para o português – em breve terei. Contudo, alguns verbetes e frases nos dão a dimensão de que Bierce era muito mais do versátil e crítico. Sua definição (de dicionário) do cara que é um cristão, beira a perfeição, atualmente nestes tempos confusos.
Ambrose Gwinnett Bierce (24 de junho de 1842 – dezembro de 1913 ou janeiro de 1914 ) foi um contista americano, jornalista, poeta e veterano da Guerra Civil Americana. Seu livro The Devil’s Dictionary foi nomeado uma das “100 maiores obras-primas da literatura americana” pela Administração do Bicentenário da Revolução Americana. Escritor prolífico e versátil, Bierce foi considerado um dos jornalistas mais influentes dos Estados Unidos e um escritor pioneiro de ficção realista. ST Joshi especula que ele pode muito bem ser o maior satírico que a América já produziu e, neste aspecto, pode ocupar o seu lugar com figuras como Juvenal, Swift e Voltaire. Suas histórias de guerra influenciaram Stephen Crane, Ernest Hemingway, e outros. Foi considerado um crítico literário influente e temido. No final de sua vida, Bierce ganhou maior respeito como fabulista e por sua poesia. Em 1913, Bierce disse que viajaria para o México, para obter experiência em primeira mão da Revolução Mexicana, ele nunca mais foi visto.
Fonte: Wikipedia (Inglês)
O Cristão
Dicionários e as palavras e termos que estão contidos nesses livros de glossários e afins, devem ter revisão e atualização constante. Desse modo, seria normal que alguém esteja, neste momento, fazendo um trabalho revisional do dicionário de Bierce. Contudo, alguns termos não precisam muito de revisão e atualização e mesmo em tempos modernos e tecnológicos, continuam atualizadíssimos.
Por exemplo, além de cristão, palavra-chave deste texto, temos uma outra definição bem interessante do mesmo autor.
Orar , v. Pedir que as leis do universo sejam anuladas em favor de um único peticionário confessadamente indigno.
Se buscarmos em alguns dicionários tradicionais, a subjetividade toma conta e beira uma certa hipocrisia, senão vejamos:
Orar , v.
verbo intransitivo
1. Discursar. 2. Falar em público. 3. Rezar.
verbo transitivo
4. Pedir, rogar.
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (2008-2023).
Enfim, tudo não passa de perspectiva ou interesse de narrativa, embora as definições de Bierce, para cristão, e para orar, sejam mais factuais.
A Hipocrisia
Em primeiro lugar, devemos destacar que a hipocrisia e cometimento de pecados não é prerrogativa de cristãos. Em segundo lugar, ainda nas prerrogativas, os pecados digitais ou originais(1), não são exclusividade de nenhum ser humano, tá até na Bíblia. Desse modo, é natural que as definições de dicionário (e a maioria das pessoas) ignorem o quanto são hipócritas (Mateus 7).
Por outro lado, entendemos que nossos pecados, sob qualquer perspectiva, se não prejudicam outras pessoas, são aceitáveis. Aqui começam os problemas dos que oram de maneira indigna e hedônica, sempre desrespeitam ou prejudicam os outros.
Debate amplo
A hipocrisia cristã(2) não é um tema recorrente de discussão em todas as religiões e sistemas de crença. Este texto abre uma ferida ao abordar a hipocrisia dos cristãos em relação às suas orações e ao mundo real.
A expressão “debate amplo” é impossível de significar alguma coisa se estiver junto da palavra cristão ou orar.
É uma verdadeira hipocrisia ou uma pitada de sarcasmo e ironia, o que não tem uma compreensão fácil para cristãos e não-cristãos.
Em suma, a situação é tão absurdamente surreal que uma simples pergunta (Você é cristão ou evangélico?) virou pé-de-briga.
Orar e pecar
Orar e pecar é uma prática fundamental no Cristianismo uma verdadeira profissão de fé do pecador cristão. Por outro lado, podemos ver como uma forma de comunicação direta com algum deus, sem despachantes. Surpreendentemente, a maioria dos cristãos acreditam que suas orações podem influenciar eventos e resultados no mundo real. No entanto, surge uma hipocrisia quando as ações cotidianas desses crentes não condizem com o que eles pedem em suas preces.
Por exemplo, um cristão pode orar fervorosamente pela paz no mundo, pedindo ao seu deus para acabar com a violência e o sofrimento. No entanto, essa mesma pessoa pode apoiar políticas belicosas, promover a discriminação ou perpetuar a desigualdade. Os últimos tempos, no Brasil, deram claramente a “real” destes cristãos, fazem “arminha” e pedem a um deus para protegê-los.
Essa contradição entre as palavras e as ações revela uma hipocrisia flagrante que está sendo “normal” para todos os “irmãos”.
Moral
A hipocrisia também tem relação com questões morais, éticas, nas relações familiares e, principalmente, nos ambientes digitais.
Muitos cristãos oram para que Deus os ajude a vencer pecados, como a mentira, a luxúria ou a ganância. No entanto, não fazem um esforço real para mudar o seu comportamento ou reconhecer as suas próprias fraquezas.
Por isso levanta-se uma questão: como podem esperar que suas orações tenham impacto se não agem de acordo com princípios religiosos?
Como se não bastasse, a hipocrisia e imoralidades se manifestam na forma como alguns cristãos julgam e condenam os outros. E nem adianta arguir seus livros sagrados; muitos crentes ignoram, de forma seletiva, alguns ensinamentos.
Desta forma, a maioria dos cristãos emitem julgamentos duros e intolerantes sobre aqueles que têm estilos de vida diferentes. Desrespeitam qualquer religião que não seja a sua, mas praticam muitos crimes, naturalmente. Já escrevi, por exemplo, sobre a pastora assassina(3), pederasta, incestuosa e cristã que encantou muita gente com sua voz. E os evangélicos viraram as costas para ela, se cuidem pois ela vai voltar, ou está pregando na cadeia.
Com certeza, não encontraremos nenhum cristão-evangélico que enfrente um debate sobre esta cristã de Deus.
Mensagens de Amor
A hipocrisia ganhou as redes sociais e os cristãos são campeões. Conheço, e não é de “ouvi falar”, cristãos que enviam mensagens ao menos três vezes ao dia, fazendo uma espécie de proselitismo religioso estúpido. Pregam amor, paz, perdão, mas estão atrás de revanche e vingança.
A hipocrisia nas orações dos cristãos em relação ao mundo real representa um desafio para a integridade da fé religiosa. Até as preces, orações, mensagens de amor, de compaixão e perdão do Cristianismo vulgarizaram-se. Qualquer pecador ou falso cristão chama as pessoas para agradecerem aos deuses por ganharem num jogo de azar ou por ver seus adversários morrerem.
A insensibilidade das redes sociais e a ganância não encontraram adversário em nenhum cristão e nas suas orações.
Bierce definiu, mais de cem anos atrás, com uma perfeição e premonição impressionantes.
“Cristão é alguém que acredita que o Novo Testamento é um livro divinamente inspirado, admiravelmente adequado às necessidades espirituais do próximo. Alguém que segue os ensinamentos de Cristo, desde que não sejam inconsistentes com uma vida de pecado.”
Infelizmente, os cristãos nunca farão uma reflexão sobre suas próprias ações, e muito menos conseguirão chegar até este ponto do texto. Desse modo, esperar que eles busquem viver de acordo com os princípios, que sejam menos hedônicos, é uma utopia, nem com muita oração.
Em suma, palavras e ações na busca de um mundo real melhor, não se dá através das preces (podem existir), mas ações concretas são essenciais. Faça o que você coloca em suas orações, para você mesmo e para seu próximo, desígnios divinos não são muletas.
(1) “Pecados – As origens e o mundo digital”
(2) “A hipocrisia cristã e as redes sociais”
(3) “Flordelis não é uma flor que se cheire”
Imagem: Entre sem bater – Ambrose Bierce – O Cristão
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.